Cartão de Natal: esse é um daqueles DIY de 15 minutos que salvam! Nem precisa me dizer, eu sei. Fim de ano é uma correria danada e quando se vê já é Natal.

Mas não é por isso que precisamos deixar passar uma data tão especial! Com esse DIY de Natal da para preparar um lindo cartão de Natal rápido e fácil para fazer um carinho para as pessoas amadas. E cartão artesanal é ainda mais especial. Um cartão feito à mão sempre carrega o carinho de quem o fez.

Ah! E nem precisa se preocupar em sair correndo atrás de material. Esse projeto é daqueles que dá para fazer com o que tiver em casa mesmo. Confere aí!

DIY Cartão de Natal

 

imagem dos materiais para fazer o cartão de natal

Material:

– papel craft (ou qualquer papel mais grossinho que sirva de base)
– retalhos de papel (usei faixas de papeis de Natal antigos)
– fita banana e purpurina dourada (opcional – para dar um charme)
– régua, estilete, tesoura, caneta e cola branca

 

Passos:

 

imagem da base do cartão de natal

1- Cortar o papel craft.

Eu usei papel craft, mas é possível usar qualquer papel para a base. Pode ser cartolina ou papel-cartão também. Se quiseres um cartão de Natal colorido (vermelho ou verde, que tal?), fica lindo também!

Cortei minha base no tamanho 20 x 15 cm (dobrado ao meio ele fica 10 X 15 cm), mas não há uma medida certa, ok? Pode adaptar conforme seu caso.

 

 

imagem das tiras do cartão de natal sendo coladas

2- Colar as tiras de papel.

A graça desse cartão está justamente na harmonia das listras que o compõem. Cole tiras de papel colorido uma sobre a outra para formar a sequência de listras.

Essa parte depende muito do gosto de cada um. Escolha as cores e estampas dos papeis de acordo com o que tiver em casa e o teu gosto pessoal.

Como não é um projeto que envolve fotografias, pode-se utilizar cola branca comum.

 

 

imagem sobre como fazer o acabamento do cartão de natal

3- Dar um acabamento.

Para fazer o acabamento do cartão, gosto de usar lixa e carimbeira. Depois de cortar as tiras de papel do tamanho bem certinho da base do cartão, passe uma lixa de unha ao redor de todas as bordas.

Com as bordas já lixadas, passe a carimbeira para finaliza. Quem não tiver carimbeira pode usar um pouco de tinta diluída com uma esponjinha que dá o mesmo efeito.

 

 

imagem do cartão de natal decorado

4- Decorar o cartão de Natal.

Essa é a parte mais divertida! Não tem regra, cada um decora seu cartão como quiser. Pode-se utilizar botões, miçanga, fitas, lantejoulas ou o que tiver em casa.

Eu recortei uma imagem com motivo de Natal e acrescentei a frase “Feliz Natal”. Imprimi a frase em casa mesmo e recortei. Colei com fita banana para dar um volume.

 

cartão de natal recebendo um pouco de brilho

Achei que Natal merecia um pouco de brilho e resolvi acrescentar um pouco de purpurina no meu cartão. Fiz pinguinhos de cola em uma das tiras de papel e joguei a purpurina por cima. Depois é só retirar o excesso de purpurina e esperar secar.

 

 

 

imagem do cartão de natal pronto

 

E pronto! Cartão de Natal finalizado!

 

Agora é só escolher a pessoa querida que vai receber esse cartão lindo e cheio de carinho feito pelas tuas próprias mãos! Bora espalhar carinho em forma de cartão!

 

imagem do cartão de natal sob a árvore

 

Se não souber o que escrever no cartão, eu também te dou uma ajudinha com isso. Escolhe uma dessas frases de Natal e Ano Novo aqui!

 

colagem de imagens do cartão de natal

Para quem se interessa pelo tema de Natal, tem muito mais conteúdo aqui no blog! Tem outro DIY rapidinho de Tags de Natal (esse dá para fazer em 5 minutos!). Tem também poesia de Natal.  Ah! E meus pedidos de Natal de mãe sincera.

Ah! Quem fizer essas tags não esquece de me marcar na foto, hen? (@somelhora) Adoro ver a produção de vocês!

 

detalhes do cartão de natal

 

Que tal colocar em prática essa ideia de espalhar o clima de Natal? Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se vocês curtem ganhar e receber cartão de Natal.

 

Para quem quiser mais ideias de Natal, tem muita coisa bacana na minha pasta de Natal no meu PinterestNatal . E para mais inspiração de Ano novo, tem também uma pasta de Reveillón. Vale a penar dar uma olhada.

mais detalhes do cartão de Natal