Vira e mexe eu falo sobre o brincar e brincadeiras por aqui. Isso porque valorizo os momentos de lazer e as atividades lúdicas para toda as idades! Mas ainda não tinha falado especificamente sobre brincar com areia.

Por isso achei bem oportuno esse texto do Marcos Koslopp! Espero que vocês também gostem das dicas e informações que ele trouxe.


Imagem de 3 crianças brincando na areia

Conheça os benefícios de brincar com areia

O brincar é extremamente importante para as crianças. Seja com brinquedos educativos, com os colegas, ao ar livre ou até mesmo na areia. Essa atividade, muitas vezes subestimada, contribui de maneira significativa para o desenvolvimento do pequeno. No entanto, principalmente quando falamos de brincar na areia, muitos pais ficam receosos devido a sujeira. Mas, saiba que essa simples brincadeira é extremamente efetiva para o desenvolvimento global dos pequenos, sendo uma ótima opção de diversão também. Então, se quiser saber mais sobre ela não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim!

A importância de brincar na areia para a educação infantil

Brincar na areia é uma atividade de essencial para o desenvolvimento dos pequenos, visto que estimula todos os sentidos: o tato ao sentir diferentes texturas e temperaturas, a visão ao observar cores e formas, a audição por ouvir os barulhos e até mesmo o paladar quando a criança decide levar a areia à boca.

Sabemos que ela pode causar muita sujeira, mas ainda assim, esses inconvenientes são mínimos quando comparados aos benefícios que a areia pode promover para a criança. Por meio do brincar, ela desenvolve a coordenação motora grossa e fina, ao mesmo tempo que aprende diferentes conceitos, como cheio e vazio, pesado e leve, seco e molhado, etc.

Quais os benefícios de brincar com areia?

Essa atividade favorece o desenvolvimento de diversas habilidades. Afinal, durante a brincadeira a criança se levanta, senta, se equilibra, salta, corre, brinca com baldes e pás, usa carrinhos, pega a areia, usa moldes para formar uma figura e assim por diante. Além disso, quando o pequeno está junto com outra criança também aprende conceitos importantes como dividir, esperar sua vez para brincar, etc. Veja abaixo alguns dos principais benefícios de brincar na areia:

  • Desenvolvimento de habilidades científicas e aprendizado de conceitos matemáticos ao encher e esvaziar cubos de tamanhos diferentes, contar, construir castelos, etc;
  • Amplia o vocabulário por meio da criação de seu próprio universo e de jogos simbólicos;
  • Maior conexão com a natureza explorando o ambiente com brincadeiras como caça ao tesouro ou fazer figuras;
  • Desenvolve habilidades sociais ao se comunicar com outras crianças ou até mesmo brincando com os pais ou responsáveis;
  • Estímulo dos sentidos desenvolvendo capacidades motoras, equilíbrio, realizando múltiplas ações, etc;
  • Aprende novos hábitos de higiene como limpar a roupa e os sapatos antes de entrar no carro ou em casa, além de ser responsável pela limpeza dos brinquedos que utilizou;
  • Desenvolve a criatividade artística e treina a escrita com pedaços de pau ou pazinhas.

Areia na primeira infância

É nessa fase que as crianças mais desenvolvem suas habilidades sensoriais. Brincar com areia é uma maneira de entreter o bebê por meio da diversão e do contato com quem está brincando com ele, promovendo diversos estímulos. O cérebro do pequeno necessita disso e a simples brincadeira com areia oferece uma enxurrada de estímulos benéficos para seu desenvolvimento. Ao brincar ao ar livre, a criança observa as diferentes paisagens, cheiros e sons que surgem para ela, apresentando assim a grandeza de nosso planeta e das relações sociais.

O brincar na areia para crianças entre 3 e 7 anos

Por meio da fantasia, os pequenos começam a organizar seu ambiente criando uma representação própria para cada ferramenta que tem disponível, fazendo com que eles passem a socializar e interagir com o meio. Portanto, aqui os jogos passam a ser uma representação do universo adulto, sendo que geralmente, brincadeiras de construir são reflexo do ambiente que a criança vive.

Por ter a possibilidade de fantasiar, os pequenos começam a brincar de faz de conta e é o início do que Jean Piaget, o famoso psicólogo e biólogo, nomeia como Jogos Simbólicos. É no faz de conta que a criança simboliza o mundo à sua volta, nomeando o que está ausente, evocando-o ou ainda brincando de alterar os símbolos. Essa fase é essencial para o contato com a realidade e as brincadeiras são ótimas ferramentas para explorarem o mundo.

Importância da areia para crianças de 10 anos ou mais

Para crianças com habilidades motoras e cognitivas mais avançadas, as possibilidades de brincar na areia são ainda maiores. É possível utilizar ferramentas, como garrafas pet para dar forma, usar pauzinhos para desenhar ou escrever na areia, brincar de comidinha e ainda enterrar partes do próprio corpo, ajudando ainda mais os pequenos a dominarem a reversibilidade. Ou seja, nessa fase, eles são capazes de representar determinada ação de maneira inversa. Misturar areia com água para depois decanta-la ajuda a ter noção de
comprimento, distância, peso, quantidade e volume. Incrível, né?

Então, agora que você entendeu a importância de brincar na areia, é essencial permitir que o pequeno explore esse universo. Os benefícios, como você viu, são diversos para as mais variadas idades e você não deve se preocupar com a sujeira, mas sim com o desenvolvimento da criança.


Para quem se interessa pelo assunto, tem mais textos de brincadeiras aqui no blog! Tem post sobre brincar dentro de casa, tem poesia sobre brincadeiras e muitas informações sobre brincadeiras musicais também!