Sim, junho já terminou. Mas por aqui, as festas juninas continuam a todo vapor! É hora de Scrap Junino! Já tivemos festa junina dos amigos e do colégio do filhote (quem acompanha a gente pelo Instagram viu tudo!). E ainda teremos festa do condomínio e talvez ainda uma da igreja.

É festa junina que não acaba mais! Será que a gente gosta? 🙂

Há uma certa polêmica sobre a grafia, se quando a festa for realizada em julho o correto seria “julina” ou continuaria sendo “junina”. Não vamos entrar nesse mérito! O que queremos mesmo é curtir com scrap junino!

Então, separei algumas ideias que vi pelo Pinterest sobre essa comemoração para dividir com vocês. Lembrando que as minhas seleções sempre puxam para o lado do scrap simples – fofurinhas que a gente pode fazer com papel, tesoura e cola, prezando pela simplicidade sem perder o charme!
(clicando nos títulos, vocês serão redirecionados ao site original)

Scrap Junino – Convites

Bandeirolas costuradas

scrap junino costuradas

Esse é o meu item preferido de todos os que estão aqui! Amei esse convite em papel craft e essas bandeirolas costuradas! Na imagem acima, as bandeiras são de couro sintético, mas dá perfeitamente para fazer com papel. Penso que o mais importante aqui são as cores, que se complementam e ficaram super harmoniosas. Ah! Já sabem que falta de máquina de costura não é desculpa… dá para costurar à mão (eu até prefiro!)

Bandeirolas com botões
scrap junino botoes

Outra ideia de convite lindo que encontrei foi esse, que valoriza as bandeirinhas com os botões coloridos no meio. Aqui as bandeiras são mais coloridas mas, novamente, as cores conversam entre si – e os botões acompanham a mesma paleta de cores. Bandeiras e botões foram colados num barbante e o fundo do convite também é de craft, mas com uma borda colorida.

Scrap Junino – Porta-guardanapos / centro de mesa

Palitos verdes
scrap junino palitos

Fiquei encantada com esses porta-guardanapos feitos com palitos de picolé! Esse primeiro foi pintado de verde e enfeitado com bandeirinhas de papel colorido coladas no barbante.

Palitos crus
scrap junino crus

Esse segundo é um pouco mais simples, mas igualmente charmoso. Aqui os palitos foram deixados crus mesmo e as bandeiras foram coladas direto no palito (sem barbante). Simples, fácil e lindo.

Scrap Junino – Saquinhos enfeitados

Saquinho em craft
scrap junino saquinho

Quis trazer essa ideia de saquinhos (ou potinhos) porque achei super versátil: dá para usar para colocar as comidinhas da festa (docinhos, paçocas, pipoca, etc), dá para deixar de enfeite de mesa e ainda serve como lembrancinha (os convidados podem levar para casa).

Esse primeiro é justamente essa ideia de lembrancinha. Saquinho de papel craft com bandeirolas coloridas coladas no barbante e um pregador de roupa para fechar. Mais uma vez: simples, fácil e lindo! Adorei!

Caixinhas de papel
scrap junino caixinha

Essas caixinhas de papel de scrap são perfeitas para colocar comidinhas de festa junina. Só observem que, nesse caso, o papel precisa ser dupla face (com estampa dos dois lados), pois ambos os lados aparecem. Aí, é só recordar a folha em forma de cruz, vincar o quadrado do centro e unir os quatro lados com uma fita ou sianinha (como na foto). É só fazer um furinho em cada canto superior e passar a fita, dando um lacinho num canto – na foto não tem esse laço, mas acho ainda mais charmoso se tiver.

Barquinho de papel

barco de papel

Essa ideia é genial! A boa e velha dobradura de barquinho de papel foi valorizada com bandeirolas coloridas (coladas num barbante e num palito de churrasco). Tornou-se um lindo enfeite que decora a festa e pode ser levada de lembrança. O mais legal é que a própria foto já tem um passo a passo.

Cone de papel

scrap junino cone
Tá, eu juro que essa é última ideia de saquinho enfeitado. Mas é que essas ideias são tão simples e lindas, que são irresistíveis! Claro que o foco aqui é festa junina, mas dá para aproveitar para qualquer outro tema apenas mudando a decoração dos saquinhos. Fala sério se não é puro charme server pipoca (ou amendoim, biscoitinhos, frutinhas) num cone assim?!

Scrap Junino – Decoração

balão de papel

Essa é uma dobradura típica de festa junina – e bem especial para mim porque minha mãe adorava fazer esse balão, quando eu era criança, e eu achava super complexo e amava quando ela fazia! Clicando no link do título tem um vídeo mostrando direitinho como fazer a dobradura.

Plaquinhas para comida
scrap junino plaquinhas

Essa é para inspiração mesmo. A foto mostra plaquinhas para identificar as comidas impressas por computador e coladas num palito, mas eu já pensei em fazer plaquinhas de palito de picolé (para combinar com os porta-guardanapos lá de cima) e escrever com canetinha mesmo. Ah! Para decorar, mais bandeirinhas coloridas coladas.

E aí? Gostaram das ideias de scrap junino?

Bora colocar em práticas e fazer festas juninas cheias de charme por aí!
Quem fizer, me marca na foto (@somelhora) que vou adorar ver essas fofurices!

Ah! E quem quiser mais inspirações de scrap junino, é só dar uma espiada no quadro específico que fiz lá no Pinterest!