Tem mãe de primeira viagem por aí? Antes de mais nada, parabéns! Gerar uma vida dentro de si é sim um super poder! Há alguns desafios nessa jornada, mas o caminho é lindo e, como eu gosto de repetir, só melhora! Para ajudar um pouco na caminhada, seguem algumas dicas do Matheus Teodoro. Confere aí!


imagem de uma mulher grávida (mãe de primeira viagem) num quarto de bebê

15 Dicas para Mãe de Primeira Viagem

Ser mãe é algo incrível, é o sonho de toda mulher, o sentimento é algo que não se pode explicar, mas claro que com isso vem muita responsabilidade, pois é uma criança que dependerá de você, e isso pode causar um certo medo em algumas pessoas, principalmente em que vai ser mãe de primeira viagem.

Mas não se preocupe, neste artigo vamos dar 15 dicas para você que vai ser mãe de primeira viagem, e com essas dicas você pode ter certeza de que vai ser a melhor experiência da sua vida.

Então confira e aprenda tudo o que deve fazer para se sair bem como uma mamãe.

1º Cuide das Finanças

Sabemos que uma criança vai exigir muito dos pais, tanto na questão do tempo quanto na questão financeira.

E por isso é preciso ter as suas finanças bem organizadas para que você possa dar o seu melhor para o seu filho que está chegando.

Umas das dicas para cuidar das suas finanças, é saber, e entender o quão vantajoso pode ser um cartão de crédito para lhe ajudar com tudo o que o seu primeiro filho vai exigir.

É preciso comprar muitas coisas quando se descobre que vai ser mãe, principalmente as de primeira viagem, que normalmente não tem nada para as crianças.

É neste ponto que entra o cartão de crédito para ajudar as mamães.

De acordo com os especialistas em finanças do portal cartaofacildeaprovar.com ter um cartão pode ser muito útil para que as finanças sempre estejam em dia, e nunca falte nada para o bebê, e além disso, hoje em dia os bancos possuem modalidades que podem ser muito vantajosas para as mamães de primeira viagem. Por isso, essa é a primeira dica, pois é onde tudo irá começar.

2° Participe de palestras, cursos e eventos para gestantes

Essa é uma dica muito importante para quem vai ser mãe, afinal de contas, informação é sempre bem-vinda.

E, além do que já tem aqui no blog, muitas maternidades oferecem cursos para as mamães, então vale a pena se informar.

Esses cursos orientam os pais no período da gestação, para que a mesma seja mais tranquila, também orientam em relação ao parto, além de fazer simulações para que os pais já possam praticar a chegada do seu bebê.

Esses cursos e eventos podem ser presenciais, para que a aprendizagem seja melhor, mas também existe os eventos online, que irão deixar a mamãe mais tranquila e sabendo o que deve ser feito.

3° Durma quando o bebê estiver dormindo

Umas horas de sono são sempre bem-vindas, principalmente para as mães de primeira viagem, uma vez que o recém-nascido, nos primeiros meses, vai exigir muito do pai e da mãe.

Ele vai acordar no meio da noite para mamar, você vai precisar limpá-lo e trocar a fralda, vai receber visitas, vai precisar se alimentar e cuidar de si, além de fazer as tarefas da casa.

Por esses motivos, é muito importante que você aproveite o tempo em que o bebê estiver dormindo para dormir também, assim conseguirá repor as energias que vai precisar.

4° Estimule a relação com o seu filho progressivamente

A criança precisa se sentir protegida e uma forma de fazer isso é colocando-a no seu peito, olhando-a nos olhos e falando baixinho em seu ouvido.

É preciso criar esse vínculo gradativamente, para que ela te enxergue como mãe.

A criança precisa sentir-se protegida e por isso o pai e a mãe precisam criar esse vínculo para que ela se sinta abraçada.

5° Não recuse ajuda dos seus familiares e amigos

Quando se tem um filho, sua vida muda por completo. Você vai precisar dar muita atenção ao bebê, e isso pode fazer com que outros aspectos da sua vida, rotina, você deixe de dar tanta atenção.

Por isso não recuse ajuda de seus familiares e amigos, mesmo que seja para ir ao mercado ou ajudar na casa, pois assim você conseguirá estar focada no seu filho recém-nascido.

6° Não fique assustada com o fato de o bebê chorar muito

Você precisa entender, que para o bebê tudo é novo, ele está vendo tudo pela primeira vez, e como não consegue falar ainda, a maneira que ele tem de se comunicar é chorando.

Então o choro nem sempre vai significar fome, e por isso é preciso criar o vínculo para entender o que ele está querendo.

Além da fome, alguns dos conselhos que pode ser dado para as mamães de primeira viagem, é que a criança pode chorar por causa da fralda, por cólicas, dor de ouvido, azia ou por querer um carinho seu.

Quando não conseguir identificar o porquê de a criança estar chorando, pegue-a no colo e aumente esse vínculo seu com ela, assim ela vai entender que você está ali sempre que ela precisar.

7° Evite excesso de estímulos

O bebê, como falamos anteriormente, está vendo tudo pela primeira vez, então evite barulhos muito alto, ou por muito tempo, luzes fortes também podem irritar o recém-nascido, e isso tudo fará com que ele chore mais.

Então tente mantê-lo nos primeiros meses em ambientes mais calmos.

8° Aprenda a acalmar o seu filho

Como se sabe, cada indivíduo tem as suas manias e os seus gostos, e com o bebê não vai ser diferente. Sendo assim, você precisa aprender do que ele gosta, o que o acalma, para que assim, quando for preciso, você possa saber como deixá-lo mais tranquilo.

9° Saia para passear com o seu bebê

Os raios solares são muito importantes para o bebê, então quando ele já estiver liberado para sair de casa, aproveite o comecinho da manhã para passear com ele.

O sol estimula a produção de vitamina D, o que ajudará na saúde do seu filho.

10° Tenha sempre o telefone do pediatra por perto

As mamães de primeira viagem são sempre mais preocupadas, e isso faz com que sempre apareçam dúvidas.

Então uma maneira de ficar mais tranquila é ter o telefone do pediatra sempre com você, para quando for preciso você saberá o que é preciso fazer.

11° Siga seu instinto materno e converse com outras mães

As experiências vividas por outras mães vão sempre servir de aprendizado para você, e por isso é recomendado que você converse com outras mães, e saiba o que acontece com seus bebês e como resolvem as situações, para que assim, caso aconteça com você, saberá como resolver.

Além disso, use seu instinto materno para entender o que o seu filho está precisando.

Ninguém o conhecerá tão bem como você, e por isso use o seu instinto para entender por que o bebê chora.

12° Ajude o bebê a dormir

O bebê precisa ter uma rotina no começo para aprender a dormir sozinho e diminuir o choro. Por isso é recomendado que não o deixe acordado até muito tarde, e crie uma rotina de sono, que pode passar por um banho morno, dar de mamar, vesti o bebê com um pijaminha confortável e colocá-lo no berço.

O ideal é que você o coloque no berço para que ele aprenda a dormir sozinho, o que no começo não será fácil, mas é preciso fazer.

13° Não tenha receio de voltar a trabalhar

As mães de primeira viagem, que estão inseridas no mercado de trabalho, têm sempre a dúvida de como ficará o bebê sem os seus cuidados durante um período do dia.

Você deve fazer o que sua consciência manda, pois a criança ficará bem sem você, mas você precisa ficar bem para a criança.

Então é melhor ser uma mãe feliz, do que uma mãe chateada porque não está fazendo o que realmente queria.

14° Deixe seu filho brincar

A criança precisa aprender, e uma das etapas do aprendizado é quando ele brinca. Por isso deixe a criança brincar, mesmo que caia, faz parte do aprendizado.

O que você deve evitar são lugares perigosos, para que ele não se machuque, mas não o impeça de brincar. Outro cuidado que deve ter é com os brinquedos, procure sempre por bichos de pelúcia e brinquedos grandes, pois os pequenos ele pode querer colocar na boca.

15° Aceite as suas falhas

Nenhuma mamãe vem com o kit mamãe de primeira viagem, e por isso permita-se errar, você também está em processo de aprendizagem.

Não fique com medo de conversar e expor seus erros, com os familiares e amigos, pois só assim vai aprender como cuidar do seu bebê da melhor maneira possível.

Imagem de uma gestante mãe de primeira viagem fazendo anotações

Conclusão para mãe de primeira viagem

Bom, depois de todas essas dicas, você com certeza ficou mais tranquila em relação ao seu bebê.

É uma novidade tanto para você como para o bebê, e por isso você deve usar todos esses momentos para aprenderem juntos e criarem um elo familiar muito forte.

Portanto, aproveite esta fase, erre, aprenda, e curta o seu bebê da melhor maneira possível, assim você estará dando para ele o melhor de si, e isso é o que ele precisará de uma mãe de primeira viagem.