Sei que acabou de passar o dia delas (das crianças) e também sei que, com o fim do ano chegando, o estudo pode ser uma preocupação para algumas famílias. Bom seria se estudar fosse sempre uma atividade divertida para as crianças, né?

Eu acredito que pode ser sim! Foi por isso que trouxe as dicas do Rafael Guedes para compartilhar por aqui. Confere aí embaixo!


imagem de crianças levantando a mão para exemplificar atividade divertida para as crianças

Dicas para fazer o estudo uma atividade divertida para as crianças

Você sabia que é possível fazer com que a aprendizagem se torne uma atividade divertida para o público infantil? Há dicas de estudo para que o conhecimento não seja enfadonho, complicado e desgastante para as crianças.

É bastante comum que os pequeninos fujam das atividades escolares, pois não se trata de uma prática interessante, que geralmente é chata, muito diferente das brincadeiras.

Sendo assim, é essencial mostrar para as crianças que o estudo também pode ser tão prazeroso quanto brincar, que é possível se divertir realizando uma tarefa escolar.

O educador que não consegue tornar o conhecimento uma atividade divertida, acaba fazendo com que as crianças percam o interesse pelo estudo e isso é muito prejudicial.

Quer entender melhor sobre o assunto? Saber as dicas de estudo que podem tornar o conhecimento uma tarefa legal? Acompanhe o artigo atentamente para mais informações.

Boa leitura!

Tudo que você precisa saber para fazer do estudo uma atividade divertida

Seus alunos não estão prestando atenção em suas aulas como você gostaria? Não consegue fazer com o que o seu filho estude, pois essa é uma atividade chata? Quer ter atenção total de uma criança em uma atividade escolar?

Se atente nas dicas que serão dadas abaixo e entenda como o estudo passará a ser uma atividade de prazer, assim como qualquer outra brincadeira adorada pelos pequeninos.

Dica #1: Utilizando jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são conhecidos por todas as gerações e são capazes de reunir pessoas de diferentes idades em um momento de diversão que também poderá ser uma experiência de conhecimento.

Há alguns jogos, como o famoso Banco Imobiliário, que são capazes de estimular diferentes tipos de conhecimento, em uma partida de Monopoly, por exemplo, a criança terá a oportunidade de entender melhor o que é matemática e a sua aplicação no dia a dia, pois este jogo envolve planejamento, matemática e investimento.

Além desse jogo, você pode aproveitar outros jogos de tabuleiros que foram desenvolvidos justamente para ensinar as crianças diferentes tipos de conhecimentos.

Dica #2: Simulações de acontecimentos

Já pensou em simular uma selva dentro da sala de aula ou no quarto de uma criança? Essa é uma atividade muito divertida para os pequenos e, seguramente, fará com que o estudo seja prazeroso.

Se você quer ensinar uma criança sobre a natureza, os animais, as plantas, montar uma floresta poderá fazer com que essa atividade seja divertida, basta usar a criatividade para simular esse lugar.

Além disso, é possível simular vários tipos de acontecimentos, cenários e ocasiões.

Em uma atividade para entender melhor sobre diferentes culturas, porque não trazer elementos desses lugares para que a criança possa experimentar o aspecto cultural de diferentes povos?

Não há dúvida de que o estudo passará a ser mais prazeroso.

Dica #3: Stop / Adedonha

Stop é uma atividade bastante simples, eficiente e divertida, toda criança pode se divertir com essa tarefa e, certamente, aprender bastante com esse jogo conhecida no Brasil inteiro.

É uma excelente dica de estudo.

O Stop poderá fazer com que o raciocínio e a escrita dos pequeninos sejam trabalhados durante as partidas do jogo.

É uma brincadeira perfeita para estudar diferentes tipos de conhecimentos.

Dica #4: Atividades online

Aproveitar as ferramentas da internet também é uma excelente estratégia para tornar os estudos uma atividade divertida. Que criança não gosta de usar o computador ou o celular?

Não é uma dica de estudo tão comum, mas é muito válida.

Se o espaço escolar dispõe de um laboratório de informática, o use para proporcionar esses momentos para os alunos, pode ser uma tarefa complexa, mas não há dúvidas de que será um momento de muito aprendizado.

Já em casa, essa criança poderá aprender com diferentes aplicativos que podem ser instalados facilmente em seu celular.

Dica #5: Muita música

Ensinar por meio de canções irá fazer com que qualquer atividade seja mais divertida e não há criança que não goste de uma música animada, logo, essa poderá ser uma ideia muito vantajosa.

O inglês, por exemplo, é uma área que pode ser mais complicado para o público infantil, contudo, quando é ensinado com música, poderá ser mais eficiente, já que facilitará a fixação desse conhecimento.

Utilizar instrumentos e complementar esse aprendizado com dança, acabará fazendo com que essa seja uma experiência de aprendizado muito significativa sem deixar a diversão de lado.

Dica #6: Bote a mão na massa

Argila, tinta, objetos descartados pela natureza, massa de modelar e sucata, são alguns itens que poderão servir para ajudar os pequeninos se encantarem pelos diferentes tipos de ciências.

Não há limites para o imaginário e também não há dúvidas de que usar esses elementos na sala de aula ou em casa fará com que o estudo seja uma atividade de muito prazer.

É uma dica de estudo muito boa, aprender na prática é imprescindível.

Agora você já está pronto!

Viu só como estudar pode ser um momento de diversão? Adotar essas dicas no dia a dia fará com que o estudo passe a ser uma experiência muito divertida e prazerosa para qualquer criança.