Já que temos falado bastante de organização da casa por aqui e vocês têm gostado bastante do assunto, achei interessante trazer mais dicas sobre o tema. Dessa vez são dicas de como deixar a casa cheirosa.

Sou fã de óleos essenciais e tenho um aromatizador na sala. Além da limpeza, esses cheirinhos complementam a saúde da casa e da família que mora nela! Espero que gostem das dicas do Álvaro Lordêlo abaixo!


imagens de embalagens de produtos para deixar a casa cheirosa

Como deixar a casa cheirosa: 4 dicas práticas

Com a pandemia tem aumentado a atenção e a demanda por produtos aromáticos. Veja dicas práticas dos especialistas sobre como deixar a casa cheirosa e todos outros ambientes limpos e perfumados com quase nenhum esforço.

A pandemia do coronavírus bagunçou a rotina da maioria das famílias brasileiras, principalmente aquelas que possuem crianças em casa. Entre uma brincadeira e outra e o ensino à distância, as famílias começaram a procurar produtos de limpeza aromáticos para criar ambientes mais agradáveis.

De acordo com o estudo da Unicef Cenário de exclusão escolar no Brasil – um alerta sobre os impactos da pandemia Covid-19 na Educação, aproximadamente 5 milhões de crianças permaneceram em casa durante a pandemia. Isto tem levado muitas famílias a procurar maneiras mais fáceis de cuidar da casa sem negligenciar a educação de seus filhos.

Mas, como quase tudo nessa vida, cuidar de sua casa e mantê-la cheirosa é possível, mesmo nos ambientes mais difíceis. Na procura da fragrância perfeita para o lar, a Cleanipedia, o principal portal de cuidados para casa, elencou as dicas efetivas para você aproveitar ao máximo sua casa, sobretudo se você tem um lar com crianças. Veja abaixo:

O que fazer?

Antes iniciar qualquer faxina, você precisa planejar o ponto de partida dela. Normalmente, a cozinha é onde os pais dão o pontapé inicial, afinal, é onde estão os pratos sujos e as paredes gordurosas.

Uma vez estabelecida a ordem dos cômodos, você pode limpar tudo com tranquilidade e pode mais facilmente parar ou retomar a limpeza no dia seguinte sem desorganização. Nem tudo dá para fazer em um dia só.

Além disso, aqui estão algumas outras dicas dos especialistas:

imagem de mãe e filha limpando a casa para deixá-la cheirosa

1. Pedir às crianças em casa que o ajudem

Um lar não é apenas a residência dos pais, e seus filhinhos precisam estar conscientes disso. Antes de começar a limpeza, converse com as crianças e peça-lhes que o ajudem. Você não só terá um par de mãos a mais, mas também criará um hábito saudável nas crianças.

Este tempo juntos pode ser uma boa maneira de ensiná-los sobre as tarefas diárias, como fazer a cama ou guardar os brinquedos.

imagem de um mop de limpeza

2. Não procrastinar

Depois de um dia ou semana bastante ocupado, você mal tem forças para acompanhar as tarefas domésticas. Neste caso, as coisas vão sendo deixadas sempre para o dia seguinte. Embora isto seja seguido por muitos, cria um mau hábito e torna tudo mais complicado.

Em algumas áreas da casa como a cozinha, o tempo é um aliado da sujeira. A gordura da parede ou do chão, por exemplo, tornam-se mais resistentes à limpeza à medida que os dias passam. No final, o tempo necessário para limpar a área mais do que duplica.

imagem de um aspirador robô

3. Optar por produtos de qualidade

Especialmente para famílias com crianças, é muito importante ter acessórios e aparelhos de cozinha que facilitem a limpeza. Para quem busca como deixar a casa limpa e cheirosa, estes produtos ajudam a otimizar o tempo e a facilitar o trabalho doméstico.

Exemplos são as máquinas de lavar louça, aspiradores de pó automáticos, esfregões que se auto torcem sem precisar fazer força, dentre outros acessórios. Os produtos que facilitam a limpeza manual também são grandes aliados.

4. Manter o ambiente ventilado

Se busca como deixar a casa cheirosa por mais tempo, entenda que salas ventiladas impedem que a sujeira se concentre em um canto do ambiente. Dessa forma, elas saem mais facilmente. Felizmente, você também pode sempre optar por produtos com fragrâncias perfumadas, como muitas famílias já utilizam.

De acordo com o Relatório da Mintel sobre os Hábitos de Consumo de Produtos de Beleza, cerca de 47% dos brasileiros com crianças em casa dizem que compram produtos com aromas diferentes, dependendo do cômodo da residência.

Além disso, um pouco mais de 30% dos brasileiros com crianças em casa preferem produtos perfumados para deixar a casa cheirosa por mais tempo e criar uma atmosfera acolhedora.

Basicamente, você torna os ambientes da sua casa mais aconchegantes com fragrâncias específicas. Ao mesmo tempo, você pode deixar os cômodos ventilados e tornar o aroma ainda mais leve.

imagem de uma mulher limpando e deixando sua casa cheirosa

A limpeza do lar está associada à qualidade de vida

O lar limpo, acolhedor e com aquele aroma único não dá apenas satisfação, mas também proporcionam mais bem-estar e saúde mental, de acordo com psicólogos.

Eles acreditam que passar dias em um ambiente aromático e organizado facilita a liberação de endorfinas no corpo, um hormônio associado ao prazer e à felicidade.

O oposto também é possível, dizem os especialistas. Em outras palavras, uma casa desordenada pode fazer a família se sentir mais inquieta e desconfortável.

É por isso que é importante seguir as dicas mencionadas neste artigo para poder realizar outras atividades em casa, tais como estudar ou simplesmente divertir-se com a família.

A Cleanipedia está convencida de que uma casa confortável melhora o bem-estar de todos. Portanto, não negligencie a limpeza de sua casa. E aí, gostou do artigo? Comente aqui abaixo.