Como venho dizendo muito por aqui ultimamente, a organização é uma ferramenta que pode ajudar em todas as áreas da vida. Ter uma organização pessoal facilita – e muito! – na hora da execução das tarefas do dia a dia. Ter uma organização para a hora do banho dos pequenos, mesmo que básica, deixa esse momento bem mais fácil e divertido!

A forma de se organizar para o banho das crianças pode mudar um pouquinho dependendo da idade do filhote, mas os itens organizados no banheiro acabam sendo praticamente os mesmos. Quanto menor a criança, mais precisará da ajuda de um adulto para tomar banho – isso é fato. Outro fato é que a organização é útil em qualquer idade!

Isso porque os maiores podem até não precisar de ajuda para tomar banho, mas também se beneficiam de um ambiente organizado para facilitar a sua higiene pessoal. A verdade é que até os próprios adultos vão gostar de colocar em prática as dicas de organização para a hora do banho abaixo!

imagem de um banho de criança

Organização para a hora do banho

O simples fato de separar o que é necessário para o banho já adianta a nossa vida quando for efetivamente realizar a tarefa. É bem melhor ter tudo à mão do que precisar parar o que se está fazendo para pegar um item esquecido ou precisar gritar por ajuda, né?

Isso é fundamental na fase do bebês, por exemplo. Não da para correr o risco de se afastar, por pouco que seja, do bebê para pegar uma pomada ou uma fralda. O mesmo é válido para crianças bem pequenas, que não devem ser deixadas sozinhas na banheira, sem supervisão.

Os maiores podem até não ter tanto risco de acidentes domésticos durante o banho, mas ainda assim não vão querer passar frio para buscar o pijama no inverno. E nenhuma mãe ou pai vai querer que o filho saia molhando a casa toda porque esqueceu de deixar a toalha de banho no banheiro, certo?

Então anota aí os itens que é bom já deixar no banheiro quando for a hora do banho da criançada na tua casa!

imagem de um patinho de borracha para o banho

Dentro do box:

  1. Banheira ou chuveiro / chuveirinho com água na temperatura adequada
  2. Tapete antiderrapante
  3. Sabonete, xampu ou condicionador
  4. Brinquedos que possam molhar
  5. Toalha de banho

Dependendo da idade da criança, será usada uma banheira ou o próprio chuveiro. Fica aqui o lembrete para a temperatura adequada da água: nem fria, nem quente demais.

O tapete antiderrapante pode ser usado dentro da banheira ou no chão, no caso das crianças que já tomam banho de chuveiro. Algumas famílias podem achar desnecessário, mas aqui em casa nos dá segurança.

Os produtos de higiene pessoal para crianças são uma escolha bem pessoal da família. Quando o filhote era bebê, achava prático o sabonete líquido. Nessa fase maiorzinha (ele está com quase 8 anos), ele prefere xampu e condicionador. Acho bacana observar a composição dos produtos e o fato de serem próprios para crianças.

Aqui em casa temos bastante cuidado com isso porque o filhote é alérgico. Se não dermos atenção aos produtos hipoalergênicos, a dermatite já aparece! Fiz parte de um ranking, organizado pela mybest Brasil, dos 10 xampus infantis preferidos por mães blogueiras. Vou deixar o link dessa lista aqui para quem quiser saber mais detalhes do nosso preferidinho.

Para crianças pequenas, um brinquedo para a hora do banho é essencial para que o adulto responsável consiga uns momentos de distração do pequeno para realizar a higiene necessária. Mas os maiores também podem gostar de um brinquedo para alegrar esse momento. Aqui em casa, mesmo com quase 8 anos, o filhote gosta de ter uma esponja, um copo e uma seringa para brincar com a água.

A toalha fica pendurada no box, pelo menos aqui em casa, mas não pode ser esquecida nessas dicas de organização. O importante é deixar esse item à mão de quem vai enxugar a criança – especialmente se for a própria criança!

imagem de um bebê tomando banho de banheira

Fora do box:

  1. Pomada para assaduras e hidratante corporal
  2. Pijama, cueca, calcinha ou fralda
  3. Escova e secador de cabelo
  4. Cesto de roupa suja

Depois do banho, a higiene continua e, portanto, a organização também! Por aqui não usamos mais pomada para assaduras, mas pode ser necessário aí na tua casa. Como comentei acima, por conta da prevenção de dermatites, hidratante infantil é um item indispensável aqui em casa.

Deixar a roupa que o pequeno colocará após o banho por perto torna tudo mais prático também. Pode ser uma ótima oportunidade de incentivar a iniciativa e independência do filhote permitindo que ele se vista sozinho. E talvez seja uma boa ideia já deixar a roupa separada para ele só colocar.

Quando chega na parte dos cabelos, a maioria das meninas deve ter mais trabalho que os meninos. Mas deixar a escova de cabelo por perto facilita a vida. Elenquei o secador de cabelos aqui também, mas esse item certamente precisará ser utilizado pelo adulto responsável.

O cesto de roupa suja ficou por último na lista, mas será o primeiro na ordem de eventos do banho. Até crianças pequenas podem ter a responsabilidade de colocar a roupa suja no cesto assim que for tirada para tomar banho.

Dicas de organização para a hora do banho dos pequenos

Não se precisa de muito para ter uma boa organização para a hora do banho dos pequenos, né? E certamente ajuda muito no dia a dia!

Para quem gosta do assunto, já fiz um texto por aqui falando dos meus produtos preferidos para o banho. É um pouco antigo, mas vale deixar como leitura complementar.

Espero que esse post tenha sido útil para a tua família! Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) como é a organização para o banho aí na tua casa.