Sou do tipo que adora itens de papelaria! Se fosse comprar todas as agendas, planners e cadernos que eu acho lindos e fofos, teria uns 5 itens de cada por ano! A questão é que, além de caro e totalmente desnecessário, isso não seria nada útil. Penso que é fundamental ter apenas uma FERRAMENTA de ORGANIZAÇÃO por ano.

Não é uma questão de ser minimalista ou econômica: existe uma técnica por trás dessa escolha. Por mais que seja tentador usar um bloquinho na mesa de cabeceira do quarto, uma pequena agenda dentro da bolsa, uma agenda maior na mesa de trabalho mais um caderno para anotações diárias, a tendência é que dessa forma a informação se perca em meio a tanto papel.

Nada contra ter todas essas lindezas do mundo da papelaria em casa! Só acredito que para a organização pessoal uma agenda apenas é o que funciona. Os outros itens podem ser utilizados para outros fins: scrapbooking, diários de gratidão, livro dos sonhos, etc. Para organização do tempo: apenas uma agenda.

Agenda é apenas um nome genérico para designar a ferramenta de organização escolhida por cada pessoa. Não precisa ser necessariamente uma agenda. Pode ser um caderno, um bullet journal, um planner, até um calendário, desde seja uma coisa só.

Já escrevi um texto bem completo falando sobre diversos métodos de organização do tempo. Se tens dúvida sobre qual funcionada para ti, vale a leitura para identificares a tua ferramenta perfeita.

imagem de alguém escrevendo na agenda

Uma agenda ou ferramenta de organização

Muitas pessoas falam que usam várias agendas por terem fontes de informações e compromissos diversas. Por exemplo: há a agenda do trabalho, a agenda escolar, a agenda do marido, a agenda do filho, etc. Ocorre que todos nós temos “apenas” 24 horas por dia para viver.

Logo, todos os compromissos e atividades precisam estar distribuídos nessas 24 horas. A minha agenda é a ferramenta de organização das minhas 24 horas do dia. Todas as outras agendas citadas anteriormente serão agendas de consulta, mas não a ferramenta onde eu organizo as minhas horas de vida. Deu para entneder?

É importante ter um único lugar onde se organize todos os compromissos exatamente para não correr o risco de sobreposições e conflitos de horário. Assim, não acontece de eu marcar uma reunião do trabalho no mesmo horário em que já tinha agendado uma consulta no dentista. Ou combinar um jantar com uma amiga no mesmo dia em que gostaria de participar de uma aula ao vivo do meu curso.

As “outras agendas” continuam sendo fonte de informação. Preciso saber se meu filho terá um evento fora do horário regular da aula, especialmente se eu precisar levá-lo. É pertinente eu saber se meu marido terá um compromisso fora de casa para que eu possa me organizar para ficar disponível para o filhote.

Essas informações vêm das agendas de consulta e vão constar da minha própria agenda. Preciso desses dados na minha ferramenta de organização para que possa gerenciar adequadamente o meu tempo. Em resumo, é assim: tudo que influencia no meu tempo precisa estar na minha agenda. Falei mais sobre isso no texto do planejamento semanal.

imagem de uma mulher escrevendo na sua agenda

Minha ferramenta de organização: o planner

Muitos estudiosos da organização param por aí. Eu vou um pouco além porque gosto de ter na mesma ferramenta organização e planejamento. Se vocês têm dúvidas sobre a diferença entre planejamento e organização, sugiro fortemente que leiam o último texto que publiquei aqui no blog.

Existe sim uma diferença entre informações organizadas (o que eu TENHO QUE FAZER) e informações planejadas (o que eu QUERO FAZER). Exatamente por conta dessa distinção é que muitas pessoas preferem separar as ferramentas: uma para fazer a organização dos compromissos, outra para o planejamento de atividades. Cada ferramenta com seu foco determinado.

Particularmente, esse é um dos motivos por que escolhi o planner como minha ferramenta. O planner possui espaço tanto para organização como para planejamento. Tem áreas específicas para o planejamento anual, planejamento mensal e planejamento semanal.

Além disso, uso as páginas extras que ficam no fim do planner para minhas listas diversas, organização financeira, calendário editorial do blog, etc. Para mim, facilita muito o dia a dia ter todo esse conjunto de informações num só lugar.

Assim, sempre que sento para fazer meu planejamento semanal, por exemplo, tenho tudo que preciso para seguir meu cheklist. Posso organizar os compromissos agendados, mas também posso já anotar itens que desejo concluir futuramente ou anotar ideias de projetos que ainda preciso pensar para desenvolver.

imagem das páginas de uma agenda para exemplificar a ferramenta de organização

Com a ferramenta certa, organizar-se fica mais fácil!

Nada de se perder porque o papelzinho em que tinhas anotado a lista de coisas a fazer caiu do bolso na hora em fosse pegar o celular! Nada de perder uma ideia porque não tinhas onde anotar no momento em que ela surgiu!

Sem desculpas para não ser organizada porque tens mil agendas ao mesmo tempo! Agora já sabes como a ferramenta certa pode ajudar a organizar o dia a dia e esclarecer as ideias e pensamentos. Foco e objetivo são fundamentais para a organização pessoal!

Para ter uma visão prática de como utilizo meu planner, deixo o vídeo que mostra como eu faço meu planejamento semanal na prática: