Sou muito feliz por ter uma vida rodeada de boas amizades! Nas dificuldades da maternidade, nada como uma amiga mãe para trocar experiências. Hoje tem texto especial aqui no Só Melhora, escrito por uma dessas amigas queridas com o tema que tanto amamos: filhos!

A Maria Seara escreveu sobre as dores e as delícias de ter filhos, e como eles acabam refletindo os próprios pais por muitas vezes. Aproveitem o texto!


imagem de uma mão tocando seu reflexo no espelho

Filhos, reflexo indesviável de nós mesmos

Lendo o livro Matrimônio, Sacramento de Missão (Nova Bandeira), deparei-me com o trecho de uma artigo escrito pelo sacerdote francês Henri Caffarel (Fundador do Movimento internacional Equipes de Nossa Senhora) que assim dizia: “Quando as crianças vêm, por sua vez, trazem uma imensa riqueza, mas também exigem um despojamento terrível. Terrível e necessário, pois nossa jornada rumo à santidade é feita de morte e ressurreição, de abnegação e crescimento na caridade. Crianças, aquela carga que não pode ser descarregada… crianças, que fazem com que um homem e uma mulher não possam mais viver limitados a eles”.

Essa observação tão realista do cotidiano, feita pelo Padre, fez-me analisar o quanto a maternidade e a paternidade podem ser exigentes e ao mesmo tempo iluminadoras. E assim refleti:

“Filho sai da barriga, vai para a cabeça e nunca mais sai!” Só compreendi o significado dessa frase quando me tornei mãe. Que strike. Lembro-me de anotar, em meu costumeiro day list, 10 coisas para realizar em um dia e mal conseguia concluir uma tarefa.

A chegada de um bebê escancara todas as nossas fragilidades e nos faz descobrir mais umas tantas. É que não existe mais a minha hora. É a hora do neném. No início, o sentimento que resume todas as emoções é a preocupação, que aos poucos, dia após dia, se transforma num imenso amor.

Ter um filho é a melhor experiência para se ter na vida. Não saia dessa aventura sem essa experiência! Quem nunca ouviu esse conselho? É que a chegada de uma criança desloca o eixo da nossa existência. Um filho tira você do Eu e te coloca no Tu. E essa é uma mudança definitiva e extraordinária. Você nunca mais será quem era.

Filho: terrível e necessário

Curiosa a expressão “terrível” escolhida pelo Padre Caffarel. Que palavra forte! Mas ela se encaixa ou não na realidade dessa transformação?

Um filho é uma catarse na vida da gente! O casal deixa para sempre de ser só os dois e passa a ser uma família. E essa nova realidade se impõe da noite para o dia.

Certa vez ouvi uma mãe de primeira viagem comentar sobre as sensações dos primeiros meses. Ela dizia que não sabia onde colocar o “pacotinho”. Assim falava: “Não posso colocar na gaveta e sair!”

Se meu filho me fez uma pessoa melhor? Sem dúvida! Mas para que eu e meu marido nos tornássemos melhores nosso menino nos fez enxergar, primeiro, o pior de nós mesmos. Ele nos faz ver, diariamente, como que em um enorme espelho, as nossas misérias e limitações. No entanto, quando esbarramos em nós mesmos, nesse reflexo indesviável, não há outra saída. É chegada a hora de arregaçarmos as mangas do nosso ego, lançarmos um olhar inteligente sobre nós mesmos e reconhecer a necessidade de mudar, de ser melhor.

Maria Seara, mãe do Felipe José (10) e esposa do Leandro

imagem de alguém sendo refletido num espelho: filhos?

O quanto teu filho te reflete? Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se o teu filhote também te faz querer ser uma pessoa melhor!