Volta às aulas: check list para mães e pais? Sim, são os filhos que vão para a escola, mas somos nós, mães e pais, que precisamos organizar tudo para que isso aconteça, certo?

Por isso, esse check list de volta às aulas não é direcionado aos estudantes em si. O foco desse check list volta às aulas são os pais mesmo. Sabe aquela frase “aceita que dói menos”? Pois então. Bora aceitar que essa responsabilidade é nossa mesmo e preparar tudo sem muito sofrimento!

Precisa de ajuda com a adaptação de volta às aulas?

Ah, vai. Garanto que nem é tão sofrido assim. Quem aí não aproveita esse momento de volta às aulas dos filhos para comprar umas coisinhas de papelaria para si também? Confesso que eu adoro! Sempre aumento a lista de materiais do filhote para incluir meus próprios itens.

Agora, uma coisa é certa: fazer as compras de volta às aulas com check list facilita bastante a vida! Porque ninguém tem tempo a perder, certo? Embora eu adore uma papelaria, me perco fácil em meio a material escolar! Com um check list de volta às aulas em mãos a coisa fica bem mais ágil.

 

imagem com os 10 itens de volta às aulas: check list para mães e pais

Volta às aulas: check list para mães e pais

Então vamos lá! Há algumas coisinhas que podemos organizar com antecedência e prevenir perrengues para o início das aulas. Como tudo na vida, planejamento e organização também são importantes nesse processo de volta às aulas.

Check list de volta às aulas:

  1. Material escolar
  2. Uniforme
  3. Cantinho de estudo
  4. Calendário
  5. Alimentação
  6. Mochila
  7. Estojo
  8. Identificação
  9. Higiene pessoal
  10. Atividades extras

 

Check list Material Escolar

Antes de sair comprando tudo que está na lista de material escolar solicitada pela escola é bom verificar o que já se tem em casa. Alguns itens como tesoura e régua podem ser certamente reaproveitados de um ano para o outro.

É interessante checar o que a criança já tem para não comprar em duplicidade e ficar acumulando coisas desnecessariamente. Para os itens que realmente precisam ser comprados vale a velha dica de fazer uma pequena pesquisa de preços.

Alguns colégios solicitam que a lista de materiais seja entregue antes do início das aulas. É bom verificar se o caso por aí.

 

Check list Uniforme

Nem preciso te lembrar o quando as crianças crescem de um ano para o outro, né? Verificar o uniforme é essencial para avaliar o que ainda serve ou não, o que está manchado ou rasgado e o que precisa ser comprado novo.

Não esquece de incluir meias e sapatados nessa hora! Por aqui, estamos numa fase em que um par de tênis mal dura 3 meses inteiro. Então, vale verificar os pisantes dos filhotes também.

Uma dica legal é reservar um lugar especial para guardar o uniforme escolar. Pode ser uma prateleira, uma gaveta, ou até uma caixa organizadora. Estando tudo num mesmo lugar facilita no corre-corre diário, não apenas para os pais, mas também para as crianças que já conseguem se vestir sozinhas.

 

Check list Cantinho de estudo

É bem bacana ter um espaço determinado para os estudos em casa. Não precisa ser exatamente um quarto de estudos ou ter uma escrivaninha. Muitas vezes uma mesa com uma cadeira onde sempre será feita a tarefa já resolve.

De todo modo, ter um local específico para os estudos ajuda na organização não apenas física, mas também mental da criança. Ela sabe que quando senta naquela cadeira e coloca seu material naquela mesa precisa se concentrar o suficiente para cumprir suas tarefas escolares.

Para ajudar na organização diária, também é legal já combinar o cantinho onde a mochila deve ficar logo quando chega da escola ou termina os deveres. Assim, a gente já previne a bagunça e as chances de perder algum material.

 

Check list Calendário

Um calendário é uma ferramenta bem útil para a organização escolar. Um local bem à vista para deixar todos os compromissos escolares do filhote (provas, apresentações, entrega de trabalhos, passeios escolares) ajuda tanto as crianças quanto os pais.

Aqui em casa temos um calendário bem grande que fica na geladeira. Junto com o pequeno, anotamos esses compromissos e nos organizamos melhor.

 

Check list Alimentação

Por aqui, temos a sorte da alimentação ser fornecida pela escola. Recebemos o cardápio da nutricionista e ficamos tranquilos sabendo que o filhote terá uma alimentação saudável também no colégio.

Mas, quem precisa levar lanche de casa, tem que se planejar para isso. É bacana fazer um calendário semanal de lanches para se organizar melhor e evitar ser atropelado pela correria.

Confere essas dicas de alimentação saudável para a família!

Nessa preparação, é bom lembrar de higienizar a lancheira, garrafinha e potes para o lanche. Vale verificar se há uma bolsa de gel para manter a temperatura das comidinhas.

 

imagem de uma menina escrevendo - volta às aulas: check list

Check list Mochila

Como a mochila não costuma fazer parte da lista de material escolar, muitas vezes ela é esquecida. Mas precisa dos mesmos cuidados já mencionados anteriormente: verificar se está em bom estado ou se precisa ser trocada, fazer uma boa higienização e ter um lugarzinho para chamar de seu enquanto não estiver sendo utilizada.

Por aqui, eu sempre verifico a mochila diariamente (economiza tempo na correria do dia a dia). Como o filhote estuda em período integral, além dos livros, cadernos e penal, a mochila precisa ser grande o suficiente para guardar uma muda de roupa e algum brinquedo.

 

Check list Estojo

O estojo (ou penal, como chamamos por aqui) é um item importante desse check list. Vale dar uma revisada com bastante frequência.

Por aqui, vira e mexe aparecem objetos desconhecidos dentro do penal do filhote e preciso alertá-lo para devolver para o dono ou jogar no lixo (é cada cacareco que me aparece!). Ele ainda precisa de ajuda para apontar os lápis, por exemplo. É bom conferir se isso não acontece por aí também.

 

Check list Identificação

Coisa fácil é criança se distrair e perder as coisas na escola! Para que isso não aconteça (ou diminuir a frequência) é super importante ter tudo identificado.

Quando eu digo tudo, quero dizer tudo mesmo. Todo o material escolar precisa estar etiquetado com o nome da criança. Estou falando não apenas de livros e cadernos, mas também de lápis, borrachas, tesouras, colas.

Além do material escolar, o uniforme (incluindo sapatos) e tudo que estiver na lancheira também precisa de identificação. Etiquetas adesivadas são super práticas nessa hora (e termo-colantes para as roupas). Não economize nas etiquetas para não precisar gastar comprando material novo!

 

Check list Higiene Pessoal

Parece um pouco de exagero, mas não custa lembrar de checar a saúde das crianças antes de voltar às aulas. Cortar os cabelos, por exemplo, é importante para que o cabelo no olho não atrapalhe o aprendizado.

Aquela passadinha no dentista e no pediatra também é fundamental. Ninguém quer filho com dor no colégio. Além disso, alguns colégios solicitam atestados para prática de esportes ou permanência no ambiente escolar.

 

Check list Atividades Extras

Por último, vale lembrar que se o seu filho faz alguma atividade extra-escolar (como judô, ballet ou natação), precisa verificar esse tipo de material também. Deixar tudo em ordem com antecedência previne dor de cabeça quando o bicho pega!

imagem de uma mulher escrevendo - volta às aulas: check list

 

Ufa! Não é pouca coisa nessa volta às aulas: check list para mães e pais, hen! Mas eu sou daquelas que acha melhor prevenir que remediar. Tendo um check list de consulta em mãos, ninguém vai passar perrengue na hora de voltar para a escola!

Agora conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se faltou alguma coisa nessa minha lista de volta às aulas: check list para mães e pais.