Aproveitando que tenho falado bastante ultimamente sobre organização para crianças em vídeo (no Instagram e no YouTube) e vocês têm gostado do tema, achei que seria importante trazer esse assunto aqui para o blog também. Preparei, com muito carinho, 3 SUPER DICAS para quem quer ter um FILHO ORGANIZADO!

Não é de hoje que eu falo sobre organização para crianças. Como gosto muito do método Montessori – essa é a nossa escolha para escolas do filhote – acabo trazendo conceitos de organização relacionados a essa metodologia.

Já escrevi longamente sobre como aplicar o método Montessori em casa. Ressalto que nesse texto já comento sobre o ambiente preparado, que é uma das 3 dicas que falarei mais abaixo. Além disso, vale mencionar também o texto sobre rodízio de brinquedos, onde falo bastante sobre a organização do ambiente e materiais dos pequenos. São leituras complementares ao post de hoje!

imagem de um bebê espiando pela porta

3 DICAS para ter um FILHO ORGANIZADO

Mas vamos entrar no tema desse texto, que é especialmente dedicado à organização para crianças. Já parou para pensar que a gente não precisa esperar a vida adulta para ser uma pessoa organizada? Não seria maravilhoso se desenvolvêssemos o hábito da organização desde pequenos?

Acredito que a habilidade de ser uma pessoa organizada pode e deve ser incentivada desde criança, para que não tenhamos tantas dificuldades na vida adulta. Em vez de ter que remediar a desorganização do adulto, podemos desde já ensinar esse hábito da organização para nossos filhos.

3 SUPER DICAS para ter um FILHO ORGANIZADO:

  1. Ambiente organizado – responsabilidade dos pais;
  2. Rotina estruturada para orientar a organização da criança;
  3. Planner infantil para comprometer crianças organizadas.
imagem de um bebê pensando para ilustrar um filho organizado

1. AMBIENTE ORGANIZADO

Essa questão do ambiente organizado não é para ser nada complicado, nem nada caro. Ter um ambiente organizado – ou ambiente preparado, como o método Montessori chama – está relacionado a ter à mão, ou melhor, à disposição todas as ferramentas que serão utilizadas na atividade realizada no momento.

Se for a hora de estudar, por exemplo, garanta que a criança tenha seus livros, cadernos, lápis e borracha próximos de si, realmente ao alcance da sua mão. É importante pensar numa mesa espaçosa o suficiente, numa cadeira adequada e numa boa iluminação.

Isso não quer dizer que precisa, necessariamente, ser um quarto de estudos, um escritório ou até mesmo uma escrivaninha. Nada impede que o pequeno faças suas tarefas escolares na mesa de jantar, desde que ela esteja preparada para esse momento!

Lembrando que essa preparação, na maioria das vezes, é responsabilidade dos pais. Quanto menor a idade da criança, mais ela precisará dos pais para essa organização do ambiente. Além disso, manter o mesmo local, com a mesma organização e estrutura ajuda imensamente na organização mental da criança e dá segurança e independência ao pequeno para desenvolver suas atividades.

2. ROTINA ESTRUTURADA

Antes de mais nada, é preciso lembrar que rotina não é sobre fazer as mesmas coisas nos mesmos horários todos os dias. Quando se fala em rotina, não significa que se quer uma repetição exata de atividades em horários pré-determinados. Muito pelo contrário!

Rotina é sobre ter uma sequência de coisas a fazer. Quando se fala em rotina, a ideia é saber o encadeamento de atividades. O quem vem antes, o que vem depois, qual a ordem que normalmente realizamos nossas atividades diárias.

Isso dá uma noção de previsibilidade para a criança e, consequentemente, diminui a ansiedade. Saber o que vem a seguir é extremamente tranquilizante para os pequenos porque traz uma forte sensação de segurança. Quanto menor a criança, mais essa estrutura se faz necessária (já falei sobre rotina para bebês por aqui).

É importante destacar que a rotina deve ser construída em conjunto com a criança, dando escolhas de acordo com a idade. Pegando as tarefas escolares novamente como exemplo, com o meu filho, que tem quase 8 anos no momento, eu pergunto se ele prefere fazer os deveres no começo ou no fim da manhã. Para uma criança menor, pode-se perguntar se ela quer fazer as atividades antes ou depois do lanche. Para um adolescente, ou pré-adolescente, pergunta-se em que horário ele quer fazer a lição. Deu para entender?

No vídeo abaixo eu dou mais exemplos para ilustrar essa diferença nas escolhas de acordo com a idade do filho. Independente da idade, é importante que sempre se dê uma escolha! Porque essa construção em conjunto da rotina do pequeno certamente trará um maior comprometimento com ela. Afinal de contas, é sobre a vidinha dele que estamos falando!

3. PLANNER INFANTIL

Sim, planner para crianças! Não vou falar aqui sobre marcas ou modelos específicos porque isso não é importante. Pode ser um planner mais genérico, uma agenda ou até mesmo um calendário.

Para os menores funciona muito bem um calendário mensal feito numa cartolina grande, por exemplo. Para crianças do Ensino Fundamental, sugiro o calendário mensal ou semanal, dependendo da idade da criança. Já para adolescentes acredito que já seja ideal uma agenda com visão semanal ou diária.

O importante é que a criança tenha seu material específico. Essa é a ferramenta de organização da própria criança. É onde ele vai anotar as aulas que terá em cada dia, as tarefas que tem que fazer em cada dia. O fato dela mesma anotar seus compromissos dá um comprometimento muito maior para a atividade.

Os pequenos que ainda não têm a escrita desenvolvida podem ter um calendário ilustrado. Usa-se figuras, no lugar das palavras, para concretizar as tarefas que devem ser feitas. Para os que já escrevem, usar cores diferentes para atividades específicas pode ajudar na visualização do planner.

Organização para crianças e como ter um filho organizado é um assunto que eu AMO – e posso falar que não tem fim! Vou deixar um vídeo sobre o mesmo tema para complementar esse texto:

Já adianto que lá no Canal do Só Melhora no YouTube tem mais vídeos sobre o assunto! Tem, inclusive, uma live que fiz no Instagram em que mostro e explico detalhadamente a rotina e o planner do filhote.

Ah! E é claro que posso continuar essa conversa, se vocês quiserem! Deixem dúvidas e sugestões nos comentários abaixo! Vou ler tudinho e preparo mais conteúdos sobre esse tema para continuarmos papeando!

imagem com o texto 3 dicas para ter um filho organizado