Adesivos para planner vão muito além da estética e da decoração de agendas. Para mim, usar adesivos no planner faz parte do meu sistema de organização. Adesivos de planner são funcionais e me ajudam muito na organização do dia a dia.

Os planners que costumo usar (Enjoy Planner ou Daily Planner ou Nuvem de Papel) já vêm com vários adesivos – e eu amo muito isso! Os adesivos são mesmo uma parte importante quando escolho um planner para comprar.

Mas muita gente me escreve dizendo que optou por um planner que não vem com adesivos ou escolheu um dos planners para imprimir. Isso não é problema! Porque é fácil fazer seus próprios adesivos para planner!

Nesse post, vou mostrar como eu uso adesivos no planner e como fazer adesivos para planner em casa. Nada complicado e o melhor de tudo: serão adesivos personalizados! Para quem quer algo mais simples ainda, tem também: disponibilizei um arquivo para download gratuito dos meus adesivos. É só imprimir e ser feliz!

imagem de vários adesivos para planner

Adesivos para planner

Como já comentei anteriormente, adesivo de planner é algo bem importante para mim. Não apenas por questões de estética, mas principalmente por serem funcionais mesmo. Eu uso adesivos para destacar o tipo de compromisso anotado e a importância deles. Eles dão destaque para itens importantes, além de charme e inspiração.

Já mostrei em detalhes como decorar meu planner ajuda na minha organização.

Há diversos tipos de adesivos, entre os meramente decorativos (com frases de inspiração, bordas, imagens fofas, etc) e os que chamo de funcionais (com texto como “férias”, “família”, “lembrar”, etc). Há adesivos maiores, que podem ser utilizados com técnicas de scrapbook no planner, e adesivos menores, que são perfeitos para a parte da agenda semanal ou calendário mensal, por exemplo.

Basta dar uma navegada pelo Pinterest para ver que muita gente por aí faz lindas decorações nos seus planners! Não é o meu caso. Eu gosto de algo mais prático e funcional, que tenha acesso em qualquer lugar em que esteja com o meu planner.

imagem do meu planner com adesivos

Adesivos para planner práticos e funcionais!

Os adesivos são perfeitos para essa função! Uso os bolsos do planner (de papel e plástico) para guardá-los e sempre tenho uma caneta colorida comigo. Assim fica fácil e rápido de ir decorando minha agenda conforme a necessidade for aparecendo.

Diferente da maioria das scrappers, eu não decoro a semana antes dela começar. Bem pelo contrário: eu vou decorando conforme a semana vai acontecendo e os compromissos vão surgindo. Como eu uso bastante espaço para minhas anotações e planejamentos, tenho medo de perder espaço com decoração.

Então, caso a semana termine e tenha sobrado espaços em branco na agenda semanal, preencho estes espaços em branco com os meus rabiscos e adesivos decorativos. Há semanas que ficam mais cheias, outras menos. Vai depender do meu tempo e humor.

página do planner decorada com adesivos

Como fazer adesivos de planner

Eu não sou designer e nem sei mexer no Photoshop, portanto fiz meus adesivos da forma mais simples possível: no Word (na verdade, no Writer). Eles ficaram do jeito que eu queria e estão funcionando super bem no dia a dia.

Portanto, mesmo quem não for expert em programas de designer pode fazer seus próprios adesivos sem muitas dificuldades.

Eu abri um documento de texto, selecionei uma fonte que eu gosto (Arial) e escrevi palavras que sei que vou usar no planner durante o ano. Coisas como: médico, dentista, manicuri, academia, revisar posts. Enfim, coisas do meu dia a dia que estarão na minha organização no planner.

Além disso, selecionei algumas fontes de símbolos (Symbol) e procurei imagens de que eu pudesse precisar. Figurinhas de sol, xícara, telefone, estrela, coisas do tipo.

imagem de vários adesivos para planner

Depois de salvar isso tudo no meu arquivo, levei em uma gráfica para imprimir em papel adesivo. A gráfica que eu escolhi é de uma amiga querida que cortou meus adesivos em círculos e com cantos arredondados – e eles ficaram assim lindos como vocês podem ver na fotos!

Mas se vocês não conseguirem uma gráfica que corte os adesivos de planner, podem apenas imprimir em papel adesivo e cortar em casa mesmo, com estilete ou tesoura. Funciona do mesmo jeito!

Adesivos para imprimir

Quem quiser aproveitar o meu arquivo, vou deixar aqui para download: adesivos

Basta salvar esse arquivo PDF no seu computar (ou num pendrive) e imprimir em papel adesivo. Quem não tiver papel adesivo em casa pode levar numa dessas gráficas rápidas.

imagem de planner decorado com adesivos

Espero que tenha ficado claro como fazer adesivo para planner. De qualquer forma, se ficou alguma dúvida, podem perguntar aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) que eu sempre respondo tudinho!

E se vocês usarem meus adesivos por aí, por favor!, me marquem nas fotos (@somelhora) que vou amar ver o planner de vocês adesivado!

imagem de uma página do meu planner com adesivos