Dia dos Pais chegando e lá estava eu no Pinterest procurando inspiração para fazer um cartão (como sempre faço alguns dias antes de uma data comemorativa). Queria um Cartão Dia dos Pais especial.

A novidade foi que eu não encontrei um Cartão Dia dos Pais exatamente como gostaria. Achei muita camisa, gravata e bigode, mas esses elementos não representam nem meu pai, nem o pai do meu filho. Eu queria algo diferente.

E foi aí que resolvi arriscar e fazer algo que nunca tinha feito antes: criar um Cartão Dia dos Pais do nada! (tá bom, tá bom, eu até já fiz alguns cartões do zero antes, mas não gostei muito de nenhum deles)

Pois esse cartão Dia dos Pais que eu criei, eu simplesmente adorei!

Misturei fotos e papel de scrap, personalizando para cada presenteado.

Ah, sim! Já aproveitei que amei o resultado e fiz logo 3 cartões: um para o meu pai, um para o meu sogro e um para o meu marido.

Utilizei a mesma ideia nos 3: letras recortadas de fotos, mas deixei cada um com um jeitinho diferente, dependendo de qual “pai” seria presenteado.

Modéstia à parte, gostei tanto do resultado que resolvi fazer um DIY (Do It Yourself – faça você mesmo) com um passo a passo detalhado e facilzinho para vocês se inspirarem e fazerem por aí também!

Então, vamos lá!

Material Cartão Dia dos Pais:

  • papel para a base (usei papel A4 branco de gramatura 180)
  • papéis coloridos de scrap (opcional)
  • fotos do pai com o filho (ou avô com o neto)
  • molde de letras (usei um alfabeto pronto que eu tinha em casa, mas dá para imprimir da internet)
  • cola de scrapbooking (acid free)
  • régua, tesoura, caneta gel preta

Passos:

material para o cartao

1- Preparar a base do cartão

Para a base dos cartões, eu uso uma folha A4 cortada ao meio e vincada e dobrada novamente ao meio. Ou seja, uma folha A4 dá para fazer 2 cartões e cada cartão fica com o tamanho aproximado de 10,5 x 15 cm.

Vocês podem escolher se querem o cartão no formato retrato (vertical) ou paisagem (horizontal). Eu fiz 2 em pé e 1 deitado 😉

A posição do cartão vai depender da foto que será utilizada como fundo para recortar as letras. Se a foto for vertical, o cartão também será. Deu para entender?

passo a passo do cartão

2- Desenhar as letras sobre as fotos e recortar

Para isso, basta ter um molde das letras que vocês quiserem usar e riscar com uma lapiseira sobre a foto.

O molde pode ser algum alfabeto que já tenham em casa (EVA, chipboard, thickers, carimbo de silicone, acetato) ou procurar algum na internet, imprimir e recortar. É bem fácil achar esses moldes na internet, é só procurar no Google.

foto recortada

Eu usei um alfabeto de acetato que tinha em casa. Foi bom porque o acetato permite ver a foto por baixo e pude posicionar as letras de forma que aparecesse bem os rostos nos recortes.

Como optei por fazer o cartão para o filhote entregar para o pai e para os avôs, recortei as frases “amo meu pai” e “amo meu avô”.

cartao-dia-dos-pais-04

3- Colar as letras sobre a base do cartão e contorná-las com caneta preta

É importante lembrar que estamos trabalhando com fotografia. Por conta disso, o ideal é utilizar material livre de ácido (acid free) para não reagir com as fotos.

Na papelaria, é só pedir por papel, cola e caneta sem ácido (acid free) ou de scrapbooking. Costuma ser fácil de achar. Dica: canetas gel geralmente são acid free.

letras com contorno

É claro que dá para usar material comum (sem se preocupar com a acidez), mas aí já é bom saber que futuramente o ácido vai reagir com a foto, manchando e/ou amarelando seu cartão. Se isso não for um problema para vocês ou para o presenteado, podem fazer com cola branca mesmo!

Fazer um contorno com caneta preta é um detalhe super importante! Dá todo um destaque para as letras – reparem nas fotos acima a diferença sem e com o contorno.

3 exemplos de cartão dia dos pais

4- Decorar ou não o fundo do cartão (opcional)

Quem acompanha os posts de scarp por aqui sabe que meu estilo é bem clean. Eu gosto de fazer scrap simples, dando ênfase para a foto e sem muitos enfeites.

Pois bem, isso também se aplica aos meus cartões! Tanto que o meu preferido entre esses 3 foi o do meu príncipe: apenas colei a frase sobre o fundo branco.

modelo para avô

Para o cartão do vovô Pombo, usei um papel de scrap de bolinhas coloridas para o fundo da frase. Achei que o papel combinou perfeitamente com as cores da foto.

Por falar em foto, como essa foto era horizontal, não coube a palavra “meu” no mesmo tamanho que as outras. Usei alfabeto adesivo para isso (e para o acento do avô).

outro modelo para vovô

Para o cartão do vovô Rau, fiz uma colagem de papéis de scrap para compor o fundo da frase. Achei que ficou bem harmonioso – o que vocês acharam?

Percebam que como a foto que utilizei era vertical, consegui escrever a frase toda “amo meu avô”. Usei a caneta preta para fazer o acento circunflexo.

Cartão Dia dos Pais – 3 modelos

Ah! Fiz um board (quadro) no Pinterest com mais ideias para o Dia dos Pais! Deem uma olhada lá para ver mais inspirações!

E aí? O que vocês acharam da minha criação? Tô ansiosa para saber a opinião de vocês! Qual dos 3 foi o preferido de vocês?

Lembrando que qualquer dúvida que tenha ficado sobre o passa a passo é só perguntar aqui nos comentários ou nas redes sociais do blog que eu sempre respondo tudinho!

E quem fizer algum desses cartões me marca na foto (ou me manda por e-mail) que vou amar ver uma ideia minha nos projetos de vocês por aí!

resultado final

O Dia dos Pais é semana que vem! Não tem desculpa para não entregar carinho em forma de Cartão Dia dos Pais, né? Ah! Vale dar um abraço também! 😉