Não sou o tipo de pessoa que faz listas de coisas para fazer antes de morrer. Acho bem mais útil viver do que ficar pensando na morte.

Mas meu filho (filhos, sempre eles!) me questiona sobre isso e, necessariamente, me leva a essa reflexão. É uma conversa que volta e meia surge no meio do banho ou antes de dormir. E eu faço questão de deixá-la tão corriqueira e normal quanto qualquer outra – sem peso demais, sem peso de menos.

Ele pergunta quando eu ou o pai (ou os avós, ou os tios) vão morrer. Pergunta como isso vai acontecer, o que acontece depois que morrermos. Minhas respostas são tão completas quanto o meu conhecimento no assunto: não sei.

– Não sei, filho. Nós não sabemos nada disso. É o Papai do Céu que decide essas coisas e nós não precisamos nos preocupar com isso. Quando for para acontecer, acontecerá.

Lembro de uma conversa dentro desse tema que encheu meu coração de amor. Percebam que o filhote não coloca tristeza nem pesar nesse assunto. E eu me cuido para manter o nível de conversa do pequeno.

– Mãe, depois que você morrer, vai querer virar anjinho ou estrelinha?

– Ah, acho que quero virar estrela.

– Eu também!

– Para poder ficar brilhando no céu, né filho?

– Não, mãe! É que aí eu poderia virar uma estrela cadente e realizar os desejos das pessoas!

Pausa para um suspiro de amor de mãe.

 

poema lista antes de morrer

Bucket List: coisas para fazer antes de morrer

Recentemente tive contato com o conceito de bucket list. Traduzindo ao pé da letra, seria uma lista do balde. Aparentemente, algumas pessoas pensam que se deve chutar o balde antes de morrer. E fazem uma lista com as loucuras que gostariam de fazer antes do fato acontecer.

Se pensar numa lista de coisas para se fazer antes de morrer já é engraçado para mim, que dirá uma lista de loucuras. Não que eu não ache interessante fazer coisas como pular de paraquedas ou subir no Everest. Eu acho – e ainda quero pular de paraquedas!

Mas se eu fosse fazer uma lista assim, acho que ela teria coisas muito mais simples que loucas. Porque depois que a gente é mãe, continuamos querendo aproveitar a vida ao máximo sim. Mas sem riscos desnecessários.

 

poesia-bucket-list

Coisas simples para fazer antes de morrer

Minha lista de coisas simples para se fazer antes de morrer teria itens como gargalhar até a barriga doer. É claro que já tive gargalhadas dessas, mas é o tipo de coisa boa que se quer repetir sempre que der! De preferência, que essa experiência aconteça ao lado das pessoas que amo.

Incluiria, certamente, ver meu filho crescer. Sim, é um desejo genérico – até porque, como já disse anteriormente, não sei exatamente até quando poderei vê-lo crescer. Mas quero acompanhar seu crescimento o máximo que der – e quero que a felicidade esteja presente na maior parte do tempo.

Ainda pensando no meu filho, quero muitos abraços infinitos – desses que a gente dá depois de um tempo separados. E escutar sua vozinha repetindo a minha frase: “vamos ficar assim para sempre, mãe?”. Meu filho é especialista nessas coisas, como já contei por aqui.

Por falar em frases para se dizer, quero dizer – e ouvir – muitas e muitas vezes “eu te amo”. Eu te amo, filho. Eu te amo, meu príncipe. Eu te amo, mãe, pai. Porque o óbvio também precisa ser dito – e é bom demais saber que o amor é correspondido.

Sendo um pouquinho egoísta, há coisas que eu preciso descobrir em mim antes de morrer. Será que eu gosto mais do feijão da minha mãe ou do seu bolo de cenoura? Será que me dá mais prazer escrever uma poesia ou dançar a noite inteira? Será que me faz mais feliz viajar para lugares desconhecidos ou passar um final de semana jogando conversa fora com os amigos?

É, parece que tenho uma sub-lista de coisas que vou passar a vida tentando descobrir. E a graça é justamente essa: não chegar a uma conclusão definitiva.

 

lista antes de morrer

Poema Antes de morrer

Foi pensando nisso tudo, mais um empurrãozinho do projeto Na Ponta da Caneta WT , que escrevi a poesia abaixo. É uma poesia sobre as coisas que quero fazer enquanto curto a vida. Minha bucket list em forma de poema.

 

Antes de morrer

Antes de morrer
quero o mundo conhecer,
ver meu bebê crescer,
rir até a barriga doer.

Descobrir o que mais
me dá prazer:
ler ou escrever
viajar ou dançar
conversar ou comer.

Antes de morrer
há tanto o que viver!
Tantos filmes a assistir,
tantos lugares a descobrir.

Ainda quero muitos domingos no sofá,
muitos “eu te amo” ao deitar,
muitos abraços infinitos ao voltar.

Uma lista do que fazer
antes de morrer
deve ser tão (in)finita
quanto a própria vida.

Talita
24/07/2018
13:49
my bucket list

 

Depois de refletir sobre tudo isso, a conclusão que cheguei é que uma lista de coisas a fazer antes da morte precisa ser do tamanho da vida. Porque temos que aproveitar a vida ao máximo!

 

poema bucket list

O que você quer fazer antes morrer?

Vocês têm alguma lista desse tipo? Já conheciam o conceito de bucket list? Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok)!

 

poema antes de morrer

Conheces alguém que está precisando refletir sobre tudo que temos que aproveitar enquanto estamos vivos? Então, compartilha essa poesia com ela! Só não esquece de dar os devidos créditos, ok?

Tem muito mais poesia por aqui! Tem poesia de gratidão para os dias tranquilos. Poesia sobre recomeçar sempre. E até pitadinhas de amor em forma de poesia. Bom proveito!

 

poesia antes de morrer