Venho usando o CONTROLE DE HÁBITOS (ou HABIT TRACKER, termo original em inglês) praticamente desde que comecei a usar o planner como ferramenta de organização. De lá pra cá (quase 6 anos) já contabilizo alguns hábitos conquistados e achei que valei a pena compartilhar esse processo por aqui.

Há várias formas de fazer esse acompanhamento de hábitos. Há vários aplicativos para isso, basta dar uma pesquisada no Google ou na loja de aplicativos do teu celular para encontrar facilmente. Quem é da turma do papel (como eu!), também possui opções em agendas, planners ou bullet journals.

Como meu amor pelo planner não é nenhuma novidade por aqui, vocês já devem imaginar que rastreio novos hábitos no meu planner. Alias, já falei detalhadamente sobre habit tracker no planner por aqui. O post é um tanto antigo, mas tudo que escrevi lá continua valendo. Naquela época eu ainda não usava os planners da Nuvem de Papel.

A diferença é que no meu planner atual há uma área específica para controle de hábitos no começo de cada mês. Não preciso anotar os dias do mês num espaço quadriculado porque isso já vem pronto. Facilita o dia a dia, mas não impede ninguém de fazer seu próprio habit tracker na ferramenta de organização que já usa!

imagem da página de controle de hábitos do meu planner

Conquistando novos hábitos

Hábitos nada mais são que atividades que já se tornaram automáticas. Repetimos tantas vezes algumas atividades no nosso dia a dia que elas já ficam no modo automático. Não precisamos mais pensar nelas enquanto são executadas e muitas vezes mal percebemos que as fazemos.

A maioria dos itens da nossa rotina diária é um hábito. Escovar os dentes, trocar de roupa, lavar a louça, checar mensagens, dirigir, etc. Ninguém precisa ser lembrado disso e é exatamente por isso que esse itens não precisam entrar no planejamento semanal, por exemplo.

A frase clássica quando se pensa em organização pessoal é: “tudo que não é um hábito precisa de lembrete”. É exatamente nesse contexto que considero o controle de hábitos algo útil. Se quisermos que determinada atividade se torne um hábito, precisamos nos lembrar dela continuamente – até que vire um hábito.

O controle de hábitos é uma forma lúdica e divertida de ficarmos lembrando de executar determinada atividade ou atitude. Dar o check no quadradinho por si só já traz uma satisfação que me motiva a repetir o item no dia seguinte!

Manter o planner sobre a mesa, sempre à vista, e revisar o rastreador de hábitos todos os dias é fundamental para o processo funcionar. E claro, a famosa dupla paciência e persistências também tem importância aqui.

habit tracker no planner

Hábitos conquistados com o habit tracker

Olhando as fotos daquele post mais antigo sobre o habit tracker já dá para notar alguns hábitos conquistados. “Atividade física” e “Cuidar da pele” são dois itens que não estou mais rastreando porque já considero que se tornaram hábitos.

Deixo a roupa que uso para correr ou fazer as aulas de ballet separadas no meu guarda-roupas e, todos os dias, logo após providenciar o café da manhã do filhote, eu pratico alguma atividade física. Procurei uma dermatologista e, seguindo as orientações recebidas, cuido da minha pela todos os dias após o banho (de manhã) e depois de escovar os dentes (à noite).

Percebam que ter uma planejamento prévio e associar um novo hábito a outro pré-existente não é algo aleatório. São técnicas eficientes para a criação de um novo hábito, segundo diversos livros que tratam do tema e que tenho lido nos últimos anos.

Aliás, o hábito da leitura é outro item que não rastreio mais porque também já foi desenvolvido! Ler um capítulo ou 10 páginas do livro faz parte da minha rotina da manhã, enquanto tomo minha caneca de chá.

Esse post é para falar sobre como o controle de hábitos (habit tracker) é uma ferramenta que me ajuda a rastrear e desenvolver novos hábitos. Mas o assunto de como criar novos hábitos e hábitos conquistados rende um bocado! Comentem aí embaixo (ou no Instagram ou no Facebook) se vocês acham interessante desenvolver mais esse tema por aqui.

hábitos rastreados atualmente

Controle de hábitos

Alguns itens daqueles habit trackers do post antigo sofreram alterações, mas se mantém no foco da minha atenção. Porque, assim como qualquer planejamento, as atividades ou atitudes que queremos que se tornem hábitos precisam de constante revisão.

Normalmente não conseguimos que algo se transforme em hábito se não fizer sentido no contexto de vida atual. “Frutas”, por exemplo, é algo que faz parte da minha alimentação diárias. Mas atualmente tenho um item “low carb” no meu controle de hábitos.

Esse é um item que entra e sai do meu habit tracker porque em certos momentos da vida é tranquilo para mim manter uma alimentação saudável e com baixo consumo de carboidratos. Em outros momentos o bixo pega, relaxo na alimentação e abuso dos carbos e açúcares. Aí, volto a rastrear esse item. A gente precisa fazer os ajustes constantemente.

“Estudar” é outro item que vai se adaptando de acordo com o meu momento de vida. Atualmente ele consta do meu controle de hábitos como “Estudos MVO + SEO”, mas eu vou alterando conforme o tema que quero incorporar aos meus estudos rotineiros.

Enfim, ter um controle de hábitos no meu planner realmente me ajuda a conquistar novos hábitos! Essa é uma dica que funciona super para mim e que queria reforçar por aqui com exemplos de itens que deram certo. Espero que possa ajudar vocês também! Se quiserem que essa conversa continue não deixem de comentar aqui embaixo!