Fazer um álbum de fotos Disney é uma tentativa de eternizar uma viagem super incrível. Não sei como é para vocês, mas para mim, depois de uma viagem especial, é obrigatório fazer um registro dos bons momentos vividos.

Nem sempre se pode confiar na memória. Fotografar uma viagem em família é fundamental para termos essas recordações bem guardadas. E não basta deixar as fotos no celular ou no computador! Para valorizar essas recordações, é preciso imprimir as fotos e montar um álbum.

fotografias dos brinquedos do álbum de fotos disney

Um álbum de fotos simples já cumpre esse papel, mas um scrapbook de viagem é ainda melhor! Isso porque num scrapbook podemos enriquecer as imagens (fotos) com histórias (journaling) e memoriabília (tickts, ingressos, etiquetas, cartões, guardanapos, etc).

Meu álbum de fotos Disney é, na verdade, um scrapbook da viagem que fizemos em família para Orlando, em agosto/setembro de 2018. A viagem englobou os 4 parques da Disney (Magic Kingdom, Epcot, Animal Kingdom e Hollywood Studios), os 3 parques da Universal (Universal Studios, Island of Adventure e Volcano Bay), passeios pela cidade e os restaurantes que visitamos.

Já mostrei por aqui meu outro scrapbook Disney.

É muita coisa para colocar num álbum de fotografias e sei que muita gente se perde nesse processo. Por isso, resolvi mostrar por aqui algumas ideias de como fazer um scrapbook de viagem a partir do meu álbum de fotos Disney.

 

Página por página do álbum de fotos Disney 2018

Fiz um vídeo mostrando cada página desse álbum especial. Para vocês terem uma noção do projeto completo, vale assistir ao vídeo:

Depois de assistir ao vídeo, basta continuar lendo esse post para saber as minhas dicas de como fazer um scrapbook de viagem bem bacana aí na tua casa. Claro que as ideias aqui não precisam ser apenas para um álbum Disney. Elas se aplicam a qualquer projeto de álbum de viagem!

 

Duas páginas do meu álbum de fotos Disney

Álbum de fotos Disney: como fazer um scrapbook de viagem

Penso que ter um pouquinho de organização ajuda bastante na hora de montar um álbum de memórias. Seguir alguns passos simples facilita bastante para quem quer fazer um scrapbook de viagem.

Já contei por aqui como eu organizo minhas fotos.

 

Como fazer um scrapbook Disney:

  1. Escolha a base do álbum
  2. Defina alguns blocos/módulos para o scrapbook
  3. Separe as fotos e memórias de acordo com os blocos
  4. Decore e harmonize o álbum de fotos Disney

 

destaques de partes do álbum de fotos disney

A base do álbum de fotografias Disney

Eu escolhi um álbum tipo fichário, daqueles em que é possível abrir a ferragem e trocar as páginas de lugar. Isso dá uma liberdade maior na hora de montar o álbum. Além disso, nesse tipo de álbum há bastante espaço para páginas – e meus scrapbooks costumam ser bem recheados.

Misturei páginas com plástico para fotos e páginas com base de papel de scrapbook. Incluí páginas de diferentes tamanhos no álbum de recordações Disney. Destaquei algumas fotografias, escrevi sobre passagens determinadas, criei páginas com abas e bolsos.

abas e bolsos do álbum de fotos disney

Tudo isso da movimento para o scrapbook de viagem e o torna ainda mais interessante. Junto com as fotografias, as memórias são afloradas com essa diversidade de leiautes. São pequenas surpresas a cada página!

 

capas do álbum de fotos disney

capas dos parques dentro do álbum de fotos Disney

Blocos dentro do scrapbook Disney

Gosto de pensar no projeto do scrapbook de viagem separado em blocos ou módulos. Pode ser uma divisão por países/cidades visitados, pode ser uma separação por dias de viagem. Depende sempre do que melhor funciona para cada projeto.

Para esse álbum de fotos Disney, eu separei blocos por parques. Assim, fiz um bloco para o Magic Kingdom, outro para o Epcot, outro para o Universal Studios e assim por diante. Também separei módulos para os hotéis/restaurantes que visitamos.

Para cada bloco dentro do scrapbook Disney fiz uma capa. Essa capa é na verdade é uma página de scrapbook para marcar a divisão entre os blocos. Depois da capa, vêm as páginas com as fotos decoradas.

Penso que assim o álbum fica mais organizado. Essa divisão também ajuda na hora de separar as fotografias da viagem e selecionar quais vão para o álbum.

 

imagens de memoriabília do álbum de fotos disney

páginas do álbum de fotos disney

Como separar fotos e memórias para o scrapbook de viagem

A parte de selecionar as fotografias que vão compor o álbum de fotos Disney é realmente difícil. Uma viagem assim traz MUITAS fotos na bagagem – e todas parecem especiais! É quase doloroso descartar alguma!

Eu costumo fazer assim: durante a viagem, já vou deletando as fotos que ficaram borradas, desfocadas, com pessoas desconhecidas muito aparentes. Quando volto de viagem, faço uma pasta para imprimir as fotografias de que eu realmente gostei ou que registram um momento especial.

detalhe de uma página do álbum de fotos disney

Na hora de montar o álbum, descarto as fotos que registram um mesmo momento. Regra geral, seleciono apenas uma ou duas de um mesmo momento. A não ser que o tal registro tenha uma sequência de que quero lembrar. Aí vale ter uma sequência de fotos.

Também gosto de incluir pequenas lembranças como ingressos, etiquetas, bottons e coisinhas assim que trago das viagens. No mundo do scrapbook, isso se chama memoriabília.

 

muitas fotografias numa mesma página do álbum de fotos disney

fotos em sequência do álbum de fotos disney

Como decorar um álbum de fotos Disney

A parte mais divertida (e até terapêutica) de um scrapbook de viagem, para mim, é continuar curtindo a viagem por meio do álbum. É uma delícia ficar brincando de recortar e colar fotografias e decorar as páginas de um álbum de fotos Disney.

Há projetos que pedem uma forma mais padronizada: páginas do mesmo tamanho e mesma base de fundo. Para esse álbum de fotos Disney eu escolhi algo bem mais divertido: páginas de tamanhos diferentes, leiautes variados, muitas cores.

Variei entre páginas com muitas fotos e páginas com uma foto só (e até páginas sem fotos!). Misturei bastante fotos na horizontal, na vertical, quadradas, e até em círculo. Há fotos maiores e menores, fotos com legenda e com histórias, páginas com base em papel e em plástico.

páginas de personagens no álbum de fotos disney

mais personagens no álbum de fotos disney

É bacana destacar os momentos mais especiais da viagem. Aquele encontro com o personagem preferido, a família toda reunida numa foto, aquela refeição deliciosa. Também gosto de deixar um envelope dentro do álbum para guardar pequenas lembranças da viagem.

Penso que um álbum de fotos Disney merece ser bem divertido! E foi isso que tentei passar nesse projeto de scrapbook de viagem em família.

 

página de destaque do meu álbum de fotos disney

Agora conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se tens por aí um álbum de fotos Disney também. Já fizesse algum scrapbook de viagem? Tens uma organização para isso? Vamos conversar!

detalhes de uma página do álbum de fotos disney