A gente adora pegar estrada com o filhote por aqui. Viajar em casal é bom, mas viajar em família é bem mais divertido! Agora, preciso confessar que preparar uma viagem com crianças dá um pouquinho mais de trabalho.

Nossa última aventura com o filhote foi para a Disney!

Para ajudar um pouquinho nessa preparação, resolvi compartilhar as dicas da Andreia Silveira. Confere aí!

______________________________________________________________________________

Como preparar uma viagem com crianças

Vai curtir as férias com as crianças em outra cidade? Não deixe de selecionar todos os itens essenciais para não passar apertado! Veja aqui como preparar uma viagem com crianças!

Viajar com os filhos requer um planejamento minucioso, afinal, não basta fazer as malas e embarcar rumo ao destino escolhido. Você precisa se atentar a muitos detalhes que, pode até parecer uma lista comprida, mas vai fazer total diferença.

Para te ajudar, selecionamos aqui os principais itens para você checar antes de viajar. Confira!

imagem de uma menina com uma mala: preparar uma viagem com crianças

Dicas para preparar uma viagem com crianças

Muitos pais costumam pensar muito antes de sair em viagem com os filhos pequenos. É claro que exige dedicação e muito jogo de cintura, porém, se você não se atrapalhar, terá lembranças inesquecíveis (e positivas) das férias.

Para evitar contratempos e outros aborrecimentos, siga os nossos conselhos!

1. Atenção ao excesso na mala

Muitos itens você pode deixar para comprar no destino, especialmente se for viajar para o exterior. Então, faça uma lista do que realmente importa levar com você. Entre os itens mais importantes para a mala despachada e de mão, selecionamos:

  • Cópias autenticadas dos documentos originais (que vão na bolsa).
  • Remédios básicos (e permitidos levar na viagem ao exterior).
  • Sacos plásticos (bolsa de mão).
  • Fraldas e lenços umedecidos (especialmente se seu filho for alérgico a qualquer tipo de fralda).
  • Itens de higiene, especialmente para os menores (caso sejam alérgicos).
  • Itens diversos: repelentes, protetor solar e boné.
  • Brinquedos pequenos, livros e chupetas.
  • Petiscos e papinha pronta.
  • Roupas extras, casacos e manta fina.
  • Calçados: tênis, chinelo, bota/sandália.
  • Roupas (varia de acordo com a estação e quantidade de dias que vai passar fora de casa): meias, bermuda, camisetas manga curta/longa, calças, regatas, camisas polos, casaco leve, vestido, saia, moletom/jaqueta, pijama manga curta/comprida, cuecas/calcinhas, maiô/sunga e saída de banho/roupão.

Lembre-se de evitar o exagero. Para isso, faça uma pré-seleção das roupas que serão usadas por dia. Leve peças neutras e que combinem entre si para aliviar o peso.

2. Atente-se ao tipo de hospedagem

Avalie tudo o que os tipos de hospedagens podem oferecer. Por exemplo, as vantagens de cada um podem se resumir em:

  • Hotel: serviços de babá, quarto e restaurante.
  • Pousadas: você pode preparar os alimentos das crianças conforme desejar e conta com serviços de recepção e segurança.
  • Casa temporada: funciona como se fosse sua própria casa e você poderá seguir a rotina da criança, preparando o alimento como de costume.

Além disso, você deve optar pela melhor localização, considerando não apenas os atrativos turísticos, mas farmácias, supermercados, entre outros.

3. Conte com assistências!

Verifique, antecipadamente, quais são as assistências que a companhia aérea pode oferecer. Isso ajuda muito quem viaja com criança e sem essa informação, você pode não fazer uso de serviços que seriam essenciais. Além disso, não viaje sem um seguro viagem familiar, mesmo que o destino seja nacional. Lembre-se de que as seguradoras oferecem proteção além de assistências médicas e você evita o estresse, em caso de imprevistos.

4. Converse com seu filho sobre a viagem

Conforme a idade da criança, encontre uma maneira de explicar sobre a viagem. Se de carro, avião, ônibus ou navio, quanto tempo ficarão fora, quais os passeios vão fazer, entre outros. Se o pequeno nunca viajou de avião, vale familiarizá-lo, explicando como é o voo, desde a decolagem até a aterrissagem.

imagem do globo terrestre

5. Fale com o pediatra

Antes de viajar, marque uma consulta com o pediatra, independente se você conta ou não com um plano de saúde. Informe a ele sobre o destino escolhido e tempo de viagem, bem como o roteiro. Assim, o profissional poderá indicar o que levar e também quais as vacinas são necessárias, e se forem necessárias.

Com essas dicas para preparar uma viagem com crianças, com certeza você terá boas recordações.

Por: Andreia Silveira, do site SeguroViagem.org.

imagem de uma menina sentada

Gostaram da dicas da Andreia? Quem tiver mais, conta aqui embaixo nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) para todo mundo poder conferir!

imagem de um menino apontando no globo terreste

Procurando mais opções de passeios em família? Que tal um hotel fazenda na Serra Catarinense? Ou umresort no Litoral Catarinense? Ah! Tem muita diversão no Parque Beto Carrero World também!