Às vezes, o que falta é a ferramenta certa para quem quer se organizar. Muito se fala em planejamento semanal internet afora, mas talvez falte alguém apontar uma ferramenta assertiva para fazê-lo. Que tal uma checklist semanal?

Depois de muito estudar sobre organização e planejamento pessoal, cheguei numa checklist semanal que funciona muito bem para mim. Espero que funcione para ti também!

CHECKLIST PLANEJAMENTO SEMANAL:

  1. Visão geral da semana
  2. Verificar outros calendário e agendas
  3. Inserir informações úteis nos compromissos da semana
  4. Consultar tempos de deslocamento
  5. Garantir momentos de descanso, lazer e tempo para a família
  6. Providências para a semana
  7. Hobbies

Porque a organização não deve ter um fim em si mesma. Ou seja, ninguém deve buscar se organizar simplesmente para ser uma pessoa organizada. A organização pessoal deve ser um hábito que facilita todas as áreas da vida!

Se pensarmos bem, a gente bem que tem uma certa tendência a complicar as coisas, né? Mas não precisa! A vida pode e deve ser fácil e leve! Só depende da gente fazer essa escolha: escolher o caminho mais simples.

Ter uma checklist para planejamento semanal é, sim, escolher o caminho mais tranquilo. Tendo uma lista com os itens principais desse tipo de planejamento facilita o processo e otimiza o tempo.

imagem de um checklist semanal

Checklist para planejamento semanal

Antes de mais nada, preciso mencionar que estudei sobre planejamento semanal em diversas fontes, mas a base mais sólida para chegar na lista abaixo veio da Thaís Godinho do Vida Organizada.

São 7 passos para fazer um bom planejamento para a semana toda. Isso, claro, sem esquecer de cada tipo de compromisso e também das diversas áreas da vida. Ou seja, além da casa e do trabalho, tem-se que incluir nos planos descanso, lazer, hobbies, etc.

Quem quiser dicas mais objetivas e diretas, basta dar o play no vídeo abaixo. Já quem preferir mais detalhes dessa lista de planejamento semanal, continua lendo o texto. Conto todas as dicas em detalhes para quem busca organizar a semana de forma prática e sem complicações!

CHECKLIST PLANEJAMENTO SEMANAL

1. Visão geral da semana

A primeira coisa a fazer é dar aquela geral na parte semanal da agenda. Gosto bastante dos planners ou agendas que possuem a visão da semana em duas páginas. Assim fica fácil visualizar tudo o que se tem que fazer durante a semana toda, de segunda a domingo.

Antes de mais nada, então, precisa-se revisar compromissos, verificar se alguma data ou horário mudou, confirmar se o que já está anotado na agenda continua valendo. Essa é a revisão geral do que já está anotado para a semana.

2.Verificar calendário e agendas

Depois de confirmar a nossa própria agenda para a semana, convém consultar outras agendas ou calendários que possam interferir no nosso próprio horário. Ou seja, consultar as agendas do trabalho, o calendário escolar do filho, a agenda do marido, etc. Tudo que interfira no nosso horário também deve ser verificado.

Não como um forma de controlar o tempo de outras pessoas (já temos o nosso próprio tempo para controlar! Deixe que cada um cuide do seu!), mas porque alguns compromissos alheios podem interferir na nossa própria organização.

Meu filho, por exemplo, tem 7 anos. Se meu marido tem algum compromisso que o tire de casa, eu preciso estar preparada para acompanhar o filhote no que ele necessitar no momento. Ainda por conta da idade, o filhote precisa ser lembrado dos próprios compromissos escolares. Por isso, os horários dos dois conversam com os meus horários. Deu para entender?

3. Inserir informações úteis nos compromissos da semana

É interessante também verificar se há necessidade de alguma preparação anterior para algum compromisso marcado. Pode ser útil deixar anotado na agenda endereços ou informações de voos, por exemplo.

Pode ser também que algum compromisso precise de uma preparação prévia. Uma reunião pode exigir uma documentação para ser apresentada, por exemplo. Uma consulta pode necessitar que se leve alguns exames para serem analisados.

imagem ilustrativa do planejamento semanal com uma checklist

4. Consultar tempos de deslocamento

Outro tipo de informação útil é o tempo que se leva para chegar em determinado compromisso. Dependendo da distância, é um tempo considerável que deve constar do planjemento.

Pode-se anotar na agenda a expressão “em trânsito” com o tempo que será gasto no deslocamento. É bem tranquilo obter essa informação por meio de aplicativos como Waze ou GoogleMaps, por exemplo.

5. Garantir descanso, lazer e tempo para a família

Depois que todos os compromissos, informações e preparações estiverem considerados para o decorrer da semana, é importante pensar em garantir momentos de descanso, lazer e deixar um tempinho reservado para passar com a família e amigos.

Vale a pena deixar lembretes para si mesmo, anotar nas laterais da agenda, como eu gosto de fazer, particularmente, ou marcar como compromisso de dia inteiro ou da semana inteira – para quem usa agenda digital.

6. Providências para a semana

Não se pode esquecer de incluir possíveis providências que devam ser tomadas anteriormente a compromissos. Preparações de documentos para reuniões, estudos para aulas, presentes para festas, lista de compras, etc.

Gosto de incluir no planejamento semanal o meu cronograma de limpeza da casa. Eu não faço faxina do tipo “tirar um dia inteiro para limpar a casa toda”. Tenho uma pessoa que me ajuda com essa parte de limpeza. Mas tenho uma organização para a manutenção da casa. Anoto itens como: manutenção dos banheiros, dia da cozinha, aspirar o pó do chão, tirar o pó da sala ou dos quartos, etc.

Além disso, também entra no meu planejamento da semana o cardápio semanal. Mais uma vez, não é nada meticuloso e detalhado. Eu anoto o cardápio base, algo como as proteínas do almoço e jantar, por exemplo. Isso já ajuda a ter em casa o itens que terei disponíveis para a alimentação da semana da minha família.

7. Hobbies

É bacana incluir, adaptando para cada caso, momentos de leituras, prática de esportes, cursos, aulas e estudos. Uma ideia é anotar esses itens na lateral da agenda para não bloquear os horários determinados.

Depois de tudo isso planejado, vale revisar se algo pode ser retirado da semana, se a semana está viável, factível, possível de ser cumprida, se está agradável para quem vai vivê-la. Lembrando que ideia é se organizar para deixar a vida mais leve – e não o contrário!

Além disso, há quem goste também de elencar um foco para a semana. Pode ser um item chave para a semana, do tipo “se finalizar essa tarefa já posso dar a semana como ganha” ou apontar uma das áreas da vida para dar prioridade na semana.

7 passos para uma boa lista de planejamento semanal

Comenta aqui embaixo se essa CHECKLIST SEMANAL te ajudou a planejar melhor tua semana? E pode deixar alguma dúvida também, caso tenha ficado! Prometo que respondo todos os comentários com muito carinho!