Só Melhora http://somelhora.com.br Reflexões de vida pós maternidade Sat, 22 Sep 2018 20:17:51 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.9.8 http://somelhora.com.br/wp-content/uploads/2018/01/cropped-somelhora-logo-imagem-32x32.png Só Melhora http://somelhora.com.br 32 32 98878554 DIY Jogo Dinossauros: para fazer em casa com as crianças! http://somelhora.com.br/2018/09/21/diy-jogo-dinossauros/ http://somelhora.com.br/2018/09/21/diy-jogo-dinossauros/#respond Fri, 21 Sep 2018 15:00:59 +0000 http://somelhora.com.br/?p=6883 Meu filhote, no auge dos seus 5 anos (e meio – como ele mesmo insiste em me lembrar!) está começando a curtir jogos. Já sabe jogar dominó, dama e até um pouquinho de xadrez. Mas os preferidos têm sido os jogos de tabuleiro, como esse...

O post DIY Jogo Dinossauros: para fazer em casa com as crianças! apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
Meu filhote, no auge dos seus 5 anos (e meio – como ele mesmo insiste em me lembrar!) está começando a curtir jogos. Já sabe jogar dominó, dama e até um pouquinho de xadrez. Mas os preferidos têm sido os jogos de tabuleiro, como esse DIY Jogo Dinossauros que quero mostrar hoje.

Ficamos um bom tempo nos divertindo com um dado, algumas pecinhas que se movimentam e um tabuleiro a ser percorrido. O bom desses jogos de mesa é que a família toda entra na brincadeira! Avós, tios e primos também participam.

Meu pai resolveu juntar esse interesse por jogos com a paixão por dinossauros do pequeno. Com a ajuda do neto, os dois inventaram esse DIY Jogo Dinossauros. Meu pai ficou responsável pela produção do tabuleiro, do dado e das peças e o filhote fez as regras do jogo.

Deu tão certo que resolvi compartilhar a ideia por aqui e mostrar como é bacana fazer um jogo de dinossauro em casa. Para facilitar as coisas, aqui em baixo tem os arquivos prontinhos. Basta imprimir, recortar e colar.

Faça você mesmo um jogo dos dinossauros! Ou melhor, chama a criançada para construir esse jogo de dinos junto! É diversão garantida!

 

jogo de dinossauro

DIY Jogo Dinossauros

Para montar o jogo completo, é necessário ter essas 3 partes: o tabuleiro, o dado e as peças que representam os jogadores.

As pecinhas dos jogadores podem ser pedrinhas, tampinhas, botões. Aproveitem o que tiverem em casa e usem a imaginação. Deixem as crianças escolherem as peças.

O dado pode ser comprado pronto (ou aproveitado de outro jogo) ou confeccionado em casa, com a ajuda dos pequenos.

 

dado de jogo

Para montar o dado em casa:

O dado pode ser feito com uma folha branca, de preferência com gramatura 180 ou maior. Sugere-se quadrados com lados de 3 cm. Não esqueçam de deixar 0,5 cm para colar um lado no outro.

Para entender melhor como montar o cubo, meu pai fez um arquivo onde fica fácil visualizar a montagem: Planificação do Dado.

Quem preferir simplificar a confecção do dado, pode simplesmente imprimir o arquivo acima, recortar e colar nos locais indicados.

 

jogo de dinos

Para montar o tabuleiro:

Para a montagem do tabuleiro é necessário imprimir o arquivo da base e o arquivo das peças de dinossauros.

Arquivo da base: Dinossauros – Base do jogo

Arquivo das peças de dinossauros: Dinossauros – peças do jogo

 

O arquivo da base está em formato .PDF e configurado para uma folha A3. Sugere-se imprimir em gráfica rápida, colorido e num papel de gramatura 180 ou superior.

O arquivo dos dinos também está em formato .PDF, mas configurado para folha A4. Ou seja, é possível imprimir em casa. Entretanto, minha sugestão é imprimir também numa gráfica rápida, colorido, para ficar semelhante à impressão da base.

Será necessário recortar as peças de dinossauro e colar nos respectivos números das casas da base. Para saber onde se deve colar cada tipo diferente de dinossauro é só seguir o que consta nas regras do jogo: Dinossauros – Regras do jogo.

 

Regras DIY Jogo Dinossauros

Para construir as regras do jogo de dinossauro, meu pai foi fazendo assim:

– Vinicius, onde vamos colar o anquilossauro?

– Na casa 02, vovô Rau.

– E o que acontece se o jogador parar na casa do anquilossauro?

– Ele fica uma rodada sem jogar.

 

E assim foi com todas as espécies de dinos. Montar as regras já foi uma diversão por si só!

Vocês podem aproveitar as regras do Vinicius ou construir suas próprias. Aproveitem o momento!

 

jogo dinossauro

Construir um jogo dinossauro em casa é diversão e educação!

Pode-se aproveitar o momento do jogo para trabalhar as diferentes espécies de dinossauros com os pequenos. Meu pai fez um arquivo super educativo com as características de casa espécie: Dinossauros – Características.

 

Aliás, o trabalho do meu pai nesse jogo foi tão, mas TÃO completo, que ele preparou todos os arquivos desse post e ainda me mandou algumas dicas para eu compartilhar com vocês! Obrigada pela parceria e pela generosidade, papai!

 

Algumas dicas:

01 – As regras não são rígidas. Podem ser alteradas conforme a criatividade das crianças.

02 – O arquivo com a base do jogo está no formato PDF, para facilitar a impressão, que deve ser em tamanho A3.

03 – O arquivo com as figuras dos dinossauros, que serão coladas sobre a base do jogo, também está no formato PDF, com a mesma facilidade de impressão.

04 – As figuras dos dinos tem vários tamanhos e duas direções (direita e esquerda) para compor o jogo conforme as regras a serem definidas.

05 – Com o intuito educativo, o arquivo “Dinossauros – Características”, apresenta um resumo dos principais atributos de cada dino aqui aplicado.

06 – Para dar maior durabilidade à base do jogo, sugere-se a impressão em papel com uma maior gramatura.

07 – O sentido do movimento do jogo é sugerido com a saída na casa 01 e finalizado na casa 48.

08 – Com intuído educativo, anexamos um arquivo em PDF, com a sugestão da montagem de um cubo.

09 – As peças para compor e movimentar cada jogador, podem ser pedrinhas, botões, ou cones feito com papel.

 

Lembrando que essa não é primeira contribuição do meu pai aqui no blog. Já publiquei um texto dele sobre o primeiro mês do Vinicius.

 

como fazer jogo dinossauros

E aí? Gostaram desse DIY Jogo Dinossauros? Espero que ele seja útil para vocês e que se divirtam muito com os pequenos em casa!
Agora conta pra mim aqui nos nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) se a criançada curte dinossauros por aí. E não esqueçam de me avisar se fizerem o jogo dos dinos!

 

Para quem está procurando mais atividades para fazer com os pequenos em casa, deixo a sugestão de scrapbook com crianças. Além disso, já publiquei por aqui um post recheado de brincadeiras para fazer dentro de casa.

 

Ah! E tem uma pasta no meu Pinterest só sobre atividades para brincar em casa. Vale a penar dar uma olhada.

 

 

jogo de dinossauros

 

O post DIY Jogo Dinossauros: para fazer em casa com as crianças! apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
http://somelhora.com.br/2018/09/21/diy-jogo-dinossauros/feed/ 0 6883
3 anos de blog Só Melhora! (post comemorativo) http://somelhora.com.br/2018/09/18/3-anos-de-blog-so-melhora-post-comemorativo/ http://somelhora.com.br/2018/09/18/3-anos-de-blog-so-melhora-post-comemorativo/#comments Tue, 18 Sep 2018 20:04:10 +0000 http://somelhora.com.br/?p=6877 Sim! Esse é um post comemorativo! Setembro é o mês de aniversário do Só Melhora e gosto – preciso! – dividir essa alegria com vocês. 3 anos de blog Só Melhora! É ou não é algo para se celebrar? Desde o primeiro post escrito aqui,...

O post 3 anos de blog Só Melhora! (post comemorativo) apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
Sim! Esse é um post comemorativo! Setembro é o mês de aniversário do Só Melhora e gosto – preciso! – dividir essa alegria com vocês. 3 anos de blog Só Melhora! É ou não é algo para se celebrar?

Desde o primeiro post escrito aqui, muita coisa mudou, menos minha alegria em escrever e compartilhar meus textos com vocês. Nesses 3 anos, foram mais de 400 posts e 3 mil comentários! Uau! É muita conversa – e das boas! Cada comentário recebido por aqui é um afago no meu coração.

 

3 anos de blog

Muito obrigada por esses 3 anos de blog Só Melhora!

E lá se vão quase 610 mil visualizações!

E lá se vão mais de 370 mil pessoas diferentes passando por aqui!

E lá se vão quase 10 mil seguidores pelas redes sociais!

 

Minha gratidão é ainda maior que todos esses números!

Quero repetir aqui os agradecimentos feitos no primeiro aniversário do Só Melhora (porque eles continuam valendo!):

Obrigada por lerem os textos, por comentarem e compartilharem o conteúdo.

Obrigada por me mostrarem que eu não estou sozinha nessas reflexões e por dividirem suas vivências comigo.

Obrigada por cada e-mail, cada like, cada mensagem que faz o meu dia muito mais feliz.

Obrigada por fazerem parte da minha vida (também pelas redes sociais), por me deixarem fazer parte um pouquinho da vida vocês e pela amizade real que existe nesse mundo virtual.

Obrigada por me mostrarem que esse espaço é muito mais do que o lugar onde publico meus textos, minhas poesias e mostro meus scraps – ele é útil para vocês assim como é para mim.

Obrigada pelo incentivo, pelas críticas e sugestões e pelo tanto de carinho que recebo! Esse é o combustível para que eu continue escrevendo e tenha cada vez mais vontade de melhorar.

 

Uau! 3 anos de blog Só Melhora!

Esse último ano foi mesmo especial. Costumo dizer que foi um processo de profissionalização do blog. O Só Melhora ganhou um logomarca própria, assim como toda uma identidade visual. Parte dessa identidade veio com o novo leiaute, parte foi construída com vocês leitoras (como as categorias do menu principal e as do menu secundário – no rodapé).

Agora o blog possui uma política de privacidade por escrito e é oficialmente monetizado (notaram que agora há algumas caixas de publicidade?). Aliás, gostaria de saber a opinião de vocês sobre a publicidade: acham que está poluindo o blog ou está ok?

As trocas de experiências (pelos comentários aqui do blog, por e-mail e pelas redes sociais) continuam sendo a maior riqueza desse espaço! Como eu já disse no post de 2 anos do Só Melhora:

Cada comentário é importante para mim. Cada e-mail é importante para mim. Cada mensagem privada é importante para mim. Cada curtida ou coraçãozinho é importante para mim. Cada compartilhamento ou repost é importante para mim.

MUITO OBRIGADA por essa troca!

E já que estamos comemorando o aniversário de 3 anos de blog Só Melhora, vou pedir um presente para vocês. Que tal comentarem aqui embaixo o que vocês mais gostaram desde o início do blog? Ainda mais importante: quero saber o que vocês gostariam de ver por aqui nesse novo ano que estamos começando.

 

três anos de blog

Algumas curiosidades desses 3 anos de blog:

 

Os 5 posts mais acessados:

  1. 6 Planners Digitais para 2018 gratuitos para imprimir (+ de 160K)
  2. Mais Planners gratuitos 2018 digitais para imprimir (+ de 45K)
  3. Cartão para anunciar a gravidez para os avós (+ de 38K)
  4. Amor de geração para geração (+ de 27K)
  5. Quando o filho sofre, a mãe sofre em dobro! (+ de 25K)

Planner, Scrap, Maternidade e Poesia: praticamente todas as categorias principais do blog representadas nesse TOP5!

 

As 5 palavras mais pesquisadas:

  1. ser mãe
  2. amo o pai do meu filho
  3. planner
  4. anunciar
  5. mãe de menino

 

Os 5 estados que mais acessam:

  1. São Paulo (28%)
  2. Rio de Janeiro (11%)
  3. Minas Gerais (10%)
  4. Paraná (7%)
  5. Rio Grande do Sul (6%)

Cadê meu estado, gente? Catarinenses, onde estão vocês?? Fica aqui a campanha: divulgue o Só Melhora para um catarinense!

 

Público:

44% tem idade entre 25 e 34 anos;
89% é feminino;
63% acessa pelo celular.

 

Vale a pena repetir: MUITO OBRIGADA por esses 3 anos de blog Só Melhora!

E não esquece de deixar o meu presente aí embaixo nos comentários, hen? 😉

O post 3 anos de blog Só Melhora! (post comemorativo) apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
http://somelhora.com.br/2018/09/18/3-anos-de-blog-so-melhora-post-comemorativo/feed/ 6 6877
Quando e como cortar as unhas dos bebês? http://somelhora.com.br/2018/08/28/unhas-dos-bebes/ http://somelhora.com.br/2018/08/28/unhas-dos-bebes/#respond Tue, 28 Aug 2018 15:00:43 +0000 http://somelhora.com.br/?p=6858 Quem é mãe e pai sabe bem que cortar as unhas dos bebês não é tão fácil quanto parece. Como pode seres tão pequenos terem unhas que crescem tanto? Lembro bem da primeira vez que eu cortei as unhas do meu bebê. Isso porque foi...

O post Quando e como cortar as unhas dos bebês? apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
Quem é mãe e pai sabe bem que cortar as unhas dos bebês não é tão fácil quanto parece. Como pode seres tão pequenos terem unhas que crescem tanto?

Lembro bem da primeira vez que eu cortei as unhas do meu bebê. Isso porque foi um episódio traumático – para o meu marido, não para o meu filho. Sim, eu cortei um pedacinho do dedo do pequeno junto com a unha.

O pai da criança, que já não gosta muito de sangue, me deu uma bela de uma bronca por eu ter machucado alguém recém-nascido. Mas eu vivia ouvindo: “cadê a mãe dessa criança, que deixa ele se arranhar com essas unhas tão compridas?”. Alguém tinha que fazer algo em relação a isso – e só eu tive coragem.

Eu registrei os momentos especiais do meu filhote num scrapbook de bebê.

Bem que eu queria ter lido dicas como as da Thais Borges naquela época. Por isso, resolvi compartilhar o texto abaixo por aqui, recheado de dicas sobre como e quando cortar as unhas dos bebês.


 

Quando e como cortar as unhas dos bebês?

Quando e como cortar as unhas de um bebê pela primeira vez é uma preocupação comum para os pais de primeira viagem. Certamente você já ouviu falar que o correto é esperar cerca de um mês, mas em alguns casos antes de completar o primeiro mês, os bebês podem estar com unhas longas ou quebradas que já causam arranhões e podem machucar, logo, você pensa se é correto cortar as unhas de seu filho.

O que fazer?

A primeira coisa que deve saber é que as unhas dos neonatos são frágeis e quebradiças, com tendência a se romperem irregularmente até a terceira semana de vida, quando tendem a ser mais resistentes. Em segundo lugar, elas estão muito próximas da pele, por isso é fácil ferir o bebê ao cortá-las.

Mesmo que você tente igualar suas bordas, é muito provável que as unhas continuem a quebrar e que alguns arranhões ainda apareçam. Eles geralmente são pequenos ferimentos, curam-se espontaneamente e o único cuidado que precisa é mantê-las limpas.

 

É correto usar luvas para evitar que o bebê se arranhe?

Por outro lado, é preferível soltar as mãos do bebê. Não é aconselhável mantê-las cobertas constantemente para evitar arranhões. Luvas devem ser reservadas para quando necessário para proteger do frio.

Se você está muito preocupado com o estado das unhas antes da terceira semana pode usar um cortador de unhas especial para bebês, com uma superfície simples e extremidades arredondadas, para polir as bordas irregulares sem precisar aplicar pressão para cortar.

Cuidado com a tesoura

As pontas da tesoura apropriada para cortar unhas de bebês ajudam a prevenir ferimentos. Mas, lembre-se de que as unhas dos bebês estão muito próximas da pele e, no começo, não é fácil reconhecer bem a área em que elas são verdadeiramente livres.

Cuidado para não encravar as unhas dos bebês

Se, no entanto, você quiser tentar cortar com uma tesoura, deve fazê-lo com cuidado, tendo em conta, desde o início, e depois disso, o corte não deve ser apressado (a unha deve ser cortada ligeiramente acima da borda da pele), você não deve seguir a linha arredondada do dedo (deixe os cantos quadrados), é conveniente lixar a borda da unha e aplicar uma loção hidratante no final.

Cortando dessa forma o surgimento de unhas encravadas é impedido porque a área conjunta da unha e da pele é muito fina e sensível em bebês, pode corroer facilmente e incentivar o encravamento.

O mesmo deve ser feito com as unhas dos pés, que crescem mais lentamente do que as das mãos. Corte-os apenas quando necessário, verifique-os cuidadosamente quando seu filho começar a engatinhar e andar e altere o tamanho dos sapatos conforme o tempo. Calçar a criança com sapatos muito justos é um fator de risco adicional para as unhas crescerem encravadas.

momento unha

Momento ideal para cortar as unhas

Para evitar acidentes, tente escolher momentos em que você e seu bebê estejam relaxados. Por exemplo, após o banho ou até mesmo quando o bebê está dormindo.

A dupla mãe-pai, ou vice-versa, pode ser uma boa alternativa para distraí-lo, focar sua atenção em outra coisa e ser capaz de segurá-lo com firmeza. Mas nunca forçar. Se causar nervosismo e / ou choro, é melhor deixar para outra hora.

No caso de causar um pequeno corte na pele, você deve fazer uma pressão suficiente com gaze na área até parar o sangramento, e, em seguida, mantê-lo limpo e arejado. Não é preciso colocar um band-aid, pois abafa o local e pode retardar o processo de cicatrização e o bebê pode tirá-lo ao colocar as mãos na boca e isso pode causar um acidente de sufocamento.

Texto por Thais B. – Lá Folia


 

Mais alguma dica importante sobre unhas dos bebês? Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok). Adoro conhecer mais dicas!

 

 

Tem mais textos de cuidados com bebês por aqui! Tem cuidados para o Inverno. Alimentos que podem influenciar no sexo do bebê. Dicas de MPB para bebê. E muita poesia de mãe na categoria poesia. É só clicar lá em cima!

quando cortar unha de bebê

 

O post Quando e como cortar as unhas dos bebês? apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
http://somelhora.com.br/2018/08/28/unhas-dos-bebes/feed/ 0 6858
Quadro de Inspiração: como fazer um Moodboard no planner http://somelhora.com.br/2018/08/24/quadro-de-inspiracao-planner/ http://somelhora.com.br/2018/08/24/quadro-de-inspiracao-planner/#comments Fri, 24 Aug 2018 15:00:54 +0000 http://somelhora.com.br/?p=6828 Já pensasse em ter um quadro de inspiração no teu planner? Sim! Um Moodboard (ou quadro semântico) pode ser muito útil quando incorporado a uma ferramenta de organização. Pensa só: ele pode servir de inspiração e motivação para que se percorra todo o caminho planejado...

O post Quadro de Inspiração: como fazer um Moodboard no planner apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
Já pensasse em ter um quadro de inspiração no teu planner? Sim! Um Moodboard (ou quadro semântico) pode ser muito útil quando incorporado a uma ferramenta de organização.

Pensa só: ele pode servir de inspiração e motivação para que se percorra todo o caminho planejado para se alcançar um objetivo pessoal. Se um planner é uma ótima ferramenta de organização pessoal, um quadro de inspiração dentro dele pode ser o suporte necessário para ajudar na concretização das metas de vida.

Primeiro, é bom entender por que eu uso um planner.

 

planner moodboard

O que é um quadro de inspiração (Moodboard)?

 

Moodboard é um conceito que vem da área das artes visuais (design, moda, etc). Profissionais dessas áreas usam esse tipo de painel como referência visual para representar o chamado conceito visual do seu projeto.

Ele permite que se estampe visualmente todas as ideias em um único lugar. Nesse tipo de quadro semântico, pode-se trabalhar com cores, texturas, formas e estilos. A ideia é dar o clima que o projeto final pretende ter.

Traduzindo literalmente, moodboard significa quadro de emoções ou humor. Seria, então, um painel que vai trazer à tona a atmosfera do projeto. Esse conceito me parece perfeitamente aplicável a um quadro de inspiração ou motivação – qualquer que seja o formato que se escolha para ele.

 

Como fazer um quadro de inspiração?

Há diversas maneiras de se fazer um quadro inspiracional. Há quem prefira o formato digital e quem goste de brincar de recortar e colar papel (como eu).

quadro de inspiração digital

Pode-se, por exemplo, criar um quadro com uma colagem de várias imagens que sirvam de inspiração para uma festa de casamento. Esse seria um quadro de inspiração digital. Uma ideia é salvar diversas imagens de coisas que referenciem nosso gosto específico e fazer uma colagem em algum programa de edição de imagens, como o exemplo acima.

Apenas como exemplo (porque há uma infinidade de programas que fazem isso), deixo o Picasa e o Canva como sugestão. Gosto de usar o Picasa (software que se faz o download do arquivo e se salva no computador) para fazer colagens de fotografias antes de mandar imprimi-las. Já o Canva é uma ferramenta on-line que utilizo sempre para editar a imagens aqui do blog.

Outra ideia é criar um quadro no Pinterest para isso! Basta pinar (salvar dentro do Pinterest) uma série de imagens que nos agrada para determinado fim.

É exatamente isso que faço quando quero começar um novo projeto de scrapbook, por exemplo.

 

quadro motivacional

Por outro lado, há algo de muito terapêutico quando se escolhe fazer um quadro motivacional com as próprias mãos. Como o modelo acima, pode-se colar fotos especiais, frases motivacionais e qualquer outra imagem ou objeto que ajude a lembrar da importância de determinado objetivo.

Ter um quadro assim na parede é uma lembrança visual constante de motivação. É como se fossem reunidas várias imagens de inspiração num mesmo local, bem a nossa vista. Eu fiz um desses quadros de motivação na época em que estudava para concurso.

Lembro que colei numa cartolina imagens de lugares para onde gostaria de viajar, fotos da minha família, algumas contas a pagar, o contra-cheque do cargo pretendido, o edital do meu concurso e algumas frases motivacionais. Essa cartolina ficava bem em cima da mesa onde eu estudava e eu estava constantemente olhando para ela e reafirmando minha motivação para estudar.

 

mood board

Quadro de inspiração e motivação no planner

 

Não sei se concordas comigo, mas, para mim, faz todo sentido ter um quadro de inspiração e motivação no planner. Já que utilizo o planner como ferramenta de organização, é nele que concentro uma série de planejamentos.

É ali que planejo a nossa futura viagem em família, a festinha de aniversário do meu filho, a mudança do apartamento para a casa. É no planner que estão concentrados meus compromissos profissionais, os compromissos de saúde da minha família, as reuniões do colégio.

É muito útil que eu tenha nele também um quadro de inspiração e motivação para seguir com meu planejamento e minha organização. Vira e mexe eu recorro ao moodboard nos momentos em que o cansaço bate mais forte.

quadro inspiracional

Já comentei por aqui que meu planner é fonte de organização e inspiração.

 

Pode-se usar o scrapbook para construir um quadro de inspiração!

Utilizo o Enjoy Planner 2018, e ele vem com duas páginas, bem no começo do planner, prontinhas para servirem de quadro de inspiração. Na página da esquerda está escrito “Tenho em mim todos os sonhos do mundo…” e na página da direita, “e toda força para buscá-los!” Perfeito para o propósito sugerido, né?

Para construir meu moodboard, escolhi fotos da minha família (minha maior motivação para tudo na vida sempre!) e imagens que aquecem meu coração (pássaros, borboletas, flores), além de outras que fazem parte da minha vida profissional (arroba, máquina fotográfica, calendário).

Além disso, incluí palavras que me motivam (como planejamento, caminho, sucesso) e frases que me inspiram: “Família é tudo de bom!” “There is sunshine in my soul” (há brilho do sol na minha alma).

Equilibrei as cores das imagens e figuras escolhidas, coloque um pouco da minha própria caligrafia para deixar minha personalidade bem ilustrada. E pronto! Tenho um painel de inspiração e motivação que carrego comigo para todo lado!

Lembrando que como esse quadro semântico está dentro do planner é bom cuidar com o volume. Elementos muitos volumosos podem atrapalhar a escrita das outras páginas. No mais, é só curtir – tanto no dia de produzir, quanto no decorrer do ano.

 

quadro de inspiração e motivação
Já conhecias o Moodboard? Ficasse com vontade de ter um para chamar de seu? Conta pra mim aqui nos nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) . Quero saber se teu planner também tem um quadro de inspiração!

 

quadro semântico

Ah! Para quem não sabe, um planner é recheado de páginas especiais assim. Já falei por aqui de como criar hábitos saudáveis com o habit tracker. Já mostrei como eu uso as páginas extras do meu planner. Já mostrei como faço divisórias de scrap para o planner. E até já ensinei como fazer a sua própria capa personalizada.

 

moodboard

 

Para quem quiser mais ideias de como usar seu planner, tem muitas lindas na minha pasta do meu Pinterest: Planner. Vale a penar dar uma olhada.

 

O post Quadro de Inspiração: como fazer um Moodboard no planner apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
http://somelhora.com.br/2018/08/24/quadro-de-inspiracao-planner/feed/ 2 6828
Somos responsáveis pelos nossos hábitos? http://somelhora.com.br/2018/08/14/nossos-habitos/ http://somelhora.com.br/2018/08/14/nossos-habitos/#comments Tue, 14 Aug 2018 15:00:13 +0000 http://somelhora.com.br/?p=6836 De onde vêm nossos hábitos? Como eles se formam ou funcionam? Se essas perguntas já rondaram tua cabeça, esse texto vai te interessar – e muito! Estou muito feliz em anunciar uma parceria que vai enriquecer imensamente o Só Melhora. Gabriela Miranda, jornalista e blogueira...

O post Somos responsáveis pelos nossos hábitos? apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
De onde vêm nossos hábitos? Como eles se formam ou funcionam? Se essas perguntas já rondaram tua cabeça, esse texto vai te interessar – e muito!

Estou muito feliz em anunciar uma parceria que vai enriquecer imensamente o Só Melhora. Gabriela Miranda, jornalista e blogueira do incrível Bossa Mãe, vai trazer esse tema dos hábitos por aqui.

A Gabis estuda muito sobre o assunto e já virou especialista nele. O que me agrada ainda mais, é que ela tem sempre uma visão positiva sobre nossos hábitos. Tenho (temos!) muito que aprender com ela!

Já escrevi sobre como criar hábitos saudáveis com a ajuda do planner, lembra?

 


 

Somos responsáveis pelos nossos hábitos?

 

Um dos capítulos do livro “O poder do hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”, tem justamente o título desse post: Somos responsáveis pelos nossos hábitos?

como funcionam os hábitos

Hábito é toda a ação que se repete com frequência. E segundo cientistas, os hábitos surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço. Se deixar por conta própria, nosso cérebro tentará transformar quase qualquer rotina num hábito, pois os hábitos permitem que nossa mente desacelere com mais frequência.

Uma vez enraizado em nossa vida, os hábitos também nunca desaparecem. Exemplo: aprender a dirigir. Uma vez que aprendemos, nunca mais esquecemos. Imagina ter que reaprender a dirigir toda vez que ficarmos um tempo sem dirigir. No entanto, implementar hábitos não é tão simples quanto parece. Isso porque o nosso cérebro não sabe a diferença entre os hábitos bons e ruins. E é por causa disso, que um hábito ruim é fácil ser restaurado, pois ele está sempre ali à espreita.

Exemplo disso é o período de férias escolares. Crianças com hábito de dormir todo dia no mesmo horário, se dormir mais tarde na primeira semana de férias, logo se adapta a esse novo hábito (ruim). Assim como retoma ao hábito bom se tiver disciplina e foco.

o que modifica um hábito

A verdade é que, diariamente, centenas de hábitos nos influenciam. São eles que nos acordam pela manhã, nos orientam o modo de nos vestirmos, a forma como falamos com filhos e amigos, como gastamos – inconscientemente – o nosso tempo, a nossa atenção, o nosso dinheiro. São os hábitos que afetam (ou não) o nosso sono, a nossa produtividade, o trabalho e, inclusive, a nossa alimentação e a realização de atividades físicas. Os hábitos são responsáveis por metade dos nossos comportamentos.

 

E o que modifica um hábito?

A nossa decisão em mudar. Sim, sabendo que o hábito existe, cabe a nós a responsabilidade de mudá-lo. Precisamos aceitar conscientemente e identificar as deixas e recompensas que impulsionam as rotinas do hábito em encontrar alternativas para transformá-lo.

como mudar um hábito

Não tem nada que a gente não possa mudar se criar hábitos certos. E isso em relação a tudo: rotina, trabalho, produtividade, organização. Sejam hábitos emocionais, intelectuais ou físicos. Afinal, a rotina de tudo o que fazemos, acontece por hábito.

Agora que você entende que pode mudar e reconstruir qualquer hábito, cabe a você mudar o que deseja. Você tem a liberdade de transformar qualquer hábito em sua vida.

 

Como criar ou reconstruir um hábito

hábitos dicas

Comece por um hábito simples, algo que não necessite motivação para você fazê-lo. Um exemplo pessoal meu, é em relação a atividade física. Eu simplesmente ainda não encontrei uma que me dê prazer em fazer. Fico com a corrida porque aproveito a esteira da academia do condomínio. E é algo que me dá prazer depois que termino. Mas ao invés de correr 50 minutos, corro 30.

Esse ano, também comecei a praticar a meditação. No entanto, é algo que ainda tenho dificuldade. E no início eu sofria muito, aprendi que ao invés de me obrigar a meditar 20 minutos, eu poderia fazer uma meditação de 5 a 10 minuto por dia.

E posso ir aumentando um minuto por dia. A ideia é implementar um novo hábito aos poucos. Ou seja, ao invés de tornar o hábito difícil, precisamos torna-lo fácil para que não vire um sacrifício, para que não precise de uma motivação para realiza-lo.

Aos poucos, a nossa força de vontade aumenta, consequentemente a motivação também.

Paciência e autocompaixão são essenciais no processo de criar ou reconstruir um hábito. Portanto, comece com menos e vá aumentando gradualmente. Sem se agredir ou punir. Faça de acordo com seus limites. E tenha paciência, pois um hábito leva semanas para ser implementado e apenas alguns dias para ser desconstruído.

Gabriela Miranda, jornalista e blogueira do Bossa Mãe. Compartilha seus conhecimentos sobre hábitos aqui no Só Melhora.


transformar hábito
Já tinhas pensado em hábitos e comportamentos desse jeito? O que mais queres saber sobre nossos hábitos? Conta pra gente aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok)!

 

bom hábito

 

Estendendo o tema para os pequenos, aqui no blog também tem dicas para ajudar às crianças a construir hábitos saudáveis. E para quem gosta de organização de vida, já contei como me organizo por aqui.

 

hábitos e comportamentos

 

O post Somos responsáveis pelos nossos hábitos? apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
http://somelhora.com.br/2018/08/14/nossos-habitos/feed/ 12 6836
Frases para o Dia dos Pais – Além de tudo o mais http://somelhora.com.br/2018/08/02/frases-para-o-dia-dos-pais/ http://somelhora.com.br/2018/08/02/frases-para-o-dia-dos-pais/#comments Thu, 02 Aug 2018 15:00:17 +0000 http://somelhora.com.br/?p=6801 Agosto está aí e eu queria trazer algumas frases para o Dia dos Pais. Mensagens para quem precisa de inspiração para escrever um cartão, versos para quem, assim como eu, gosta de poesia. Fica a dica de fazer um cartão com suas próprias mãos e...

O post Frases para o Dia dos Pais – Além de tudo o mais apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
Agosto está aí e eu queria trazer algumas frases para o Dia dos Pais. Mensagens para quem precisa de inspiração para escrever um cartão, versos para quem, assim como eu, gosta de poesia.

Fica a dica de fazer um cartão com suas próprias mãos e fotos: DIY cartão Dia dos Pais.

E tenho muita alegria em dizer que tive uma ajuda super especial para isso. Vim compartilhar versos para o papai escritos pela Daniela Ramos.

A Dani já foi uma leitora querida do Só Melhora. Hoje, ela se tornou uma amiga. Nosso assunto principal é poesia. Aliás, foi a Dani quem me impulsionou a contar sobre o meu processo criativo de escrever poesia.

Para essa data especial do Dia dos Pais, resgatamos algumas frases que a Daniela escreveu para o seu marido – pai do seu filho – logo após o nascimento do pequeno.

Lembram que eu também já escrevi uma poesia para o pai do meu filho?

Pois bem, parece que esse amor que a gente redescobre depois que nossos maridos se transformam em pais dos nossos filhos é um fenômeno que não acontece só na minha casa.

 

verso para pai

Frases para o Dia dos Pais – Além de tudo o mais

Os versos que a Dani escreveu para o pai do seu filho mostram esse foco que a maternidade nos dá: vemos tudo a partir do filhote. Por um bom tempo, o bebê é o centro das atenções da casa e da família. Pai e mãe acabam ficando em segundo plano.

O que dizer do pai da mãe (popularmente conhecido como avô), então?!

Mas a verdade é que a paternidade (e a maternidade) é mais uma faceta que acrescentamos à nossa identidade. E mais um motivo para amar aquele cara que escolhemos como marido.

Por estar tão próximo da essência da poesia que eu mesma escrevi para o pai do meu filho, o último verso do poema da Daniela me toca profundamente. Amo o pai do meu filho por ele ser o pai do meu pequeno – além de tudo o mais o que ele é para mim.

Sou uma mãe mais feliz por tê-lo como parceiro na vida materna – além de todas as outras áreas da vida. Sou uma pessoa mais feliz porque tenho esse imenso amor do pai do meu filho – além de todo o amor que já tínhamos antes.

Ótimas frases para o Dia dos Pais, não são?

Assim como os lindos versos abaixo:

 

Ele é…

Ele é o melhor pai que eu já conheci.

É atencioso, brincalhão, carinhoso. Além de tudo o mais.

Ele cuida de detalhes, limpa atrás da orelha, coloca para arrotar. Além de tudo o mais.

Ele se preocupa, faz festinha, da bronca se precisar. Além de tudo o mais.

Ele acha que é amado porque ama a mãe do menino. Mas é amado porque é o melhor pai.

E eu sou a mãe mais feliz do mundo, porque ele é o pai do meu filho. Além de tudo o mais.

 

Texto de Daniela Ramos, enviado para o seu marido logo que o pimpolho nasceu.

 

para pai

Frases para o Dia dos Pais para compartilhar

Para dar uma ajudinha nessa vida corrida que todas temos, preparei alguns cards com essas frases para o Dia dos Pais. São frases para o papai dos nossos filhotes, inspiradas nos versos acima.

Está liberado compartilhar por essa internet afora – sem retirar o crédito da imagem, claro! Use e abuse das redes sociais para espalhar amor pelo pai do teu filho. Porque presentear com carinho é de graça e só faz bem!

 

versos dia dos pais

frases para papais

frases para pai

frases dia dos pais

 

Qual a tua frase preferida? Tem alguma sugestão de frase para o Dia dos Pais? Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok)! Quem sabe ainda dá tempo de eu colocar a tua frase num card personalizado!

 

Por falar em Dia dos Pais, sabes o que é a chamada paternidade ativa?

Quem estiver procurando presentes diferentes e criativos para os papais, vale conferir esse post de inspiração de presentes para o Dia dos Pais. E já fica minha sugestão de fazer um scrapbook para o papai.

 

para o papai

Bônus: Crônica O menino e suas palavras

Extrapolando um pouco o tema dos pais, mas ainda falando da contribuição da Daniela, trouxe uma crônica dela como bônus desse post. Um texto em prosa, mas com a fluidez de uma poesia de mãe. Não tinha como não compartilhar! Deliciem-se com ele!

 

O menino e suas palavras

Esse menino sabe certas palavras úteis. Já sabe papai, mamãe, água, vovó, bola, tchau-tchau. Ou melhor, ácu, uouó, bóa, tau-tau;  afinal o índice de fofura tem de ser mantido alto. Mas agora usa palavras difíceis, compostas, que não servem pra nada além de mostrar que ele presta atenção nas estorinhas que lemos para ele.

Bicho-de-pé, tatu-bola, hipopótamo (popota), macaco. É, tem preferência por animais, pequenos e grandes. Ele sabe mostrar como os animais “falam”: o boi deixou de falar “mú” e faz “bé”; o porco faz um barulho de raspar garganta; o cachorrinho fala (e é) “au-au”. O gatinho solta um “ah” preguiçoso e o patinho, claro, faz “quac”. Agora, “não” e “sim”, não merecem nenhum som, só um sinal de cabeça. Um sinal convicto, mas um sinal.

Muitas outras palavras ele não fala, mas entende. Aliás, tem uma que anda proibida em casa devido ao frenesi que causa: passear. Esses dias ele começou com um truque novo que causa frenesi nos adultos: Repetir perfeitamente as últimas palavras de uma frase que ouviu. Mas depois ficava claro que era só um “eco”, ele não tinha realmente aprendido as palavras.

Nesse pique, temos de nos policiar para não falar palavras grandes de desajeitadas perto dele. Já pensou se ele sai repetindo “estúpido” por aí? A cara queima só de pensar nisso.

Sei que um dia ele vai chegar da escola dizendo que aprendeu sobre glândulas sudoríparas, verbos anômalos e defectivos, fotossíntese. Até lá, comemoro cada nova palavra. Eba! Acabou de falar “mamão”.

Daniela Ramos, mãe do Samuel, escreveu esse texto quando ele tinha 1 ano e seis meses.

frases para o papai

Fotografia: Paulo Ramos @pramosfotografo

O post Frases para o Dia dos Pais – Além de tudo o mais apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
http://somelhora.com.br/2018/08/02/frases-para-o-dia-dos-pais/feed/ 12 6801
Scrapbook dinossauro: 4 anos do Vinicius http://somelhora.com.br/2018/07/31/scrapbook-dinossauro/ http://somelhora.com.br/2018/07/31/scrapbook-dinossauro/#comments Tue, 31 Jul 2018 17:45:11 +0000 http://somelhora.com.br/?p=6764 Já tem um tempinho que não mostro um scrapbook completo por aqui. Pois hoje é dia de mostrar um scrapbook dinossauro página por página. Esse projeto é o álbum de aniversário de 4 anos do filhote. O tema da festa foi Dinotrem, unindo duas paixões...

O post Scrapbook dinossauro: 4 anos do Vinicius apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
Já tem um tempinho que não mostro um scrapbook completo por aqui. Pois hoje é dia de mostrar um scrapbook dinossauro página por página.

Esse projeto é o álbum de aniversário de 4 anos do filhote. O tema da festa foi Dinotrem, unindo duas paixões do pequeno: trens e dinossauros. Fizemos duas comemorações: uma na casa de praia, para a família, e outra no colégio, para os amiguinhos. Tudo isso está devidamente registrado nesse scrapbook dinossauro.

 

scrapbook de aniversário

Scrapbook dinossauro: 4 anos do Vinicius

O mais bacana desse scrapbook de dinossauro é que o projeto começou por iniciativa do próprio aniversariante. Eu estava conhecendo uma loja nova de scrap que abriu na rua da minha mãe e o Vinicius estava lá comigo.

Eu não sei como ele consegue fazer isso, mas, de fato, ele encontrou uma coleção de papéis de scrap com tema de dinossauros! Veio me mostrar na hora, pedindo para eu fazer um álbum de dinossauros para ele. Não tive como negar!

Junto com os papéis de dinossauro, comprei alguns mais básicos em tons de verde, laranja e marrom. Além disso, já aproveitei e pensei em fitas, botões e cordões nessa mesma paleta. Juntei com algum material que já tinha em casa e estava pronto meu kit para esse projeto.

 

scrapbook infantil

Um scrapbook de dinossauro para meu filho

Escolhi um álbum de tamanho A4 e encadernação tradicional para esse projeto. Sendo um scrapbook para criança, acho importante que o álbum tenham plásticos protetores para as páginas. Assim, toda a colagem fica protegida das mãozinhas curiosas – e os pequenos não deixam de curtir o álbum.

Outra opção de álbuns de fotografias à prova de crianças são os fotolivros. Fica a dica!

A maioria das páginas tem uma base branca. Gosto de ter um padrão para dar uniformidade ao projeto. Optei por imprimir todas as fotos em tamanho 10 x 15 cm. Muitas vezes eu faço uma colagem de 2 ou 4 fotografias dentro desse padrão 10 x 15 cm para facilitar na hora de imprimir. (em breve vou fazer um post explicando direitinho como eu faço isso)

Mas, obviamente, recortei a maioria das fotos impressas. Gosto dessa variação de algumas imagens maiores e outras menores no decorrer do álbum de scrpabook. Acho que fica divertido e torna o projeto mais interessante.

 

scrapbook festa infantil

 

Scrapbook de aniversário

Num scrapbook de aniversário sempre penso em incluir tudo que engloba a festa. Não apenas as pessoas que estiveram presentes, mas também a decoração, o local, as brincadeiras e as comidinhas. Tudo isso faz parte do momento especial que se quer registrar num scrapbook infantil.

A primeira imagem desse post mostra a página de abertura desse álbum de memórias. Nela, incluí o próprio convite da festinha.

Nas páginas seguintes, mostrei os “comes e bebes” da festa. Um destaque especial para o bolo, cujo recheio foi especialmente escolhido pelo aniversariante: morango com chocolate.

scrapbook de festa infantil

scrap de festa infantil

Os títulos das páginas desse scrapbook dinossauro são justamente para destacar o tema desenvolvido, ou seja, a recordação que se quer deixar registrada. Ser um álbum de memórias é o que mais me encanta num scrapbook.

Para isso, gosto de incluir pequenos textos (chamados de journaling), contando um pouquinho da história que se quer guardar.

scrap festa infantil

scrap infantil

As páginas acima mostram o tão esperado momento do parabéns. Para não ficar apenas no tema dinossauros – e talvez deixar o projeto monotemático monótono – incluí papéis um pouco diferentes.

São estampas de flores, poá, listras e até lisos dentro da paleta de cores escolhida para o projeto. Os enfeites também seguem essa paleta e, algumas vezes, extrapolam os dinos. Quem disse que scrapbook de menino não pode ter flores?

álbum infantil

álbum de criança

Nos meus álbuns de aniversário, a família tem destaque garantido!

Meu filhote faz questão de comemorar seu aniversário com os avós, tios e primos. Portanto, essas pessoas precisam fazer parte do álbum da festa.

Alguns amigos também estão presentes nas páginas desse scrapbook infantil. Adoro incluir fotos divertidas das crianças e da animação das brincadeiras. Afinal de contas, esses sim são itens indispensáveis numa festa infantil.

álbum de festa

álbum de memórias

Minha página preferida desse projeto é essa abaixo: nós 3. Eu amo essa foto de nós 3 com o Vinicius fazendo cara de dinossauro! Trabalhei com o amarelo para dar alguns pontos de luz no leiaute.

Também incluí a festinha do colégio nesse scrapbook dinossauro. Como a festinha da escola seguiu o mesmo tema de dinos, nada mais justo que ela fizesse parte das recordações de 4 anos do filhote.

álbum de família

álbum de aniversário

As festinhas de aniversário no colégio do Vinicius são apenas no momento do lanche e participam apenas as professoras e os amigos da sala. A gente manda um kit de lanches individuais – e tudo isso está bem registrado nesse álbum de aniversário.

Já mostrei por aqui como fiz biscoitos de dinossauros – que fizeram parte das lembrancinhas da festa de 3 anos do filhote.

Para encerrar esse projeto, uma página dedicada à paixão por dinossauros do meu filho. A foto da última página não foi tirada na festa de aniversário, mas ilustra bem esse momento da vida dele.

álbum de recordações

scrapbook de dinossauro

 

Uma paixão chamada dinossauro em scrapbook

Para se ter uma visão completa desse scrapbook dinossauro, fiz vídeo que mostra página por página do álbum. Confere aí embaixo todos os detalhes do álbum completo:

 

 

Tem algum pequeno apaixonada por dinossauros por aí também? Que tal fazer um scrapbook de dinossauros assim para ele/ela?

Conta pra mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) o que achasse desse projeto e qual foi tua parte preferida. Vamos conversar!

 

scrapbook de criança

 

scrapbook aniversário

 

O post Scrapbook dinossauro: 4 anos do Vinicius apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
http://somelhora.com.br/2018/07/31/scrapbook-dinossauro/feed/ 6 6764
Antes de morrer: minha lista em poema (bucket list) http://somelhora.com.br/2018/07/26/antes-de-morrer-poema/ http://somelhora.com.br/2018/07/26/antes-de-morrer-poema/#comments Thu, 26 Jul 2018 15:00:14 +0000 http://somelhora.com.br/?p=6745 Não sou o tipo de pessoa que faz listas de coisas para fazer antes de morrer. Acho bem mais útil viver do que ficar pensando na morte. Mas meu filho (filhos, sempre eles!) me questiona sobre isso e, necessariamente, me leva a essa reflexão. É...

O post Antes de morrer: minha lista em poema (bucket list) apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
Não sou o tipo de pessoa que faz listas de coisas para fazer antes de morrer. Acho bem mais útil viver do que ficar pensando na morte.

Mas meu filho (filhos, sempre eles!) me questiona sobre isso e, necessariamente, me leva a essa reflexão. É uma conversa que volta e meia surge no meio do banho ou antes de dormir. E eu faço questão de deixá-la tão corriqueira e normal quanto qualquer outra – sem peso demais, sem peso de menos.

Ele pergunta quando eu ou o pai (ou os avós, ou os tios) vão morrer. Pergunta como isso vai acontecer, o que acontece depois que morrermos. Minhas respostas são tão completas quanto o meu conhecimento no assunto: não sei.

– Não sei, filho. Nós não sabemos nada disso. É o Papai do Céu que decide essas coisas e nós não precisamos nos preocupar com isso. Quando for para acontecer, acontecerá.

Lembro de uma conversa dentro desse tema que encheu meu coração de amor. Percebam que o filhote não coloca tristeza nem pesar nesse assunto. E eu me cuido para manter o nível de conversa do pequeno.

– Mãe, depois que você morrer, vai querer virar anjinho ou estrelinha?

– Ah, acho que quero virar estrela.

– Eu também!

– Para poder ficar brilhando no céu, né filho?

– Não, mãe! É que aí eu poderia virar uma estrela cadente e realizar os desejos das pessoas!

Pausa para um suspiro de amor de mãe.

 

poema lista antes de morrer

Bucket List: coisas para fazer antes de morrer

Recentemente tive contato com o conceito de bucket list. Traduzindo ao pé da letra, seria uma lista do balde. Aparentemente, algumas pessoas pensam que se deve chutar o balde antes de morrer. E fazem uma lista com as loucuras que gostariam de fazer antes do fato acontecer.

Se pensar numa lista de coisas para se fazer antes de morrer já é engraçado para mim, que dirá uma lista de loucuras. Não que eu não ache interessante fazer coisas como pular de paraquedas ou subir no Everest. Eu acho – e ainda quero pular de paraquedas!

Mas se eu fosse fazer uma lista assim, acho que ela teria coisas muito mais simples que loucas. Porque depois que a gente é mãe, continuamos querendo aproveitar a vida ao máximo sim. Mas sem riscos desnecessários.

 

poesia-bucket-list

Coisas simples para fazer antes de morrer

Minha lista de coisas simples para se fazer antes de morrer teria itens como gargalhar até a barriga doer. É claro que já tive gargalhadas dessas, mas é o tipo de coisa boa que se quer repetir sempre que der! De preferência, que essa experiência aconteça ao lado das pessoas que amo.

Incluiria, certamente, ver meu filho crescer. Sim, é um desejo genérico – até porque, como já disse anteriormente, não sei exatamente até quando poderei vê-lo crescer. Mas quero acompanhar seu crescimento o máximo que der – e quero que a felicidade esteja presente na maior parte do tempo.

Ainda pensando no meu filho, quero muitos abraços infinitos – desses que a gente dá depois de um tempo separados. E escutar sua vozinha repetindo a minha frase: “vamos ficar assim para sempre, mãe?”. Meu filho é especialista nessas coisas, como já contei por aqui.

Por falar em frases para se dizer, quero dizer – e ouvir – muitas e muitas vezes “eu te amo”. Eu te amo, filho. Eu te amo, meu príncipe. Eu te amo, mãe, pai. Porque o óbvio também precisa ser dito – e é bom demais saber que o amor é correspondido.

Sendo um pouquinho egoísta, há coisas que eu preciso descobrir em mim antes de morrer. Será que eu gosto mais do feijão da minha mãe ou do seu bolo de cenoura? Será que me dá mais prazer escrever uma poesia ou dançar a noite inteira? Será que me faz mais feliz viajar para lugares desconhecidos ou passar um final de semana jogando conversa fora com os amigos?

É, parece que tenho uma sub-lista de coisas que vou passar a vida tentando descobrir. E a graça é justamente essa: não chegar a uma conclusão definitiva.

 

lista antes de morrer

Poema Antes de morrer

Foi pensando nisso tudo, mais um empurrãozinho do projeto Na Ponta da Caneta WT , que escrevi a poesia abaixo. É uma poesia sobre as coisas que quero fazer enquanto curto a vida. Minha bucket list em forma de poema.

 

Antes de morrer

Antes de morrer
quero o mundo conhecer,
ver meu bebê crescer,
rir até a barriga doer.

Descobrir o que mais
me dá prazer:
ler ou escrever
viajar ou dançar
conversar ou comer.

Antes de morrer
há tanto o que viver!
Tantos filmes a assistir,
tantos lugares a descobrir.

Ainda quero muitos domingos no sofá,
muitos “eu te amo” ao deitar,
muitos abraços infinitos ao voltar.

Uma lista do que fazer
antes de morrer
deve ser tão (in)finita
quanto a própria vida.

Talita
24/07/2018
13:49
my bucket list

 

Depois de refletir sobre tudo isso, a conclusão que cheguei é que uma lista de coisas a fazer antes da morte precisa ser do tamanho da vida. Porque temos que aproveitar a vida ao máximo!

 

poema bucket list

O que você quer fazer antes morrer?

Vocês têm alguma lista desse tipo? Já conheciam o conceito de bucket list? Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok)!

 

poema antes de morrer

Conheces alguém que está precisando refletir sobre tudo que temos que aproveitar enquanto estamos vivos? Então, compartilha essa poesia com ela! Só não esquece de dar os devidos créditos, ok?

Tem muito mais poesia por aqui! Tem poesia de gratidão para os dias tranquilos. Poesia sobre recomeçar sempre. E até pitadinhas de amor em forma de poesia. Bom proveito!

 

poesia antes de morrer

 

O post Antes de morrer: minha lista em poema (bucket list) apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
http://somelhora.com.br/2018/07/26/antes-de-morrer-poema/feed/ 17 6745
Mamães Babonas em: Crianças de férias http://somelhora.com.br/2018/07/19/criancas-de-ferias/ http://somelhora.com.br/2018/07/19/criancas-de-ferias/#comments Thu, 19 Jul 2018 15:00:24 +0000 http://somelhora.com.br/?p=6730 No novo episódio de hoje das tirinhas das Mamães babonas  vamos falar de mais um tema conflitante para os pais: Crianças de férias. Afinal de contas, as férias do filho são relaxantes ou estressantes? Pais e mães hão de concordar comigo: são as duas coisas, né?!...

O post Mamães Babonas em: Crianças de férias apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
No novo episódio de hoje das tirinhas das Mamães babonas  vamos falar de mais um tema conflitante para os pais: Crianças de férias. Afinal de contas, as férias do filho são relaxantes ou estressantes? Pais e mães hão de concordar comigo: são as duas coisas, né?!

Se ainda não conheces nossos quadrinhos com poesia de mãe, confere mais detalhes do projeto Mamães Babonas que acontece toda segunda quinta-feira do mês aqui no Só Melhora e no A Mãe Leoa simultaneamente.

 

Sei bem que cabeça de mãe e pai é meio confusa, a gente vive em constantes conflitos mentais. Uma hora queremos jogar o bebê pela janela. Na outra, não entendemos como conseguimos viver até outro dia sem a presença do pequeno em nossas vidas.

A volta ao trabalho, depois da licença maternidade, é um momento difícil na vida da família. Uma separação definitiva, ainda que parcial, entre mãe e bebê. Não é fácil, mas a gente respira fundo, relembra as razões que justificam essa escolha, e segue em frente.

De todo modo, coisa certa para os pequenos é que terão que frequentar a escola. É um aprendizado constante para eles e para nós. As férias dos filhos costumam ser ansiosamente esperadas e até comemoradas por todos, concordam?

 

Crianças de férias escolares

 

férias do filho

Para começo de conversa, o início da vida escolar do bebê demanda muitas adaptações. A escolha do colégio não é fácil, precisa ser feita com muito critério. Antes disso, há a decisão de matriculá-lo numa escolinha – em vez de deixá-lo em casa com a babá ou avós.

É aquele negócio, os pequenos precisam se acostumar com o novo colégio. Os pais precisam se acostumar a deixar seus filhos sob cuidados de outras pessoas. Tudo isso é um grande aprendizado, enfim. A gente sente uma saudade dos filhos! Até que chegam as esperadas férias escolares e podemos curtir as crianças o dia todo novamente. Ou não.

Porque, definitivamente, as férias das crianças costumam ser bem maiores que as dos pais! E aí, como é que a gente gerencia isso? Temos que nos desdobrar em mil! Correr atrás de colônia de férias, de alguém que possa ficar com o filhote, de opções interessantes e divertidas de atividades.

Mostrei algumas atividades para fazer com crianças em casa aqui.

 

Crianças de férias em casa ou fora dela

filho de férias

Independente de passar as férias em casa ou fora dela, pais e filhos merecem aproveitar esse momento!

Se conseguimos conciliar, ao menos em parte, nossas férias com as dos filhos, merecemos curtir juntos esses momentos especiais. Seja viajando, fazendo algum passeio em família, ou aproveitar para ficar em casa e praticar filhoterapia.

Sei que os pequenos têm MUITA energia e nem sempre damos conta de acompanhar. Ainda assim, fazemos o nosso melhor e aproveitamos o presente da melhora forma possível. Se tivermos ajuda, melhor ainda!

Se as férias das crianças não são concomitantes com as dos pais, a ajuda é indispensável. Felizmente, algumas vovós, madrinhas e tias pode aproveitar a chance de ter os pequenos por perto e salvar os pais nessas horas!

Às vezes, o coração fica apertado com a separação e a distância, mas a saudade também faz parte da vida materna. É mais uma oportunidade de aprendizado para todos. Pais também precisam de férias dos filhos. Filhos também precisam de férias dos pais. Que bom quando a gente consegue conciliar tudo isso!

Confere aqui a riqueza que é ter férias em família.

 

Crianças de férias em quadrinhos

Mas vamos ao que interessa: poesia em quadrinhos! Para quem ainda não sabe, a Elaine, minha amiga de longa data e parceira de projeto, é uma artista multimídia e arrasa nas ilustrações das tirinhas. A cada episódio, é um desfile de lindezas por aqui! Eu não me canso de ficar olhando seus desenhos! Como sempre, a poesia é feita a 4 mãos. Tudo sempre recheado de muito amor e carinho. Nesse episódio, especialmente, amei os últimos versos! Confere o resultado:

 

férias das crianças

A imagem é altamente pinável! Fiquem à vontade para salvar no Pinterest e compartilhar nossos quadrinhos pelas redes sociais. Só não esqueçam de mencionar a autoria e, se puderem, colocar o link desse post. Isso ajuda a divulgar esse projeto lindo e nossos blogs!

 

Crianças de férias

Quando o filhote vai para a escolinha
fica apertado o nosso coração.
Toda mãe sente uma saudadinha.
Mãe sempre transborda emoção.

Passa dia, passa mês
e a gente logo se acostuma.
Dá banho, comida, leva e busca
e o cansaço logo perdura!

Ficamos na contagem regressiva
para as férias chegarem.
Planejamos toda nossa vida,
torcendo pros dias logo passarem.

Fazemos muitos planos
para curtir cada minutinho.
É assim todos os anos,
as férias com nossos filhinhos.

Mas já no meio das férias escolares
começa pra mãe muita meditação!
Inspira, respira e não pira!
Quando mesmo que as férias terminam?

Tem hora de farra com amigos,
Cabana, pipoca e alegria.
Pra mamãe, criatividade
e principalmente muita energia.

Tem mamãe que trabalha fora,
não sai de férias no período.
Ao mesmo tempo samba, ri e chora,
conciliando trabalho com férias do filho!

Ainda assim, diversão garantida,
e ninguém tem mais horário!
Brinca e trabalha, trabalha e brinca,
tudo junto e misturado.

Porque criança em casa é aquela folia!
A mãe se desdobra, haja energia!
Mas depois de tanto brincar,
precisamos das férias descansar!

Elaine Alberico @amaeleoa
Talita Rodrigues Nunes @somelhora

 

 férias escolares

 

Conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) o que vocês acharam desse episódio. Como vocês curtem as férias por aí?

 

Não deixem de conferir o post da Elaine e conferir como ela e seu leãozinho curtem as férias escolares no A Mãe Leoa!

Quem perdeu os episódios passados, é só conferir aqui as Mamães Babonas: tem tema complexo como amamentação, episódio especial sobre estar grávida, poesia de sobre a Mãe Natureza, dicas sobre O Desfralde e muita diversão em Criança tem que fazer criancice.

férias pais e filhos
Mês que vem tem mais Mamães Babonas por aqui! Qual tema vocês querem ver nas próximas tirinhas? É só pedir que a gente prepara com carinho para vocês. Manifestem-se e nos ajudem com o próximo episódio!

O post Mamães Babonas em: Crianças de férias apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
http://somelhora.com.br/2018/07/19/criancas-de-ferias/feed/ 33 6730
Pousada Rural Sesc Lages/SC: delícia de passeio em família http://somelhora.com.br/2018/07/18/pousada-rural-sesc-lages/ http://somelhora.com.br/2018/07/18/pousada-rural-sesc-lages/#comments Wed, 18 Jul 2018 15:00:07 +0000 http://somelhora.com.br/?p=6374 Essa é uma dica para quem quer passar um dia ou um fim de semana no meio de muito verde e em contato com a Natureza: Pousada Rural Sesc Lages. Se a tua família curte esse contato com a Natureza ou se querem dar mais...

O post Pousada Rural Sesc Lages/SC: delícia de passeio em família apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
Essa é uma dica para quem quer passar um dia ou um fim de semana no meio de muito verde e em contato com a Natureza: Pousada Rural Sesc Lages.

Se a tua família curte esse contato com a Natureza ou se querem dar mais oportunidades de atividades ao ar livre para as crianças de apartamento, essa é uma ótima opção! Se a ideia for “só” ter um dia especial num lugar lindo, também tá valendo.

Posso dar essa dica de passeio com certa propriedade, pois já estivemos na Pousada Rural Sesc algumas vezes. Com a proximidade desse hotel fazenda da nossa casa, é um dos nossos passeios preferidos para curtir um final de semana em família ou um domingo de sol.

Esse post não é patrocinado! É uma dica de quem conheceu a pousada e gostou muito!

 

pousada sesc lages

Como é a Pousada Rural Sesc em Lages/SC

Chamam de pousada rural porque não chega a ter toda a infraestrutura de um hotel fazenda propriamente dito. Mas, sinceramente, penso que atende muito bem ao público que procura esse tipo de turismo rural.

Apesar de ser uma pousada do Sesc, está aberta ao público em geral. A única coisa diferente são os valores: para comerciantes as diárias são um pouco menores. Mesmo assim, considero os valores do hotel bem justos pelo que eles oferecem.

É a opção mais em conta de hotel fazenda da região e considero os serviços de ótima qualidade. Taí o motivo pelo qual gostamos tanto e vamos tantas vezes à Pousada Rural Sesc!

Eles têm a opção de cabanas ou apartamentos (incluindo adaptações para pessoas com dificuldade de locomoção). Há várias unidades, mas nos feriados e alta temporada (Inverno) costuma lotar. Por isso, fica a dica para fazer a reserva com antecedência.

Há muita área verde para a criançada se esbaldar, com um lago lindo onde é possível andar de pedalinho. Há animais de fazenda (que as crianças adoram!) e passeios de charrete. Além disso, há também piscina, parquinho, brinquedoteca, salão de jogos, campo de futebol e trilha ecológica.

Tem opção de atividades para dias de sol e de chuva. A recreação da pousada organiza atividades para adultos e crianças, incluindo atividades esportivas, ecológicas e culturais.

Claro que quem quiser apenas estender uma colcha no gramado na frente do lago também pode. A gente adora ficar lagarteando enquanto o filhote brinca no parquinho.

 

pousada lages parquinho

Como aproveitar a Pousada Rual Sesc

Vou dar duas sugestões de como aproveitar essa pousada: passando o final de semana ou curtindo um dia por lá.

Considero a pousada do Sesc super democrática porque a gente pode escolher a opção que melhor se adéqua a nossa família. Pode-se apenas almoçar e aproveitar a estrutura durante a tarde. Ou passar um final de semana e escolher entre meia pensão ou pensão completa.  Quer mais democrático que isso?

 

sesc lages brinquedoteca

sesc lages

Final de semana no Sesc Pousada Rural:

Sim, há muito o que fazer durante o final de semana inteiro! Se a intenção é curtir, é só ficar de olho na programação da recreação que há atividades para o dia todo. Tanto para adultos, quanto para crianças, como já falei anteriormente.

Jogos esportivos e recreativos, brincadeiras ao ar livre e dentro do salão, arco e flecha, pedalinho, trato dos animais, charrete, trilhas ecológicas. Não falta coisa para se divertir por lá!

Quem não quiser se juntar ao pessoal da recreação, não precisa. Pode passear pela propriedade por conta própria. Há parquinho ao ar livre e brinquedoteca fechada. Há churrasqueiras à disposição e também há a possibilidade de ficar apenas descansando num lugar lindo!

Importante mencionar que no período de alta temporada eles trabalham apenas com duas diárias. Ou seja, na época de frio (Inverno e Festa do Pinhão), precisa-se ficar, pelo menos, dois dias (de sexta a domingo, por exemplo).

 

pousada rural animais

pousada rural lages

Passar o dia na Pousada do Sesc em Lages:

Também vale muito a pena passar apenas um dia diferente na Pousada Rural Sesc. Nós já fizemos isso várias vezes! Vamos almoçar lá e aproveitamos a estrutura do local durante a tarde.

Vou falar mais da comida desse hotel abaixo, mas já digo que é uma delícia. Nós vamos almoçar lá também pelo lugar lindo e pelas opções de lazer, mas a comida já seria motivo suficiente.

É preciso saber que para a organização do hotel, o restaurante é liberado para não hóspedes apenas após às 13:00. Funciona assim: os hóspedes são servidos antes e depois das 13:00 os não hóspedes podem entrar no restaurante.

Particularmente, não acho esse horário ruim. Nós gostamos de ir lá pelo meio da manhã, passear pela propriedade e o filhote aproveita para brincar bastante. Na hora permitida, almoçamos muito bem e depois continuamos curtindo o salão de jogos e a brinquedoteca.

Quando o sol alivia, voltamos para aproveitar a área externa, os animais, o verde. É um dia bem gostoso e proveitoso para a família toda. Quem quiser, ainda pode aproveitar e ficar para o café colonial que é servido no fim da tarde.

 

pousada lages

O restaurante da Pousada Rural Sesc

O restaurante da Pousada do Sesc em Lages trabalha com o sistema de buffet. Ele oferece serviços de café da manhã, almoço e jantar, além de cardápios diferenciados para atendimento a eventos. Em algumas épocas do ano, também é servido um café colonial no fim da tarde.

Além de atender aos hóspedes do hotel, o restaurante é aberto ao público em geral. Para não hóspedes, o buffet é por quilo, algo bem prático e democrático (de novo!).

Não sei se funciona assim em todo o Brasil, mas aqui em Lages o Sesc tem todo um cuidado especial com seus restaurantes. Funciona como um restaurante-escola, em que os alunos dos cursos de gastronomia aplicam seus conhecimentos.

Dependendo da época do ano, há um festival gastronômico diferente acontecendo. Então, pode ser que a gente encontre comida típica da região serrana catarinense ou das mais diferentes regiões do Brasil.

Independente disso, como é um buffet, sempre há opções que agradam os mais diversos tipos de paladares. Há, inclusive, opções sem lactose e sem glúten. Nós achamos a comida bem saborosa e sempre gostamos do que comemos, em todas as vezes que estivemos por lá.

 

pousada sesc

Acho que deu para perceber que considero a Pousada Rural Sesc uma ótima opção de lazer para a família, né? E sou dessas que entende que quando algo é legal mesmo vale a pena compartilhar para que todo mundo possa aproveitar.

Para mais informações, é só acessar o site deles – que é lindo e super fácil de navegar. O site é bem completo, tem informações da estrutura, dos apartamentos, do restaurante e dos valores das diárias do ano todo.

 

Vocês já conheciam essa pousada do Sesc em Lages? Ficaram com vontade de conhecer? Conta pra mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se essa dica foi útil para vocês!

 

Quem procura mais opções de hotel fazenda em Lages também encontra aqui no blog. E tem dica de outros passeios para fazer em Santa Catarina, para curtir meu estado com ou sem crianças.

pousada rural

 

O post Pousada Rural Sesc Lages/SC: delícia de passeio em família apareceu primeiro em Só Melhora.

]]>
http://somelhora.com.br/2018/07/18/pousada-rural-sesc-lages/feed/ 6 6374