Meu filhote, no auge dos seus 5 anos (e meio – como ele mesmo insiste em me lembrar!) está começando a curtir jogos. Já sabe jogar dominó, dama e até um pouquinho de xadrez. Mas os preferidos têm sido os jogos de tabuleiro, como esse DIY Jogo Dinossauros que quero mostrar hoje.

Ficamos um bom tempo nos divertindo com um dado, algumas pecinhas que se movimentam e um tabuleiro a ser percorrido. O bom desses jogos de mesa é que a família toda entra na brincadeira! Avós, tios e primos também participam.

Meu pai resolveu juntar esse interesse por jogos com a paixão por dinossauros do pequeno. Com a ajuda do neto, os dois inventaram esse DIY Jogo Dinossauros. Meu pai ficou responsável pela produção do tabuleiro, do dado e das peças e o filhote fez as regras do jogo.

Deu tão certo que resolvi compartilhar a ideia por aqui e mostrar como é bacana fazer um jogo de dinossauro em casa. Para facilitar as coisas, aqui em baixo tem os arquivos prontinhos. Basta imprimir, recortar e colar.

Faça você mesmo um jogo dos dinossauros! Ou melhor, chama a criançada para construir esse jogo de dinos junto! É diversão garantida!

 

jogo de dinossauro

DIY Jogo Dinossauros

Para montar o jogo completo, é necessário ter essas 3 partes: o tabuleiro, o dado e as peças que representam os jogadores.

As pecinhas dos jogadores podem ser pedrinhas, tampinhas, botões. Aproveitem o que tiverem em casa e usem a imaginação. Deixem as crianças escolherem as peças.

O dado pode ser comprado pronto (ou aproveitado de outro jogo) ou confeccionado em casa, com a ajuda dos pequenos.

 

dado de jogo

Para montar o dado em casa:

O dado pode ser feito com uma folha branca, de preferência com gramatura 180 ou maior. Sugere-se quadrados com lados de 3 cm. Não esqueçam de deixar 0,5 cm para colar um lado no outro.

Para entender melhor como montar o cubo, meu pai fez um arquivo onde fica fácil visualizar a montagem: Planificação do Dado.

Quem preferir simplificar a confecção do dado, pode simplesmente imprimir o arquivo acima, recortar e colar nos locais indicados.

 

jogo de dinos

Para montar o tabuleiro:

Para a montagem do tabuleiro é necessário imprimir o arquivo da base e o arquivo das peças de dinossauros.

Arquivo da base: Dinossauros – Base do jogo

Arquivo das peças de dinossauros: Dinossauros – peças do jogo

 

O arquivo da base está em formato .PDF e configurado para uma folha A3. Sugere-se imprimir em gráfica rápida, colorido e num papel de gramatura 180 ou superior.

O arquivo dos dinos também está em formato .PDF, mas configurado para folha A4. Ou seja, é possível imprimir em casa. Entretanto, minha sugestão é imprimir também numa gráfica rápida, colorido, para ficar semelhante à impressão da base.

Será necessário recortar as peças de dinossauro e colar nos respectivos números das casas da base. Para saber onde se deve colar cada tipo diferente de dinossauro é só seguir o que consta nas regras do jogo: Dinossauros – Regras do jogo.

 

Regras DIY Jogo Dinossauros

Para construir as regras do jogo de dinossauro, meu pai foi fazendo assim:

– Vinicius, onde vamos colar o anquilossauro?

– Na casa 02, vovô Rau.

– E o que acontece se o jogador parar na casa do anquilossauro?

– Ele fica uma rodada sem jogar.

 

E assim foi com todas as espécies de dinos. Montar as regras já foi uma diversão por si só!

Vocês podem aproveitar as regras do Vinicius ou construir suas próprias. Aproveitem o momento!

 

jogo dinossauro

Construir um jogo dinossauro em casa é diversão e educação!

Pode-se aproveitar o momento do jogo para trabalhar as diferentes espécies de dinossauros com os pequenos. Meu pai fez um arquivo super educativo com as características de casa espécie: Dinossauros – Características.

 

Aliás, o trabalho do meu pai nesse jogo foi tão, mas TÃO completo, que ele preparou todos os arquivos desse post e ainda me mandou algumas dicas para eu compartilhar com vocês! Obrigada pela parceria e pela generosidade, papai!

 

Algumas dicas:

01 – As regras não são rígidas. Podem ser alteradas conforme a criatividade das crianças.

02 – O arquivo com a base do jogo está no formato PDF, para facilitar a impressão, que deve ser em tamanho A3.

03 – O arquivo com as figuras dos dinossauros, que serão coladas sobre a base do jogo, também está no formato PDF, com a mesma facilidade de impressão.

04 – As figuras dos dinos tem vários tamanhos e duas direções (direita e esquerda) para compor o jogo conforme as regras a serem definidas.

05 – Com o intuito educativo, o arquivo “Dinossauros – Características”, apresenta um resumo dos principais atributos de cada dino aqui aplicado.

06 – Para dar maior durabilidade à base do jogo, sugere-se a impressão em papel com uma maior gramatura.

07 – O sentido do movimento do jogo é sugerido com a saída na casa 01 e finalizado na casa 48.

08 – Com intuído educativo, anexamos um arquivo em PDF, com a sugestão da montagem de um cubo.

09 – As peças para compor e movimentar cada jogador, podem ser pedrinhas, botões, ou cones feito com papel.

 

Lembrando que essa não é primeira contribuição do meu pai aqui no blog. Já publiquei um texto dele sobre o primeiro mês do Vinicius.

 

como fazer jogo dinossauros

E aí? Gostaram desse DIY Jogo Dinossauros? Espero que ele seja útil para vocês e que se divirtam muito com os pequenos em casa!
Agora conta pra mim aqui nos nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) se a criançada curte dinossauros por aí. E não esqueçam de me avisar se fizerem o jogo dos dinos!

 

Para quem está procurando mais atividades para fazer com os pequenos em casa, deixo a sugestão de scrapbook com crianças. Além disso, já publiquei por aqui um post recheado de brincadeiras para fazer dentro de casa.

 

Ah! E tem uma pasta no meu Pinterest só sobre atividades para brincar em casa. Vale a penar dar uma olhada.

 

 

jogo de dinossauros