Não está fácil para ninguém! Esses tempos difíceis que estamos vivendo são um desafio diário para todos nós. Especialmente para pais e filhos, que têm passado 24 horas juntos em casa nessa quarentena! Haja criatividade para entreter as crianças!

Já publiquei um post com algumas atividades para fazer em casa por aqui. Mas, ampliando o tema e pensando em dar uma ajudinha a mais para as famílias que passam por aqui, resolvi compartilhar algumas ideias de atividades para curtir com os pequenos em casa. Confere as dicas do David Dias abaixo!


imagem de uma toalha e frutas para entreter as crianças

Como entreter as crianças durante essa quarentena

Você está lutando para oferecer atividade suficiente para seus filhos enquanto eles ficam presos em casa? Limitar o tempo de tela e fazer um piquenique em casa com comidinhas saudáveis são algumas ideias para ajudá-los a se divertir e ainda ter momentos mais proveitosos enquanto passam por isso.

Antes de tudo, mantenha a calma. Apesar desse cenário não ser normal, as crianças precisam da maior estabilidade possível. Afinal, eles têm os adultos como modelos de vida. Portanto, tenha consciência dos comportamentos habituais que atuam como barreiras pessoais para uma sensação de paz interior. A reflexão pode ajudar a estabelecer melhores ideias e ações para esse momento. E agora, vamos para as dicas!

Crie refeições saudáveis e criativas

Embora não existam alimentos específicos ou suplementos que previnem do novo coronavírus, aproveitar esse momento para se alimentar de forma equilibrada é a melhor maneira de obter os nutrientes necessários para ajudar o sistema imunológico a funcionar bem.

Como o isolamento nos leva a ser menos ativos, é importante exercer a criatividade para manter o balanço energético do seu filho ajustado às necessidades, evitando preparos que aumentem os níveis de açúcar que você não pode controlar.

Se você tem um quintal em casa, monte um belo piquenique no final da tarde. Assim, elas podem aproveitar o sol e se divertirem em família. Forre o chão com uma toalha de cor vibrante e coloque o suco natural em uma suqueira de vidro à disposição das crianças. Criar um ambiente atrativo estimula seus filhos a se alimentarem melhor.

Mantenha as crianças ativas

Se antes seus filhos iam para a escola, tinham momentos reservados para interação interpessoal e aproveitavam para liberar toda a sua energia, atualmente, essas atividades estão limitadas ao espaço disponível em sua casa.

Manter a atividade física é fundamental, mesmo em um ambiente confinado. Vale lembrar que as crianças devem se manter ativas por um período mínimo de 60 minutos por dia, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

Portanto, considere reservar um período do dia para momentos intensos de atividade, como brincar de esconde-esconde, jogar bola, dançar, acampamento na sala, caça ao tesouro e amarelinha. São inúmeras possibilidades para se divertir com os pequenos.

Encoraje os estudos e crie rotinas

Com certeza você já deve ter ouvido a frase “quarentena não são férias”. E não são mesmo. Porém, é bem difícil manter a rotina de estudos quando as escolas estão fechadas e as aulas estão acontecendo em ambiente digital. Algumas crianças não têm autonomia para esse tipo de educação e o desafio é maior.

Nesse momento, não deixe a peteca cair e encoraje seus filhos a estudarem, criando um ambiente propício e silencioso, de preferência em um cômodo sem tantas distrações. Para as crianças menores, que até então estavam na pré-escola, tire um momento para ler com elas ou peça ajuda dos professores para criar exercícios que estimulem a criatividade e a coordenação motora do seu filho nessa fase tão importante da vida.

Embora este seja um momento de incertezas e circunstâncias difíceis, ainda existem muitas maneiras de cuidar do bem-estar físico e mental de seu filho. Existem novas oportunidades de aproveitar esses tempos menos estruturados. Lembre-se de ajudar as crianças a entender o que está acontecendo, tomando nota das coisas pelas quais podem ser gratos.