Quando falo de organização e planejamento por aqui sempre acabo envolvendo planner – minha ferramenta queridinha de planejamento pessoal e profissional. Hoje vou falar sobre organização anual: nossa organização pessoal ao longo de um ano.

Não são apenas as empresas que precisam pensar em cronograma e metas do ano. Nossa vida pessoal também pode se beneficiar de uma organização anual. E, claro, vejo no planner uma ótima ferramenta para nos ajudar nesse objetivo.

hexágonos coloridos para planejar o ano inteiro

O que é a organização anual?

Essa organização anual nada mais é que nossa organização ao longo do ano, ou seja, nossa organização para o próximo ano. Precisa-se ter uma visão ampla do ano por inteiro.

Quais os objetivos para o próximo ano? Quais os principais projetos que serão iniciados, finalizados ou não no ano que está para começar?

Pode-se pensar em objetivos específicos como mudar de casa, ler 30 livros até o fim do ano ou viajar para Disney em família. Ou pode-se pensar em objetivos mais gerais como ter uma alimentação mais saudável, praticar exercícios físicos ou conhecer um lugar novo.

Para alcançar qualquer um desses objetivos é necessário planejamento e organização. É disso que se trata a tal organização anual de que estou falando.

calendário anual do planner: organização anual

Organização anual com o planner

Um planner pode ajudar muito nesse tipo de organização porque ele reúne todos os dias do ano num mesmo lugar. Há calendários (anual e mensal), há marcações de feriados, datas comemorativas, fases da lua. Enfim, informações úteis quando se quer ter uma perspectiva mais abrangente.

Gosto de fazer esse tipo de exercício entre dezembro e janeiro. O ideal seria finalizá-lo em dezembro para ter o próximo ano já esboçado antes mesmo dele iniciar. Mas sabemos que o último mês do ano costuma ser bem corrido para todos.

Em contrapartida, o primeiro mês do ano, geralmente, é mais tranquilo. Então, na prática, normalmente eu finalizo meu planejamento anual em janeiro.

Organizando o ano

Já expliquei por aqui que tenho uma pré-organização do planner para o começo do ano. Essa pré-organização nada mais é que minha organização anual. Mostrei em detalhes como organizo meu planner para o começo do ano aqui.

Resumidamente, essa organização anual do planner serve para já deixarmos prontas uma série de coisas pré-determinadas. Isso facilita – e muito – o dia a dia, especialmente quando estamos no meio da correria da vida!

Algumas dicas nesse sentido:

parte da agenda semanal do daily planner 2019 Paperview: organização anual

1- Observe os feriados e datas comemorativas

Feriados e datas comemorativas como alguns aniversários, por exemplo, influenciam completamente no nosso planejamento. Por isso, é válido deixar bem visível no planner: tanto nos calendários quanto no próprio dia.

Gosto de pintar os dias de feriado com uma caneta colorida para ficar em destaque. Os aniversários “imperdíveis” (pais, sogros, marido, filho, etc) escrevo logo no começo do dia, antes de qualquer outro compromisso, para chamar a atenção.

Assim não corro o risco de marcar uma reunião de trabalho num dia não útil. Nem de marcar alguma consulta médica numa data em que provavelmente estará comprometida com uma comemoração de família.

exemplo de calendário no daily planner 2019 Paperview

2- Anote compromissos recorrentes

Há uma série de compromissos que já sabemos, de antemão, que teremos e quando eles acontecerão. É prudente já anotar esses itens durante o ano todo.

Se toda terça e quinta o filho tem natação às 18:30 e sou eu que levo, já sei que não posso marcar mais nada nesse horário. Já deixo isso marcado no planner por, pelo menos, uns 6 meses.

Organizar e reorganizar

É claro que eventualmente pode acontecer de ele faltar à natação. Se isso ocorrer, eu corrijo a informação no planner. Prefiro corrigir isso eventualmente a esquecer na correria do dia a dia e marcar outro compromisso no mesmo horário.

Outro exemplo: escrevo semanalmente no meu blog. Já sei que toda semana vou escrever uns 2 ou 3 posts. Assim, já deixo um lugarzinho no meu planner com os posts da semana. Quando aquela semana chegar, eu só vou ticando à medida que for escrevendo os posts.

calendário mensal do Enjoy Planner 2018

3- Pense nos acontecimentos importantes

Temos alguns compromissos que não são recorrentes, mas são importantes – mesmo que ocorram apenas uma vez durante o ano todo. É o caso de uma mudança de casa ou de uma grande viagem em família.

Normalmente, começamos o ano com um período mais ou menos separado para esse tipo de acontecimento importante. Podemos até não ter uma data certa, mas um período já temos.

Acho super válido incluir esse tipo de informação na organização anual. Esse é o tipo de evento que não dará para anotar no dia certo da semana, mas pode-se incluí-lo nas atividades de determinado mês, por exemplo.

bucket list no daily planner 2019 Paperview

4- Tenha uma lista de desejos

Não é crime nenhum ter uma lista de coisas que queremos fazer durante o ano. Muito pelo contrário, eu recomendo fortemente que se anote tudo o que se pretende conquistar no ano seguinte.

Só quem sabe onde quer chegar consegue trilhar o caminho até lá. A organização do ano também serve para isso: ter mais claro os objetivos que queremos alcançar durante o ano.

Bucket list na organização anual

Se o planner não tiver uma página específica para isso (o meu chama essa lista de desejos de bucket list), vale anotar em qualquer página livre. Mas deixe anotado dentro do planner! Isso garante que a gente visite essa lista de vez em quando e relembre nossos desejos para o ano.

Ah! Também é válido finalizar projetos não concluídos no ano anterior – se eles ainda fizerem sentido nesse novo ano.

páginas com adesivos para planner

Planejamento e organização do ano

Para não deixar passar batido aquele objetivo que não queremos adiar por mais um ano, para finalizar projetos que parecem não ter fim, para finalmente começar a colocar em prática ideias de longo prazo: é para tudo isso que serve uma organização anual!

Como planejar sua organização anual:

  1. Observe os feriados e datas comemorativas;
  2. Anote compromissos recorrentes;
  3. Pense nos acontecimentos importantes;
  4. Tenha uma lista de desejos.
imagem ilustrativa com o título organização anual no planner

Talvez um quadro de inspiração possa ajudar nisso também. Ter uma referência visual dos objetivos que se deseja alcançar ajuda no caminho a ser perseguido.

Agora me conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se vocês já tem o hábito de fazer uma organização para o próximo ano. Como é a tua organização anual?