Por aqui, buscamos sempre opções interessantes de alimentação saudável para a família toda. Já há alguns anos, reduzimos drasticamente a ingestão de farinhas de trigo, açúcar e leite de vaca. O interesse por leites vegetais, como o leite de aveia, por exemplo, veio junto nesse pacote.

O texto abaixo, contribuição da Ana Didonet, traz uma série de informações pertinentes sobre essa alternativa de leite. Achei bacana compartilhar por aqui. Espero que gostem!


Leite de aveia é uma opção nutritiva de leite vegetal?

Cada vez mais popular, o leite de aveia é um tipo de leite vegetal consumido tanto por quem é intolerante a lactose quanto por quem não consome produtos de origem animal.

Uma boa alternativa para quem busca uma alimentação equilibrada, o leite de aveia pode trazer vários benefícios para a saúde, além de ser muito saboroso e refrescante. ¹ Por ter uma textura e consistência similar ao leite convencional, pode ser consumido puro, com um pouco de mel ou uma pitada de sal. Além disso, pode ser ótimo para vitaminas/shakes, mingaus, biscoitos e até mesmo receitas salgadas como sopas e molhos. 

Preparado com nada mais que aveia e água, pode ser feito em casa em poucos minutos. Clique aqui para o passo a passo de como fazer leite de aveia de forma simples e econômica, e descubra a seguir os benefícios da aveia e do leite vegetal para toda a família. 

1. Rico em fibras

Facilitam a digestão e ajudam a regular o trânsito intestinal. A fibra beta-glucana pode aumentar a sensação de saciedade e ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue.

2. Rico em vitaminas do complexo B

Melhoram a disposição e a função cerebral. O aminoácido triptofano se converte em serotonina quando metabolizado, o que aumenta a sensação de bem estar.

3. Rico em carboidratos de absorção lenta

Fornecem carboidratos de absorção lenta, o que permite regular o açúcar no sangue e ajudar no controle da diabetes.

4. Rico em antioxidantes

Aumentam a produção de óxido nítrico no corpo. A avenantramida melhora a função imunológica, controlando os radicais livres e reduzindo os níveis de pressão arterial.

5. Rico em nutrientes

Fortalecem os músculos e os ossos. Potássio, zinco e magnésio são indicados tanto para quem pratica esportes, por evitar câimbras, quanto para quem passa muitas horas sentado, por ajudar a reduzir contraturas.

Agora que você já sabe como fazer leite de aveia em casa e os nutrientes do leite vegetal, preparamos uma receita rápida e nutritiva para curtir a qualquer momento. 

Leite Dourado de Açafrão

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de cúrcuma em pó
  • ½ colher (chá) de gengibre em pó
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • 200 ml de leite de aveia
  • 1 colher (chá) de mel ou melado (opcional)

Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela em fogo médio, misture até atingir a temperatura desejada e seu leite dourado de açafrão está pronto para beber. Aproveite!

Referência(1) Oats, more than just a whole grain: an introduction. CLEMENS, R. and VAN KLINKEN, J.-W. Publicado em: cambridge.org, sep. 2014 . [Consultado em abril de 2021]. Disponível em: cambridge.org/core/journals/british-journal-of-nutrition/article/oats-more-than-just-a-whole-grain-an-introduction