Que tal fazer uma luminária de tinta fosforescente que brilha no escuro? Que tal criar uma decoração super bacana com potes que brilham no escuro? Que tal soltar a criatividade para decorar tua casa gastando quase nada?

Acompanha esse post que eu preparei um passo a passo fácil e rápido para quem quer saber como fazer uma luminária de tinta fosforescente que brilha no escuro! Dá para aproveitar diversos potes que se tenha em casa e comprar apenas a tinta especial (que é baratinha).

Acredite: ninguém precisa de muita habilidade ou dinheiro para fazer essas luminárias que brilham no escuro. Além disso, o processo todo é muito fácil e rápido. Acompanha aí o DIY dessa luminária de tinta fosforescente!

 

imagem com vários potinhos decorados com tinta fosforescente

Luminária de tinta fosforescente: brilha no escuro?

Antes de mais nada, já vou explicar que a tinta fosforescente é diferente da fluorescente. Essa última está presente nas lâmpadas fluorescentes e emite luz própria. Já a tinta fosforescente precisa receber uma carga de luz para só então poder refletir essa luz no escuro.

Entenda: a luminária de tinta fosforescente não é um abajur. Não há uma lâmpada ou um interruptor onde se liga e desliga a luminária. É preciso deixar os potes decorados com tinta fosforescente expostos à luz para só então esses potes brilharem no escuro.

Além disso, eles não vão brilhar eternamente. Quando a reação química terminar, o brilho também cessa. A boa notícia é que basta expor novamente a tinta fosforescente à luz para ela voltar a brilhar no escuro!

Independente dessas considerações técnicas, luminárias assim são super divertidas como objetos de decoração. Pode-se criar com o mais diversos tipos de potes e pintar os mais diferentes modelos de desenhos. O céu é o limite!

 

DIY Luminária de tinta fosforescente

imagem com os materiais necessários para fazer uma luminária de tinta fosforescente

DIY luminária tinta fosforescente – Material:

  • potes diversos (plástico, vidro, madeira, acrílico)
  • tinta fosforescente (eu usei da Corfix, mas há diversas marcas no mercado)

 

Passo a passo luminária que brilha no escuro:

imagem de várias potes que vão virar luminárias que brilham no escuro

1- Separar os potes e comprar a tinta fosforescente

Para esse tipo de luminária que brilha no escuro pode-se usar qualquer tipo de pote que se tenha em casa. Eu usei potes de vidro e plástico (transparente e escuro), mas vale madeira e acrílico também. Na verdade, a tinta pode ser aplica até mesmo em tecido! O resultado vai ficar bacana em qualquer um deles!

A tinta fosforescente não é difícil encontrar em lojas de tintas ou de produtos artesanais. Eu comprei a minha pela internet (sai menos de R$ 10,00). Há várias marcas que produzem esse tipo de tinta.

 

imagens de um pote sendo decorado com tinta fosforescente

2- Decorar os potes com a tinta fosforescente

Depois de ter os potes selecionados higienizados, é só começar a decorar. Pintar com essa tinta é super fácil porque o bico da embalagem é próprio para isso. Não precisa usar pincel, diluir a tinta, nada assim.

É só decidir a forma do desenho que se quer fazer e ir pintando com o próprio tubinho de tinta. É bacana usar uma quantidade generosa de tinta para que ela brilhe mais no escuro.

pintando um potinho com tinta fosforescente

diferentes decorações com tinta fosforescente

Na hora de decorar os potinhos com a tinta fosforescente é só soltar a imaginação. Eu fiz pontinhos, estrelas, espirais, tracejados – isso para ser básica porque minhas habilidades com tinta são restritas. Mas aqui cada um usa a sua criatividade como achar melhor.

 

imagem com potes decorados com tinta fosforescente

3- Deixar a tinta fosforescente secar

Depois é só esperar a tinta secar (é rapidinho). Aproveita e já deixa os potinhos secando expostos à luz para “recarregar” a luz das luminárias.

Eu tentei fotografar minhas luminárias de tinta fosforescente no escuro para mostrá-las brilhando, mas as fotos não ficaram boas. Então, vocês terão que fazer por aí para ver o efeito bacana de brilhar no escuro!

imagem de diversas luminárias de tinta fosforescente

O processo de criação dessas pequenas luminárias que brilham no escuro é tão fácil e rápido que dá para fazer várias de uma vez só! E reaproveitando potes que já temos em casa ficam praticamente sem custo.

Além disso, a tinta fosforescente não é tóxica: não há perigo nenhum. Ou seja, da para chamar a criançada para criar seus próprios potinhos que brilham no escuro. Já imaginou a diversão que isso vai ser?

 

passo a passo para fazer uma luminária com tinta fosforescente

3 passos simples e rápidos para fazer uma luminária com tinta fosforescente!

Da para usar essa dica de DIY rápido e barato para decorar o quarto dos pequenos, para criar lembrancinhas de aniversário ou simplesmente para se divertir com as crianças!

Agora me conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) o que acharam dessa ideia de potinhos que brilham no escuro. E se fizerem por aí me marquem na foto (@somelhora) que eu quero ver as criações de vocês!

 

imagem com o texto como fazer luminária de tinta fosforescente

Lembrando que há vários outros projetos assim rapidinhos na sessão de DIY do blog. Tem passo a passo de quadro personalizado, quadro de scrapbook e muito mais. É só clicar em + conteúdo lá em cima e selecionar o item DIY no menu! Bom proveito e boa diversão!

 

imagem com potinhos que brilham no escuro

loading...