Livros de presente: sempre uma ótima opção para crianças

Lembro perfeitamente de uma coleção de livros infantis que eu tinha quando criança. Aliás, eu ficava esperando pelas datas comemorativas (Natal, Páscoa, Dia das crianças) para ganhar meus livros de presente.

E assim fui completando essa linda coleção. Eram as estórias clássicas da literatura infantil: O Patinho feio, João e Maria, Chapeuzinho vermelho, etc. Em encadernações grandes, com uma capa linda toda colorida e as ilustrações internas igualmente lindas, mas nas cores azul, cinza e amarelo.

Uma recordação muito doce da minha infância é justamente a “hora da leitura”. Aquele momento aconchegante em que meu pai ou minha mãe deitava comigo na minha cama e lia uma dessas estórias antes de eu dormir.

Não, eu nunca dormia antes da estória acabar – imagina se eu ia perder justamente o final! Mas essa lembrança ainda aquece meu coração e serve de incentivo para minhas escolhas agora, como mãe.

Agora, meu filho também tem sua “hora da leitura” – com a diferença de que tudo acontece na minha cama (e não na dele), mas isso é tema para um outro texto. Nosso combinado é que ele pode escolher duas estórias e eu leio para ele, antes de dormir.

Sim, ele também não dorme antes das estórias terminarem. E muitas vezes pede que eu repita a leitura ou ele dá sua própria versão de leitura dos livros. Contei sobre como o gosto pela leitura também melhora com o tempo em outro post.

livros de presente para crianças

É incrível como o hábito realmente incorpora certas atitudes ao nosso cotidiano.

Por exemplo, quando o filhote vai dormir na casa dos avós, também pede para ouvir estórias antes de dormir. Quando chegamos cansados de alguma festa e ele dorme no carro, lembra, no dia seguinte, que não teve leitura.

Outra coisa: é bem comum escolhermos livros de presente para outras crianças.

Digo nós porque o Vinicius me ajuda nessa escolha. Frequentemente vamos a alguma feira de livros para escolher livros de presente de aniversário ou Natal para as crianças da família.

E nessas ocasiões, o pequeno sempre acaba pedindo mais algum exemplar para aumentar sua biblioteca. E sempre ganha, claro! Porque nunca vou negar um pedido de livros de presente!

 

Ah! Vou aproveitar o tema de hoje para divulgar um projeto que eu adoro: “Leia para uma criança” – #issomudaomundo. Todo ano, o Itaú Criança distribui GRATUITAMENTE uma coleção de livros para quem se cadastrar no site.

Nós recebemos os do ano passado e desse ano também. São livros lindos e de ótima qualidade! Tanto eu quanto o Vinicius adoramos e eles sempre entram para a lista dos mais pedidos aqui em casa.

Vale a lembrança de que não estou ganhando nada por essa indicação, mas percebo que muitas pessoas ainda não conhecem esse projeto. E coisa boa merece ser compartilhada, certo?

 

E por aí? Vocês também tem a hora da leitura? Costumam dar livros de presente para crianças?

livros de presente pinterest

1 comentário em “Livros de presente: sempre uma ótima opção para crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *