Sim! Há alguns cuidados que precisamos ter com as crianças no Verão. A época mais quente do ano é a minha preferida, mas exige alguns cuidados – especialmente com os pequenos.

Falando nisso, confere minha poesia de amor ao Verão!

E não estou falando apenas de beber água e passar protetor solar, não! Os responsáveis pelos pequenos precisam estar atentos a uma série de pequenas – mas importantes – coisas. Confere aí as dicas de cuidados com as crianças no calor!

dicas para crianças no verão

Cuidados com as crianças no Verão

1- Hidratação

Parece um tema batido e muito falado, mas não se pode descuidar da hidratação das crianças no Verão! Beber líquidos, especialmente água, é importante sempre – em qualquer época do ano. Mas no Verão a perda de líquidos do corpo é acelerada pelo calor e suor.

Por isso, é super importante garantir que a criança tenha água sempre à mão (pode ser em uma garrafinha ou squeeze) e lembrá-la de realmente tomar. Reforçando: crianças nem sempre lembram de pedir água ou dizer que estão com sede. Quando estão distraídas, então, aí mesmo é que esquecem! A dica aqui é não esperar que elas peçam, mas oferecer líquidos de vez em quando.

Além da tradicional garrafinha de água, sucos de frutas (sucos de verdade: da própria fruta ou industrializado integral) ou água de coco também valem. Todas essas são ótimas opções para manter o corpo hidratado. Lembrando que o ideal é hidratar tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro! A hidratação da pele é tão importante quanto a ingestão de líquidos!

criança comendo

2- Alimentação

Nessa época quente do ano, precisa-se ter mais cuidado com a alimentação, especialmente na conservação dos alimentos. O sol acelera o processo de degradação dos alimentos e a chance da comida estragar é maior.

Para as saídas para a praia ou clube, a dica é ter opções práticas e leves de comidinhas na bolsa para a hora que bater a fome. Frutas frescas e secas ou castanhas são uma ótima escolha.

Outro cuidado importante é com os lanches de rua – eu prefiro evitar totalmente. Lembrem de checar como é a conservação dos alimentos e a qualidade do comércio de litoral que estiverem visitando.

criança brincando na areia

3- O que vestir?

Outra coisa que parece óbvia, mas vale a pena lembrar: criança precisa de roupas confortáveis! Portanto, de uma forma geral, prefira as roupas confortáveis e leves. O algodão é o mais recomendado não apenas pelo conforto, mas pela prevenção de alergias (dermatites) e por sua capacidade de transpiração.

Além de pensar em tecidos leves e arejados, sempre que possível, vale investir em itens com fatores de proteção contra raios solares. Isso é especialmente importante para roupas de banho, quando as crianças estão totalmente expostas ao sol.

Clica aqui para comprar roupas de verão para crianças com preço super interessante!

Clica aqui para comprar looks de verão infantis em promoção!

A dica do conforto e segurança se estende aos calçados e assessórios! É importante verificar se não há nada que possa enganchar nos brinquedos (anéis, colares, tiras, sapatos com rodinhas e similares). Esses itens aumentam a chance de estrangulamento de alguma parte do corpo e de machucados mais sérios.

4- Proteção contra insetos

Também é no calor que os insetos costumam aparecer em maior quantidade. Se os pequenos forem alérgicos (como o meu filhote), a proteção é fundamental. O horário do entardecer costuma ser mais propício para isso.

A recomendação de uso de repelentes é apenas para crianças acima de 6 meses e há produtos específicos para o público infantil. Na dúvida, conversa com o pediatra!

criança no mar

5- Filtro solar

Não dá para falar de cuidados com crianças no Verão sem citar o filtro (protetor) solar. Verão é igual à exposição ao sol, o que pode causar queimaduras e até insolação nos dias mais quentes da estação.

Todos que ficarem expostos ao sol por muito tempo precisam estar protegidos. Para evitar insolação é importante passar protetor solar e reforçar a cada duas horas, evitando também a exposição ao sol entre 10h e 16h.

Lembrando que, assim como o repelente, protetor solar só é indicado para crianças com mais de 6 meses. Há também outras opções de proteção como roupas e chapéus!

Recebi um infográfico super bacana com uma espécie de resumão dessas dicas de cuidados com crianças no Verão. Olha só:

infográfico sobre crianças no verãoFonte: Pampili

Cuidados com as crianças no Verão:

  1. Hidratação
  2. Alimentação
  3. O que vestir nas crianças no Verão
  4. Proteção contra insetos
  5. Filtro solar

Acho que deu para perceber que pequenas atitudes podem ajudar muito as crianças no Verão, né? Quem for viajar de carro com crianças, vai gostar de ler essas dicas também. Quem curte um parquinho infantil nas férias de Verão pode conferir essas dicas também. Falando em férias, tem poesia de crianças de férias por aqui também!

criança na piscina

Mais alguma dica importante para curtir com crianças no Verão? Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se eu esqueci de alguma coisa importante! Vou editando o post à medida que for sendo necessário.

criança na praia