Agosto está aí e eu queria trazer algumas frases para o Dia dos Pais. Mensagens para quem precisa de inspiração para escrever um cartão, versos para quem, assim como eu, gosta de poesia.

Fica a dica de fazer um cartão com suas próprias mãos e fotos: DIY cartão Dia dos Pais.

E tenho muita alegria em dizer que tive uma ajuda super especial para isso. Vim compartilhar versos para o papai escritos pela Daniela Ramos.

A Dani já foi uma leitora querida do Só Melhora. Hoje, ela se tornou uma amiga. Nosso assunto principal é poesia. Aliás, foi a Dani quem me impulsionou a contar sobre o meu processo criativo de escrever poesia.

Para essa data especial do Dia dos Pais, resgatamos algumas frases que a Daniela escreveu para o seu marido – pai do seu filho – logo após o nascimento do pequeno.

Lembram que eu também já escrevi uma poesia para o pai do meu filho?

Pois bem, parece que esse amor que a gente redescobre depois que nossos maridos se transformam em pais dos nossos filhos é um fenômeno que não acontece só na minha casa.

verso para pai

Frases para o Dia dos Pais – Além de tudo o mais

Os versos que a Dani escreveu para o pai do seu filho mostram esse foco que a maternidade nos dá: vemos tudo a partir do filhote. Por um bom tempo, o bebê é o centro das atenções da casa e da família. Pai e mãe acabam ficando em segundo plano.

O que dizer do pai da mãe (popularmente conhecido como avô), então?!

Mas a verdade é que a paternidade (e a maternidade) é mais uma faceta que acrescentamos à nossa identidade. E mais um motivo para amar aquele cara que escolhemos como marido.

Por estar tão próximo da essência da poesia que eu mesma escrevi para o pai do meu filho, o último verso do poema da Daniela me toca profundamente. Amo o pai do meu filho por ele ser o pai do meu pequeno – além de tudo o mais o que ele é para mim.

Sou uma mãe mais feliz por tê-lo como parceiro na vida materna – além de todas as outras áreas da vida. Sou uma pessoa mais feliz porque tenho esse imenso amor do pai do meu filho – além de todo o amor que já tínhamos antes.

Ótimas frases para o Dia dos Pais, não são?

Assim como os lindos versos abaixo:

Ele é…

Ele é o melhor pai que eu já conheci.

É atencioso, brincalhão, carinhoso. Além de tudo o mais.

Ele cuida de detalhes, limpa atrás da orelha, coloca para arrotar. Além de tudo o mais.

Ele se preocupa, faz festinha, da bronca se precisar. Além de tudo o mais.

Ele acha que é amado porque ama a mãe do menino. Mas é amado porque é o melhor pai.

E eu sou a mãe mais feliz do mundo, porque ele é o pai do meu filho. Além de tudo o mais.

Texto de Daniela Ramos, enviado para o seu marido logo que o pimpolho nasceu.

para pai

Frases para o Dia dos Pais para compartilhar

Para dar uma ajudinha nessa vida corrida que todas temos, preparei alguns cards com essas frases para o Dia dos Pais. São frases para o papai dos nossos filhotes, inspiradas nos versos acima.

Está liberado compartilhar por essa internet afora – sem retirar o crédito da imagem, claro! Use e abuse das redes sociais para espalhar amor pelo pai do teu filho. Porque presentear com carinho é de graça e só faz bem!

versos dia dos pais
frases para papais
frases para pai
frases dia dos pais

Qual a tua frase preferida? Tem alguma sugestão de frase para o Dia dos Pais? Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok)! Quem sabe ainda dá tempo de eu colocar a tua frase num card personalizado!

Por falar em Dia dos Pais, sabes o que é a chamada paternidade ativa?

Quem estiver procurando presentes diferentes e criativos para os papais, vale conferir esse post de inspiração de presentes para o Dia dos Pais. E já fica minha sugestão de fazer um scrapbook para o papai.

para o papai

Bônus: Crônica O menino e suas palavras

Extrapolando um pouco o tema dos pais, mas ainda falando da contribuição da Daniela, trouxe uma crônica dela como bônus desse post. Um texto em prosa, mas com a fluidez de uma poesia de mãe. Não tinha como não compartilhar! Deliciem-se com ele!

O menino e suas palavras

Esse menino sabe certas palavras úteis. Já sabe papai, mamãe, água, vovó, bola, tchau-tchau. Ou melhor, ácu, uouó, bóa, tau-tau;  afinal o índice de fofura tem de ser mantido alto. Mas agora usa palavras difíceis, compostas, que não servem pra nada além de mostrar que ele presta atenção nas estorinhas que lemos para ele.

Bicho-de-pé, tatu-bola, hipopótamo (popota), macaco. É, tem preferência por animais, pequenos e grandes. Ele sabe mostrar como os animais “falam”: o boi deixou de falar “mú” e faz “bé”; o porco faz um barulho de raspar garganta; o cachorrinho fala (e é) “au-au”. O gatinho solta um “ah” preguiçoso e o patinho, claro, faz “quac”. Agora, “não” e “sim”, não merecem nenhum som, só um sinal de cabeça. Um sinal convicto, mas um sinal.

Muitas outras palavras ele não fala, mas entende. Aliás, tem uma que anda proibida em casa devido ao frenesi que causa: passear. Esses dias ele começou com um truque novo que causa frenesi nos adultos: Repetir perfeitamente as últimas palavras de uma frase que ouviu. Mas depois ficava claro que era só um “eco”, ele não tinha realmente aprendido as palavras.

Nesse pique, temos de nos policiar para não falar palavras grandes e desajeitadas perto dele. Já pensou se ele sai repetindo “estúpido” por aí? A cara queima só de pensar nisso.

Sei que um dia ele vai chegar da escola dizendo que aprendeu sobre glândulas sudoríparas, verbos anômalos e defectivos, fotossíntese. Até lá, comemoro cada nova palavra. Eba! Acabou de falar “mamão”.

Daniela Ramos, mãe do Samuel, escreveu esse texto quando ele tinha 1 ano e seis meses.

frases para o papai

Fotografia: Paulo Ramos @pramosfotografo