Esse período de isolamento social em casa fez com que as pessoas se atentassem mais para a importância da organização e decoração dos ambientes, não é mesmo? E com o ano que inicia já já, sugerimos uma repaginada na decoração para 2022, mesmo que leve, nos cômodos da casa.

Assim como foi este ano, a tendência de decoração para 2022 segue com uma estética mais acolhedora, funcional e harmônica, voltada para o estilo comfy (confortável). Tons pastéis, plantas e elementos têxteis para a casa, seguem em alta para compor este cenário.

Mas nada melhor do que boas referências visuais para se inspirar, né?

Decoração para 2022

Separamos 6 tendências de decoração simples e funcionais para sua casa em 2022.  Confira abaixo os itens que você pode reproduzir por aí:

Tons pastéis

As conhecidas candy colors (cores de doces, em tradução livre), continuam em alta na próxima estação para as áreas internas da casa. Nas paredes ou nos móveis, a paleta de cores pastéis pode ser incluída como um toque de cuidado e doçura, de fato. Elas são encontradas por nuances bem mais claras de rosa, azul, laranja, amarelo, verde e lilás. Em ambientes mais receptivos, como a sala de estar, estes tons transmitem um ar convidativo e sofisticado. Em espaços mais reclusos, como os quartos, trazem a sensação de acolhimento e frescor.

Cenários instagramáveis

Nunca vivemos uma era em que a frase “uma imagem vale mais que mil palavras” fosse tão atual. O apelo estético acabou se tornando essencial em tempos de redes sociais, mesmo que offline e essa condição se estende do look do dia até a decoração de casa.

Ambientes instagramáveis são aqueles que podem servir de cenário para conteúdos na web, como vídeos para o YouTube, instagram reels ou Tik Tok e que podem gerar likes e compartilhamentos.

Este tipo de decoração é ideal para pessoas da geração Z, nascidos entre 1994 e 2009, pois possuem um olhar mais atento a esta tendência e consequentemente buscam essas sensações em diversos aspectos, inclusive nos ambientes.

Conceitos abertos

Já pensou em quebrar a parede que separa a cozinha da sala para deixar tudo integrado e em um cômodo único? Pois bem. Uma casa com conceito aberto é uma tendência não tão nova, mas que veio para ficar. Esse modelo funciona para famílias cujo estilo de vida é priorizar as relações entre os moradores, com dinamismo e interação. Se isto faz sentido para quem vive na sua casa, vale conversar com um engenheiro e ver a possibilidade de eliminar paredes que separam as dependências de maior convívio, pois garante amplitude nestes ambientes mais sociais e confortáveis. Você pode usar móveis ou tapetes para dividir os espaços, apostar em decoração harmônica para os locais e outras soluções que não comprometam a circulação. Integrar a varanda com o interior da casa também é uma excelente pedida para esse conceito. 

Vintage e moderno

Montar um aposento vintage moderno tem sido um pedido constante nos projetos atuais, pois atende uma parcela grande de pessoas que são apaixonadas por referências de outras épocas, mas não abrem mão de se manter atualizadas nas tendências. Dessa forma, para atender os dois lados, é possível juntar a referência contemporânea com elementos de outras décadas. O ambiente composto desta forma fica harmônico, original e descolado, refletindo a personalidade de quem o escolhe.

Plantas

Sim, sempre. As plantas nunca saem de “moda”, porque trazem vida e acolhimento, já que a natureza em casa é sinônimo de saúde e bem estar. Além das plantas que são comuns para compor a decoração, como suculentas e palmeiras, você pode optar por espécies diferentes. A Casa Vogue traz uma lista com 5 opções de plantas incríveis para enfeitar sua casa: bromélias, peperômias, plantas pendentes, asplênio e Dracena Pleomele. Por aqui a ida ao Ceasa já está agendada!

exemplo de decoração para 2022 com plantas

Mobília minimalista

A decoração minimalista como um todo, defende a importância da qualidade ao invés da quantidade de itens no ambiente. Esse estilo na mobília pode ser implantado com objetos de linhas retas e cores mais sóbrias como preto, madeira, chumbo e marrom, mas num ambiente mais claro e amplo. Além de investir em móveis e eletros que tendem a durar bastante, esse estilo pede espelhos, iluminação natural e muito bom gosto!

Tendências de decoração para 2022

Gostou? Então aproveite algumas dessas dicas para começar o ano com um ar novo na sua casa! 

Referências:

https://vogue.globo.com/Vogue-Gente/noticia/2021/05/quais-sao-tendencias-do-decor-para-2022.html
https://earqdecor.com.br/2021/07/31/salas-de-estar-modernas-2022-2023-tendencias-em-moveis-e-decoracao/