Já te desse conta de que és especialista no teu filho? Pois é verdade! A gente pode não ter especialidade em Medicina, Educação ou Psicologia, mas toda mãe é especialista no seu filho!

E ninguém melhor do que a Bárbara Calmeto, psicóloga e editora do Mãespecialista, para falar sobre esse assunto. A querida Bárbara aceitou meu convite para escrever um texto para o Só Melhora e foi além: acrescentou uma poesia no final do post!

Vale a leitura e a reflexão!

Falando nisso, eu já escrevi uma poesia sobre meu filho especialista por aqui também.

 


 

especialista no filho

Você é especialista no seu filho

 

Olá famílias!!!

Nosso assunto de hoje é uma reflexão bem bacana sobre o mundo materno e nosso jeito especial de lidar com nossos filhos. Você já pensou que é especialista no seu filho? Sim! Especialista!

Segundo o Google, especialista é o indivíduo que possui habilidades ou conhecimentos especiais em determinada prática, atividade, ramo do saber, ocupação etc.

Quando seu filho tem algum problema de saúde, educação ou qualquer outra área você busca o que? O especialista. E está certíssima porque é o especialista que tem conhecimentos específicos do assunto para buscar o tratamento e as melhores soluções.

E no convívio familiar, a especialista no seu filho é VOCÊ!!!

mãe especialista

Para ilustrar essa constatação, vou indicar 4 fatos que comprovam que você é especialista no seu filho. Vamos lá!

1. Você foi o primeiro contato

Ser mãe é uma relação intensa de amor e esse sentimento acontece antes mesmo de ter o positivo da gravidez. Cada mãe já tem a expectativa de engravidar, mesmo em uma gravidez não planejada, e passa pelos meses de gravidez na preparação física e emocional da maternidade.

O parto é o início do contato físico real, pele a pele, para uma vida de mudanças e descobertas da maternidade em cada fase da vida do bebê. Qual mãe consegue esquecer quando viu seu bebê a primeira vez? Quando o pegou no colo? Quando o amamentou pela primeira vez? Inesquecível!!!

2. Você acompanhou (e acompanha) cada fase do desenvolvimento

Sim você está presente em cada conquista e desenvolvimento do seu filho, mesmo que trabalhe fora e não esteja presente fisicamente. Você está com ele para ensinar a engatinhar, dar os primeiros passos, experimentar novos alimentos, subir e escorregar no parquinho, começar a escrever e ler as primeiras palavras, chegar à fase da adolescência e passar por tantas mudanças.

Você está sempre com ele! E ele sabe que você o conhece para dar apoio e orientações necessárias, mesmo que algumas vezes ele não escute o que você fala. Faz parte também do desenvolvimento.

3. Você abriu (e abre) mão de muitas coisas por causa da maternidade

Ser mãe é abrir mão de muitas coisas que fazíamos antes da maternidade não é mesmo? Não ter hora para acordar, comer o que tiver na geladeira ou armário, sair sem hora para voltar, ir para passeios “adultos” sem se preocupar com quem ficará o filho. Depois da maternidade, ter comida quente e banho relaxante é um verdadeiro luxo e só damos valor para essas pequenas coisas após termos filhos.

Não estou falando que isso não compense a maternidade porque compensa sim, mas que é uma prova de resistência por muitas vezes é sim. Resistência física de aguentar noites mal dormidas até resistência emocional das birras e fases de adolescência.

Leia também: Escola de Maternidade: será que eu preciso?

4. Você é o porto seguro do seu filho

Acima de tudo você precisa saber que é o porto seguro do seu filho, é a pessoa que ele vai procurar e pensar em qualquer situação, principalmente de perigo ou tristeza. Ele sabe, mesmo que não expresse abertamente isso, que pode contar com você em qualquer situação.

Minha dica é: fale isso para ele! Diga que ele pode contar com você para situações de alegria, vitórias e também nas situações de dificuldades, confusão e medo. Isso dará conforto para seu coração de mãe e fortalecerá a relação de amizade de vocês. Em qualquer idade, diga com todas as palavras porque o subentendido não está entendido ok?

 

especialista no meu filho

Cada uma de nós vive a maternidade da maneira que melhor consegue e suas experiências são únicas. Mesmo que você tenha mais de filho, cada gestação e cada vivência da maternidade é única.

Sua maternidade é real porque é aquela que você vive nesse momento. Quem tem a oportunidade de ter mais de um filho percebe nitidamente que cada gravidez foi de uma maneira, porque são momentos distintos que estamos passando.

Isso vai refletir no nosso comportamento atual de mãe e na relação com nossos filhos. Mas acima de tudo, sinta-se vitoriosa! Porque ser mãe é sim uma vitória vencida diariamente, em qualquer circunstância.

Abaixo deixo uma poesia que fiz para meus filhos em agradecimento à Deus e à eles pela dádiva de ser mãe.

 

Meus filhos queridos

Amo vocês desde o desejo de ser mãe

Vocês trouxeram outro sentido para minha vida

Me ensinaram que o tempo é relativo

E precioso e se multiplica

Me ensinaram que as emoções são intensas

Com choros e sorrisos ao mesmo tempo

Sem definição exata do que sinto

Me ensinaram que a maternidade é uma montanha russa

Com subidas e descidas, com altos e baixos

Com muita adrenalina e diversão

Me ensinaram a valorizar horas seguidas de sono,

Uma refeição quente, um banho com cabelo lavado,

Um salto a ser usado, uma maquiagem feita

Sim meus filhos! Vocês me ensinaram muito

Nesse pouco tempo que já convivemos

E minha maior alegria

É saber que nossa relação vai ser de aprendizado eterno

E que vocês podem contar comigo SEMPRE

E que eu posso contar com vocês PARA SEMPRE.

 

Bárbara Calmeto, psicóloga que trabalha em consultório e mãe da Beatriz de 6 anos e Lucas de 1 ano. Suas grandes paixões são: viajar, escrever, fotografar. Além disso, é editora do Blog Mãespecialista.

 


 

Já tinhas percebido que és especialista no seu filho? Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok)! Vamos conversar!

 

Que tal mais poema de mãe para aquecer o coração?
Tem muito mais poesia de mãe por aqui! Tem poesia para o nascimento do filho. Tem uma poesia para cada mês do primeiro ano do bebê. Tem poesia de mãe para mãe. E, claro, tem poesia de mãe para filho.

conheço meu filho

E tem uma pasta recheada de poesias maternas lá no Pinterest Só Melhora. Vale a pena dar uma olhada.

 
Imagens: Pixabay