Trocando figurinhas no Instagram sobre possíveis temas para poemas, algumas pessoas me sugeriram muitos incríveis. Anotei todas as ideias compartilhadas comigo para escrever, na medida do possível. Pois aqui está o primeiro resultado dessa interação tão bacana: minha POESIA sobre RESILIÊNCIA.

Esse tema, em especial, foi sugerido pela Hettienne Schulze, uma querida amiga, cozinheira de mão cheia e que sabe aplicar o tal conceito na prática muito bem. Aliás, falando em conceito, acho uma boa ideia deixá-lo aqui:

Resiliência – substantivo feminino

  1. FÍSICA: propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
  2. FIGURADO (SENTIDO) • FIGURADAMENTE: capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Definições de Oxford Languages

Buscar as definições e ler sobre o assunto que estou pesquisando fazem parte do meu processo criativo de escrita. Aliás, quem se interessar por esse processo criativo, tem um texto aqui no blog em que falo mais sobre ele.

É interessante observar como o tema vai entrando na minha mente e na minha vida. Não acredito em coincidências, mas o fato é que a tal resiliência foi aparecendo em diversos lugares no meu dia a dia.

imagem com o conceito de resiliência
Conceito de resiliência

Resiliência frases e afirmações

Nos finais de semana, gosto de praticar yoga em casa. E não é que na minha prática de yoga também apareceu o tema da poesia de hoje?

Acompanho os vídeos do canal da Raissa Zoccal, o Yoga Mudra, e uma das milhares de práticas maravilhosas e gratuitas que ela propõe é sobre resiliência. A Raissa, inclusive, escreveu um texto com afirmações resilientes e frases para meditação.

Essas frases de resiliência também fizeram parte das minhas reflexões no processo criativo da poesia abaixo. Por esse motivo, achei válido compartilhar por aqui também:

“Acredito na minha capacidade de criar a minha realidade. Sou resiliente. Me renovo e me fortaleço a cada desafio. Me sinto melhor a cada dia. A cura se manifesta no meu corpo todos os dias. Sou grato pelas dificuldades e desafios que me permitem evoluir e despertar o pleno potencial do meu ser. Tenho capacidade de me reinventar, inovar e criar, a cada novo ciclo que se manifesta na minha vida. Do espaço vazio, posso construir tudo de novo. Me renovo, assim como a natureza em suas estações. Sou fonte da energia criativa que manifesta qualquer solução. Diante de um problema, crio uma solução.”

imagem com o Meu conceito de resiliência
Meu conceito de resiliência

Poesia sobre Resiliência

Foi pensando nisso tudo, em como enfrentamos as adversidades da vida, as mudanças que encontramos pelo caminho, que nasceu esse poema sobre resiliência.

Essa flexibilidade e capacidade de se adaptar me levou a algumas imagens. A água, que se molda a qualquer espaço em que seja colocada. O bambu, que balança com o vento forte, mas não quebra por ter raízes profundas. A dança, que nos coloca em movimento no ritmo da música.

Todas me parecem boas ilustrações de como ser resiliente. A paciência me veio como uma doa dupla para a resiliência. Não no sentido de passividade. Muito pelo contrário, me parece que paciência e resiliência podemos nos colocar ativamente nos processos de mudança da vida.

E aí, resiliência, para mim, ficou algo como a atualização consciente de quem se é. Olha só como ficou a poesia:

RESILIÊNCIA

O que esperar quando
uma adversidade acontece?
O que fazer quando
a realidade conhecida perece?

Uma opção
(não a única solução)
é adaptar-se à nova situação,
ajustar o foco da visão.

Porque dançar
conforme a música que está a tocar
não é simplesmente
“deixar a vida me levar”.

É estar em movimento
– como a água reage ao vento –
Perceber-se e permitir-se balançar,
e até mesmo mudar – para não quebrar.

Ser paciente e resiliente,
não ser levado pela maré,
mas ativa e consciente
na atualização de quem se é.

Talita
11/02/2022
10:37
Como é bom escrever poesia!

Resiliência – frases compartilháveis

Como sou uma incentivadora da corrente do bem e adoro a ideia de espalhar amor e carinho em forma de versos, preparei algumas frases de resiliência para serem compartilhadas. Que tal participar dessa corrente?

Podem salvar e compartilhar os cards à vontade! Só peço que não alterem as imagens e sempre mencionem a autoria. Se puderem divulgar o blog e esse post aqui, agradeço!

O que esperar quando uma adversidade acontece
O que esperar quando uma adversidade acontece?
O que fazer quando a realidade conhecida perece?
O que fazer quando a realidade conhecida perece?
Adaptar-se à nova situação
frase de resiliência
Dançar com a música que está a tocar
poesia sobre resiliência
Permitir-se balançar para não quebrar
poema sobre resiliência
Ser paciente e resiliente