Quem é mãe e pai sabe bem que cortar as unhas dos bebês não é tão fácil quanto parece. Como pode seres tão pequenos terem unhas que crescem tanto?

Lembro bem da primeira vez que eu cortei as unhas do meu bebê. Isso porque foi um episódio traumático – para o meu marido, não para o meu filho. Sim, eu cortei um pedacinho do dedo do pequeno junto com a unha.

O pai da criança, que já não gosta muito de sangue, me deu uma bela de uma bronca por eu ter machucado alguém recém-nascido. Mas eu vivia ouvindo: “cadê a mãe dessa criança, que deixa ele se arranhar com essas unhas tão compridas?”. Alguém tinha que fazer algo em relação a isso – e só eu tive coragem.

Eu registrei os momentos especiais do meu filhote num scrapbook de bebê.

Bem que eu queria ter lido dicas como as da Thais Borges naquela época. Por isso, resolvi compartilhar o texto abaixo por aqui, recheado de dicas sobre como e quando cortar as unhas dos bebês.


 

Quando e como cortar as unhas dos bebês?

Quando e como cortar as unhas de um bebê pela primeira vez é uma preocupação comum para os pais de primeira viagem. Certamente você já ouviu falar que o correto é esperar cerca de um mês, mas em alguns casos antes de completar o primeiro mês, os bebês podem estar com unhas longas ou quebradas que já causam arranhões e podem machucar, logo, você pensa se é correto cortar as unhas de seu filho.

O que fazer?

A primeira coisa que deve saber é que as unhas dos neonatos são frágeis e quebradiças, com tendência a se romperem irregularmente até a terceira semana de vida, quando tendem a ser mais resistentes. Em segundo lugar, elas estão muito próximas da pele, por isso é fácil ferir o bebê ao cortá-las.

Mesmo que você tente igualar suas bordas, é muito provável que as unhas continuem a quebrar e que alguns arranhões ainda apareçam. Eles geralmente são pequenos ferimentos, curam-se espontaneamente e o único cuidado que precisa é mantê-las limpas.

 

É correto usar luvas para evitar que o bebê se arranhe?

Por outro lado, é preferível soltar as mãos do bebê. Não é aconselhável mantê-las cobertas constantemente para evitar arranhões. Luvas devem ser reservadas para quando necessário para proteger do frio.

Se você está muito preocupado com o estado das unhas antes da terceira semana pode usar um cortador de unhas especial para bebês, com uma superfície simples e extremidades arredondadas, para polir as bordas irregulares sem precisar aplicar pressão para cortar.

Cuidado com a tesoura

As pontas da tesoura apropriada para cortar unhas de bebês ajudam a prevenir ferimentos. Mas, lembre-se de que as unhas dos bebês estão muito próximas da pele e, no começo, não é fácil reconhecer bem a área em que elas são verdadeiramente livres.

Cuidado para não encravar as unhas dos bebês

Se, no entanto, você quiser tentar cortar com uma tesoura, deve fazê-lo com cuidado, tendo em conta, desde o início, e depois disso, o corte não deve ser apressado (a unha deve ser cortada ligeiramente acima da borda da pele), você não deve seguir a linha arredondada do dedo (deixe os cantos quadrados), é conveniente lixar a borda da unha e aplicar uma loção hidratante no final.

Cortando dessa forma o surgimento de unhas encravadas é impedido porque a área conjunta da unha e da pele é muito fina e sensível em bebês, pode corroer facilmente e incentivar o encravamento.

O mesmo deve ser feito com as unhas dos pés, que crescem mais lentamente do que as das mãos. Corte-os apenas quando necessário, verifique-os cuidadosamente quando seu filho começar a engatinhar e andar e altere o tamanho dos sapatos conforme o tempo. Calçar a criança com sapatos muito justos é um fator de risco adicional para as unhas crescerem encravadas.

momento unha

Momento ideal para cortar as unhas

Para evitar acidentes, tente escolher momentos em que você e seu bebê estejam relaxados. Por exemplo, após o banho ou até mesmo quando o bebê está dormindo.

A dupla mãe-pai, ou vice-versa, pode ser uma boa alternativa para distraí-lo, focar sua atenção em outra coisa e ser capaz de segurá-lo com firmeza. Mas nunca forçar. Se causar nervosismo e / ou choro, é melhor deixar para outra hora.

No caso de causar um pequeno corte na pele, você deve fazer uma pressão suficiente com gaze na área até parar o sangramento, e, em seguida, mantê-lo limpo e arejado. Não é preciso colocar um band-aid, pois abafa o local e pode retardar o processo de cicatrização e o bebê pode tirá-lo ao colocar as mãos na boca e isso pode causar um acidente de sufocamento.

Texto por Thais B. – Lá Folia


 

Mais alguma dica importante sobre unhas dos bebês? Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok). Adoro conhecer mais dicas!

 

 

Tem mais textos de cuidados com bebês por aqui! Tem cuidados para o Inverno. Alimentos que podem influenciar no sexo do bebê. Dicas de MPB para bebê. E muita poesia de mãe na categoria poesia. É só clicar lá em cima!

quando cortar unha de bebê