Não é de hoje que eu falo da importância da organização no dia a dia das nossas vidas. Muito menos o assunto ORGANIZAÇÃO INFANTIL é novidade por aqui. Acho realmente fundamental que a habilidade da organização seja abordada, ensinada e aprendida desde a infância. Por isso achei bacana fazer uma lista sobre a organização infantil por idade.

Vira e mexe, nas conversas com as amigas, nos grupos de mães, nas mensagens em aplicativos e redes sociais, vem à tona a questão: o que meu filho já pode fazer com tal idade? Que tipo de atividade já posso deixar o pequeno responsável?

Como me considero sim uma estudiosa da área de organização pessoal e tenho um filho pequeno, me empolguei para escrever sobre o assunto. Este espaço existe exatamente para trocarmos experiências! Então, vou contar como temos vivido essa organização infantil aqui em casa. Depois me contas se é parecido com o que acontece na tua, combinado?

crianças ajudando a mãe a limpar a casa como exemplo de organização infantil por idade

ORGANIZAÇÃO INFANTIL por IDADE

Crianças pequenas, especialmente, aprendem muito pelo exemplo e a partir de coisas concretas. Esse entendimento é fundamental. Portanto, seja exemplo para o teu filho! Dê oportunidades para que ele desenvolva o hábito da organização de forma concreta e gradativa.

Acredito que a organização do ambiente seja um bom ponto de partida. Aqui em casa nós acreditamos que todos que moram na casa precisam dar a sua contribuição para a organização e limpeza do espaço físico em que habitamos.

É claro que as responsabilidades precisam estar de acordo com a capacidade de execução de cada morador. Mas, independentemente da idade ou do gênero, cada um deve contribuir de alguma forma.

banho de criança como exemplo de organização infantil por idade
Organização infantil vai além dos brinquedos

Organização Infantil por idade: De 0 a 2 anos

Essa é a fase considerada “bebê”. O bebê não possui uma compreensão muito além do seu próprio umbigo. Nessa fase, o interessante é fazer tudo virar uma brincadeira. Depois de espalhar e brincar com seus brinquedos, pode-se falar para o pequeno que é hora de guardar.

O ideal é ter poucos itens à disposição do bebê. Isso facilita não apenas no momento de guardar, mas a própria organização mental da criança. Ela pode entregar os objetos para que o adulto guarde ou ela mesma pode guardar os itens em caixas, cestos, baús ou gavetas.

Mesmo que o pequeno não realize a atividade de arrumar os brinquedos, é importante que ele veja essa movimentação do adulto ao finalizar a brincadeira. Não precisa se estressar se a criança não ajudar. O exemplo e a repetição vão ficar de aprendizado.

Indo além da brincadeira, a hora do banho também é uma ótima oportunidade para aprender a ser organizado. Já fiz um texto falando especificamente de dicas de organização para a hora do banho. Vale conferir!

Conceitos de sustentabilidade podem permear a organização infantil

De 2 a 4 anos

Nesta fase de sua vidinha, a criança já é capaz de pegar, usar e guardar. Os pais são fundamentais para que esses passos se tornem um hábito, orientando e, novamente, sendo exemplo. O lúdico ainda é o melhor caminho. Ter uma música para marcar cada momento, por exemplo, é divertido e ajuda no aprendizado.

As crianças nessa fase adoram perceber que conseguem fazer coisas sozinhas. É um incentivo à autonomia e autoestima deixar que elas tomem o tempo necessário para isso. Além disso, proporcionar esse aprendizado de organização auxilia no aprendizado de conceitos como responsabilidade e cuidados com seus pertences.

Há várias atividades domésticas que já são possíveis nessa idade: colocar a roupa suja no cesto de roupas sujas, pendurar e recolher algumas roupas no varal, auxiliar alguns preparos na cozinha, separar o lixo reciclável. Nas primeiras vezes, os pais podem demonstrar e explicar como fazer. Acompanhar algumas vezes a criança, auxiliando no que for preciso. Quando a habilidade já tiver sido aprendida, deixar o pequeno executar sozinho.

Conceitos como sustentabilidade, consumo consciente, entre outros são perfeitos para permearem a organização da criança! Escrevi um texto com 7 dicas de sustentabilidade no cuidado infantil que pode auxiliar nesse aspecto.

Filhos organizados precisam da ajuda de pais organizados!

De 5 a 7 anos

Nessa faixa etária conceitos de bagunça e organização já devem estar bem claros para os pequenos. Eles já sabem que a vida é mais fácil quando conseguimos manter as coisas arrumadas. É importante incluí-los na construção da rotina e dar opções, dentro do que os pais considerem oportuno.

Além disso, é válido lembrar que cada criança vai realizar as atividades dentro das suas possibilidades e do seu tempo. É OK definir os itens pelos quais ela é responsável, mas precisamos dar tempo e espaço para que ela os realize do seu jeito.

Organizar seus materiais e arrumar a mochila, ajudar na escolha e preparo da lancheira, cuidar da sua roupa (trocar, escolher o que usar, guardar o que estiver limpo e colocar no cesto o que estiver sujo) e calçados são exemplos de atividades possíveis nessa fase. Regar as plantas, pôr a mesa para as refeições, tirar os pratos e copos da mesa (não somente o dela) e auxiliar na cozinha são tarefas que podem ser incluídas também.

Muitas vezes os pequenos precisam ser lembrados das suas responsabilidades – e está tudo bem, faz parte do papel de pais. Algumas vezes precisarão de orientação para melhorar seu desempenho. Tudo isso faz parte do processo de aprendizagem.

Ambiente organizado, rotina estruturada e uma agenda/calendário/planner infantil são itens super importantes para mim! Aliás, falei detalhadamente sobre essa tríade essencial para ter um filho organizado nesse texto aqui.

O Método Montessori pode ajudar na organização infantil

A partir dos 8 anos

Daqui para frente é dar continuidade ao trabalho de formiguinha: um pouquinho por dia, todos os dias. É assim que entendemos a organização e a limpeza da casa por aqui. A criança faz parte dos moradores e, como tal, precisa entrar na dança da organização doméstica.

Lembrá-las das suas responsabilidades, ajudá-la na execução de algumas e elogiá-la na aquisição de novas conquistas pode ser cansativo, mas está sim incluído no pacote “ser mãe/pai”! Conversar com os pequenos sobre a rotina da casa e incluí-los na escolha da distribuição de tarefas ajuda no comprometimento. Provavelmente é mais fácil quando as tarefas podem ser iniciadas e finalizadas pela própria criança.

Quando as coisas têm um lugar pré-definido é mais fácil para todos fazer com elas voltem para o seu devido lugar. Etiquetas podem ajudar muito no dia a dia. Desenvolver o hábito do tirou/guardou e sujou/limpou também facilita o dia a dia.

Por aqui gostamos muito do Método Montessori, que tem como princípios o ambiente preparado, o adulto ajudando a criança a fazer sozinha e aprender pelo exemplo. Acho que esse texto sobre Montessori em casa é um bom complemento para o que estamos tratando aqui.

organização infantil por idade da Paula Tofanelli

Organização Infantil em cada idade

Encontrei essa tabela da Personal Organizer Paula Tofanelli na internet e achei perfeita para ilustrar esse post. Além disso, achei válido compartilhar as dicas abaixo. São dicas mais gerais, mas que se fazem todo o sentido no contexto dessa conversa aqui.

Não refaça o trabalho que seu filho executou

Mais importante do que fazer a tarefa com a perfeição do adulto, é simplesmente fazê-la. Quando sua criança fizer uma tarefa, evite refazê-la para melhorar a qualidade (do contrário poderá desestimular o pequeno, deixando o recado – mesmo sem querer – de que o que ele faz não é suficientemente bom). Lembre que a prática leva à perfeição. A partir do momento que os pais não refazem, a ideia sobre “arrumar a cama”, por exemplo, é reforçada na mente da criança. O conhecimento adquirido sobre esta tarefa é o suficiente para o momento. Essa lógica vale para qualquer tarefa.

Mesmo que tenha babá ou funcionária do lar, dê tarefas para seu filho fazer!

Dessa forma, criamos a oportunidade das crianças desenvolverem autonomia e responsabilidade com as próprias coisas. Mesmo que sua funcionária tenha ótimas habilidades para cuidar da casa, sua criança pode ser responsável por manter algumas coisas em ordem.

Agora me conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se essa conversa toda de organização infantil por idade faz sentido para o contexto da tua casa. Se ficou alguma dúvida pode perguntar que eu respondo tudinho! E vamos trocar experiências que é assim que uma pode ajudar a outra!