A maioria das pessoas tem 30 dias de férias por ano, certo? E aí que a gente tem que trabalhar o resto do ano sem esse tempinho para o lazer, sem poder descansar direito. Não é assim? Não, não precisa ser assim! A gente pode sim trazer momentinhos de férias para o trabalho.

Muitas pessoas reclamam de precisar levar trabalho para as férias. Eu proponho exatamente o contrário: que tal trazer férias para o trabalho? Sim, é possível, dá certo e vou te dar alguns exemplos de como fazer isso nesse texto.

Eu costumava chamar essa ideia de “modo verão”. Porque para mim as grandes férias acontecem no Verão. É a época em que a gente vai para a praia, curte uma piscina, descansa enfim. Essa sensação é um estado mental específico, entendem?

imagem de um homem trabalhando e brincando com o cachorro
É possível trabalhar e brincar com o cachorro

Modo Verão: férias X trabalho

Eu chamo de Modo Verão quando já voltei a trabalhar, mas ainda consigo sentir esse clima, esse estado mental mais descontraído. São dias de trabalho normais, mas ainda consigo colocar o pé na areia, gosto de comer mais frutas, saborear sucos da estação.

Foi durante o curso da Thaís Godinho, o Método Vida Organizada, que eu me deparei com um conceito que eu acho que tem tudo a ver com o que chamo de modo verão. Ela chama de “Trazer as férias para o trabalho”.

Como a gente não precisa fazer isso apenas no Verão, acredito que o termo utilizado pela Thaís seja mesmo mais apropriado. Porque a gente não só pode, como deve, tirar alguns minutinhos do nosso dia a dia para fazer algo mais leve, dar uma respirada e equilibrar a nossa rotina de trabalho.

imagem de uma mulher com o notebook na beira da piscina
Trabalhar com uma vista dessas é bem melhor

Por que trazer momentos de férias para o dia de trabalho

Ano passado li um livro chamado “Trabalhe 4 horas por semana”, do Timothy Ferriss, em que o autor fala que uma geração anterior à atual acreditava que deveria trabalhar muito por anos para merecer uma aposentadoria no final da vida. Seria o tal do descanso merecido depois de anos de trabalho.

Por outro lado, diz o autor que a geração de agora entende que podemos ter mini aposentadorias. Não seria, então, necessário trabalhar esse tempão todo para só depois merecer um repouso. Podemos trabalhar um pouco e descansar um pouco. Trabalhar outro pouco e descansar mais um pouco.

Percebo que o tal conceito de “trazer as férias para o trabalho” tem muito a ver com isso. Com essa busca pelo equilíbrio entre trabalho e descanso, atividade e repouso.

imagem de um homem trabalhando feliz, exemplo de férias para o trabalho

Como equilibrar trabalho e descanso?

Já mencionei algumas vezes por aqui que meu objetivo com a organização não é que ela seja seu próprio fim. Não busco a organização para ser a chata da organização. Mas sim para que ela me traga uma vida mais leve, mais simples, mais prática.

É nesse contexto que trago essa reflexão sobre o conceito de férias no trabalho. Vou dar alguns exemplos de como eu acredito que podemos colocar esse conceito em prática. Vê se eles são aplicáveis à tua vida!

Gosto de fazer uma corridinha matinal como atividade física diária. Quando estou no meu “modo verão”, procuro levar essa minha corrida para a areia da praia. Pode ser que prefiras fazer exercício físico no fim do dia ou que não tenhas uma praia por perto. Mas só o fato de colocar os pés em contato com a terra ou com a água, já recarrega as energias e me prepara para mas uma parte do dia.

Uma adaptação desse clima de verão poderia ser levar o notebook para a beira da piscina e responder os e-mails do dia com essa paisagem diferente, por exemplo. Ou talvez possas levar tua mesa de trabalho para perto de uma janela onde possas olhar para o verde de fora. Observar a natureza e a vida que acontece do lado de fora do prédio já traz uma leveza para o dia a dia.

imagem de uma mulher trabalhando feliz, exemplo de férias para o trabalho

Mais ideias para trazer as férias para o trabalho

A gente também pode aproveitar para inserir pequenas atividades de alegria e prazer na rotina. Que tal um sorvete bem no meio da semana? Se preferir algo com menos açúcar, podes fazer uma linda e colorida salada para janta. Quem sabe uma vitamina de frutas ou um suco verde para o café da manhã?

Talvez no fim do expediente possas fazer uma meditação com um sonzinho de água no fundo. O celular pode ajudar a criar uma atmosfera com sons de pássaros ou sons de natureza, por exemplo.

Essas são apenas algumas sugestões de momentos de leveza que podemos colocar em prática já. Mas pensa aí de que forma podes trazer esse conceito de férias no trabalho para o teu contexto, para o teu dia a dia.

Um dos pilares da organização é justamente a personalização. Só faz sentido implementar uma técnica de organização ou produtividade se ela for adaptável ao teu contexto. Então pega essa ideia e vê como podes aplicá-la no teu dia a dia.

Outro pilar da organização é o autoconhecimento. Então tudo vai depender, também, do que é relaxar para ti. Como tu podes dar uma quebrada na rotina de trabalho? O que te faz respirar e renovar as energias para prosseguir até o final do dia?

Como tu podes deixar tua vida mais leve?

Trabalho é sim importante, mas é apenas uma das áreas da vida que temos que dar atenção. Para equilibrar melhor essas áreas, uma ideia é praticar esse “modo Verão”, aplicar essa ideia de trazer as férias para o trabalho.

Se isso tudo faz sentido para ti, comenta aqui embaixo (ou no Instagram ou no Facebook) para eu saber, por favor? Vamos aproveitar e trocar ideias de como aplicar esse conceito nas nossas vidas!