Estivemos em Estocolmo em julho de 2017 e nos divertimos muito na cidade! Passamos 3 dias inteiros por lá (2 dias inteiros e 2 meios dias). Essa foi a última parada dessa Eurotrip e vim compartilhar nossas dicas de o que fazer em Estocolmo em 3 dias.

Para saber todos os detalhes da Eurotrip 2017, recomendo a leitura do nosso roteiro Europa.

Lembrando que essa foi uma viagem sem filho. Então, quem estiver viajando com crianças vai precisar adaptar nossa programação para o ritmo dos pequenos.

Eu utilizei algumas dicas de sites diversos pela internet e confirmei tudo com um casal de amigos que mora na cidade. Contar com a ajuda de pessoas locais é super importante! Nós acabamos adaptando nosso roteiro inicial por conta disso.

O que fazer em Estocolmo em 3 dias:

estocolmo em 3 dias trem

Estocolmo é uma cidade que mistura antiguidade com modernidade. Há um grande legado histórico e muita coisa envolvendo a cultura viking, mas não se pode esquecer que é uma metrópole, com tudo que há nas grandes cidades.

Nós fizemos muitos dos passeios abaixo a pé, mas também andamos um pouco de trem (tanto subterrâneo quanto de superfície). Na estação central há um centro de informações onde se pode entender o sistema público de transporte e comprar as passagens. É possível se virar tranquilamente com o inglês.

estocolmo em 3 dias prefeitura

Stadshuset (Prefeitura)

Começamos logo conhecendo a prefeitura. A construção é linda e ladeada pelos canais. Pode-se visitar a parte interna do prédio, inclusive o salão onde anualmente acontece o jantar de premiação do prêmio Nobel.

Mas nossa preferência é pela área externa, que é linda! É um ponto bem turístico e costuma estar frequentemente cheio de pessoas.

estocolmo em 3 dias gamla stan

Caminhar pela Gamla Stan

Um dos nossos programas preferidos durante uma viagem assim é simplesmente caminhar. Gamla Stan é uma ótima região para isso: é o antigo centro da cidade, estabelecida no século 13 pelos Vikings.

Ruas estreitas de paralelepípedo, casinhas coloridas e muitas pontes que conectam a ilha de Stadsholmen às outras ilhas de Estocolmo. É aqui que estão os principais pontos turísticos da cidade.

estocolmo em 3 dias palácio real

estocolmo em 3 dias guarda

Kungliga Slottet (Palácio Real)

O Palácio Real é uma grande construção que abriga vários museus. Confesso que ficamos um pouco perdidos por lá. Senti falta de uma orientação mais objetiva. Há vários mapas (um para cada museu), mas queria uma indicação de como visitar o palácio num todo.

Visitamos alguns museus, não encontramos outros, mas passeamos bastante por lá. Além dos museus, é bacana acompanhar a troca da guarda real.

A troca da guarda acontece diariamente ao meio dia e tem uma pequena cerimônia para isso. Quando fomos, estava bem cheio e precisamos chegar um pouco antes para conseguir um bom lugar (eles demarcam locais específicos para que o público possa observar).

estocolmo em 3 dias catedral

Storkyrkan (Catedral de Estocolmo)

Bem ao lado do Palácio Real está a Igreja de São Nícolas – a Catedral de Estocolmo. É a construção e igreja mais antiga da cidade, considerada um exemplo autêntico de construção Sueca Gótica.

A parte externa da construção já é bonita, mas a parte interna é ainda melhor!

estocolmo em 3 dias arte

Moderna Museet (museu de arte moderna e arte a céu aberto)

Eu particularmente gosto de arte moderna. Ao saber que Estocolmo tinha um museu de arte moderna com arte a céu aberto, logo me interessei em visitar. Há várias esculturas coloridas na área externa, mas preciso ser sincera em dizer que achei apenas OK.

Estocolmo é conhecida por sua grande quantidade de museus (tem museu para todos os gostos!). O de arte moderna não está entre os meus preferidos de lá (ao menos nessa viagem para Estocolmo em 3 dias).

estocolmo em 3 dias vasa

Vasamuseet (Vasa museum)

Já que estamos falando em museus, vamos falar de um que realmente vala a pena! O museu Vasa foi construído em homenagem a cultura viking Sueca. Sua principal atração é o navio Vasa.

O Vasa era um navio que zarpou de Estocolmo em 1628 e naufragou logo depois. Ficou desaparecido por vários seculos, até que foi redescoberto semi-intacto na década de 50. Passou décadas sendo restaurando e agora está em exposição em seu próprio museu – sendo o museu mais visitado da Escandinávia!

Preciso dizer que eu achava meio exagerada essa fama toda só por causa de um navio. Mas depois de conhecer o museu entendi porque todo esse interesse. É um passeio imperdível para quem vai a Estocolmo em 3 dias ou menos!

estocolmo em 3 dias skansen

Skansen

Outro passeio imperdível (especialmente para quem tem criança) é o Skansen. Eles chamam de museu a céu aberto porque lá está retratada a evolução dos costumes e estilos de vida suecos em diferentes partes do país.

É uma mistura de museu, zoológico e parque. Há casas típicas, fazendas com animais, trabalhadores com trajes típicos. Num roteiro para Estocolmo em 3 dias, é um passeio para, pelo menos, uma tarde inteira.

estocolmo em 3 dias slussen

Elevador de Slussen

É um passeio nada turístico, não fica numa localização central, mas vale o desvio. É um ponto onde da para ver a cidade inteira! Visão panorâmica das ilhas, das torres, da Gamla Stan. Vale a pena!

Fica num prédio comercial que pode ser acessado pelo elevador normal ou por uma pontezinha que fica numa parte mais alta do bairro (atrás desse prédio comercial). Há um bar/restaurante lá em cima, mas como fomos durante o dia, ele estava fechado.

estocolmo em 3 dias saluhall

Saluhall

Saluhall é algo como o mercado público de Estocolmo. Há vários estandes vendendo todo tipo de comida (de peixes a chocolates!), mas tudo muito bem decorado e organizado – afinal de contas, é Estocolmo.

Pelo que entendi, quando fomos, o mercado original estava em reforma e os comerciantes montaram algo provisório num galpão ao lado. Mesmo o provisório deles estava impecável. Ameio o passeio, compramos várias comidinhas por lá e aproveitamos para almoçar também. Delícia!

estocolmo em 3 dias barco

estocolmo em 3 dias 01

Royal Canal Tour

Esse é um dos passeios de barco (há várias opções) incluído no Stockholm Pass (vale a pena se informar sobre esse passe – nós compramos o que dá direito a entradas nos museus e transporte público). Assim como Amsterdã, Estocolmo precisa ser vista desse ângulo!

Passear pelos milhares de canais é uma forma super bacana de conhecer a cidade. Fica a dica para levar uma bebidinha e alguns petiscos para os passeios mais longos. Há diversos pontos de partida, diversas rotas e a maioria inclui um áudio-guia em português.

 

Onde comer em Estocolmo:

Não vou negar: Estocolmo é uma cidade cara para se comer. Para se beber, então, ainda mais! Aliás, para que vocês não sejam surpreendidos (como nós fomos!) já aviso: não se pode comprar bebida alcoólica em qualquer lugar por lá.

O comércio de bebidas alcoólicas é regulado pelo governo e só se pode comprar em lojas específicas (que fecham cedo!), com documento de identidade, ou em bares e restaurantes (pagando um precinho salgado). Mas nós somos do tipo de viajante que entende que o turismo gastronômico é um dos pontos altos da viagem!

Fomos em alguns restaurantes indicados pelos amigos nativos e outros descobrimos em meio aos passeios por Estocolmo em 3 dias. Em alguns desses passeios, acabei esquecendo de fotografar.

Palácio Real – há um quiosque que vende lanches e frutas dentro do pátio do Palácio, mas nós não experimentamos.

Vasamuseet – restaurante com bastante opção para refeições ou lanches, no estilo buffet. Estava bem cheio quando fomos, mas conseguimos sentar numa mesa interna. Gostamos de tudo que experimentamos.

Skansen – há várias opções de refeições e lanches por lá. Em pontos diferentes do parque há mini praças de alimentação com mesas coletivas. Nós lanchamos e jantamos por lá e estava tudo MUITO gostoso!

estocolmo em 3 dias saluhall2

Saluhall

Claro que quisemos comer no mercado público deles! Os estandes de comida, de uma forma geral, vendem os alimentos para se levar para casa OU preparam para comer por ali mesmo. Há muita opção e todas pareciam deliciosas – de verdade!

Nós escolhemos um estande que tinha uma área privativa com mesas em frente (há também uma área com mesas coletivas). Escolhemos cada um uma bela salada, um vinho branco para acompanhar e tivemos uma experiência deliciosa!

estocolmo em 3 dias fisk

Stockholm Fisk

Foi nossa primeira refeição em Estocolmo e já ficamos encantados! O restaurante fica próximo à Estação Central, no térreo de um hotel.

Eu pedi uma refeição típica: purê de batatas com almôndegas. Acompanhando, veio uma salada de pepino e uma calda de frutas vermelhas simplesmente sensacional. Meu príncipe foi de salmão com limão siciliano, acompanhado de batatas com molho. Vinho branco para beber e o resto da noite para agradecer a delícia de refeição!

estocolmo em 3 dias aifur

estocolmo em 3 dias aifur2

Aifur Krog & Bar

A melhor dica de todas eu deixei por último: Aifur é um restaurante temático viking! É um lugar que oferece toda uma experiência gastronômica. O cardápio, os garçons, a música, a iluminação, a decoração, tudo é pensado na experiência Viking por inteiro.

Eu pedi um risoto de funghi com um tipo de chips de couve. O Charlles pediu um prato com vários tipos de carne de caça. Dividimos um vinho tinto e uma sobremesa típica que era uma espécie de bolinho de chocolate com nozes. Tudo estava incrível! Recomendo fortemente!

Ah! Eles só atendem com reserva antecipada, mas é bem simples de fazer pelo site.

 

Onde se hospedar em Estocolmo

Mais uma vez, nós optamos por ficar numa região meio central, para poder fazer o máximo de coisas a pé. Demos uma pesquisada pela internet e encontramos uma boa avaliação do Radisson Blu Waterfront Hotel.

estocolmo em 3 dias hotel

Radisson Blu Waterfront Hotel

Há mais de um Radisson Blu em Estocolmo. Ficamos no Waterfront, que se localiza próximo à Prefeitura e à Gamla Stan. Fica de frente para uma das entradas da Estação Central.

O quarto era grande, cama confortável e banheiro excelente. Tinha frigobar e ar condicionado. Optamos pela diária sem café da manhã (achei o preço do café da manhã caro). Adoramos o hotel e recomendo.

estocolmo em 3 dias 02

Mais um post que ficou gigante (como todos dessa Eurotrip), mas como ser concisa ao falar de uma cidade tão encantadora? São muitas opções bacanas para quem vai para Estocolmo em 3 dias!

Se ficou alguma dúvida sobre esse roteiro de Estocolmo em 3 dias, é só deixar aqui nos comentários que eu respondo tudinho! Ah! E se tiver algo a acrescentar, por favor, me conta! A ideia é mesmo trocar experiências por aqui 😉

estocolmo em 3 dias pinterest

Para quem perdeu os outros posts dessa viagem, confere aqui:

Uma visita a Amsterdã em 3 dias com gostinho de quero mais. Um passeio de carro pela Rota Romântica em 4 dias no sul da Alemanha. E boas dicas para curtir Dresden (Alemanha) além do tradicional.