No novo episódio de hoje das tirinhas das Mamães babonas vamos falar de mais um tema conflitante para os pais: Crianças de férias. Afinal de contas, as férias do filho são relaxantes ou estressantes? Pais e mães hão de concordar comigo: são as duas coisas, né?!

Se ainda não conheces nossos quadrinhos com poesia de mãe, confere mais detalhes do projeto Mamães Babonas que acontece todo mês aqui no Só Melhora e no A Casa da Mãe Leoa simultaneamente.

Sei bem que cabeça de mãe e pai é meio confusa, a gente vive em constantes conflitos mentais. Uma hora queremos jogar o bebê pela janela. Na outra, não entendemos como conseguimos viver até outro dia sem a presença do pequeno em nossas vidas.

A volta ao trabalho, depois da licença maternidade, é um momento difícil na vida da família. Uma separação definitiva, ainda que parcial, entre mãe e bebê. Não é fácil, mas a gente respira fundo, relembra as razões que justificam essa escolha, e segue em frente.

De todo modo, coisa certa para os pequenos é que terão que frequentar a escola. É um aprendizado constante para eles e para nós. As férias dos filhos costumam ser ansiosamente esperadas e até comemoradas por todos, concordam?

Crianças de férias escolares

feriado do filho

Para começo de conversa, o início da vida escolar do bebê demanda muitas adaptações. A escolha do colégio não é fácil, precisa ser feita com muito critério. Antes disso, há a decisão de matriculá-lo numa escolinha – em vez de deixá-lo em casa com a babá ou avós.

É aquele negócio, os pequenos precisam se acostumar com o novo colégio. Os pais precisam se acostumar a deixar seus filhos sob cuidados de outras pessoas. Tudo isso é um grande aprendizado, enfim. A gente sente uma saudade dos filhos! Até que chegam as esperadas férias escolares e podemos curtir as crianças o dia todo novamente. Ou não.

Porque, definitivamente, as férias das crianças costumam ser bem maiores que as dos pais! E aí, como é que a gente gerencia isso? Temos que nos desdobrar em mil! Correr atrás de colônia de férias, de alguém que possa ficar com o filhote, de opções interessantes e divertidas de atividades.

Mostrei algumas atividades para fazer com crianças em casa aqui.

Férias em casa ou fora dela

filho de férias

Independente de passar as férias em casa ou fora dela, pais e filhos merecem aproveitar esse momento!

Se conseguimos conciliar, ao menos em parte, nossas férias com as dos filhos, merecemos curtir juntos esses momentos especiais. Seja viajando, fazendo algum passeio em família, ou aproveitar para ficar em casa e praticar filhoterapia.

Sei que os pequenos têm MUITA energia e nem sempre damos conta de acompanhar. Ainda assim, fazemos o nosso melhor e aproveitamos o presente da melhora forma possível. Se tivermos ajuda, melhor ainda!

Se as férias das crianças não são concomitantes com as dos pais, a ajuda é indispensável. Felizmente, algumas vovós, madrinhas e tias podem aproveitar a chance de ter os pequenos por perto e salvar os pais nessas horas!

Às vezes, o coração fica apertado com a separação e a distância, mas a saudade também faz parte da vida materna. É mais uma oportunidade de aprendizado para todos. Pais também precisam de férias dos filhos. Filhos também precisam de férias dos pais. Que bom quando a gente consegue conciliar tudo isso!

Confere aqui a riqueza que é ter férias em família.

Crianças de férias em quadrinhos

Mas vamos ao que interessa: poesia em quadrinhos! Para quem ainda não sabe, a Elaine, minha amiga de longa data e parceira de projeto, é uma artista multimídia e arrasa nas ilustrações das tirinhas. A cada episódio, é um desfile de lindezas por aqui! Eu não me canso de ficar olhando seus desenhos! Como sempre, a poesia é feita a 4 mãos. Tudo sempre recheado de muito amor e carinho. Nesse episódio, especialmente, amei os últimos versos! Confere o resultado:

férias das crianças

A imagem é altamente pinável! Fiquem à vontade para salvar no Pinterest e compartilhar nossos quadrinhos pelas redes sociais. Só não esqueçam de mencionar a autoria e, se puderem, colocar o link desse post. Isso ajuda a divulgar esse projeto lindo e nossos blogs!

Crianças de férias

Quando o filhote vai para a escolinha
fica apertado o nosso coração.
Toda mãe sente uma saudadinha.
Mãe sempre transborda emoção.

Passa dia, passa mês
e a gente logo se acostuma.
Dá banho, comida, leva e busca
e o cansaço logo perdura!

Ficamos na contagem regressiva
para as férias chegarem.
Planejamos toda nossa vida,
torcendo pros dias logo passarem.

Fazemos muitos planos
para curtir cada minutinho.
É assim todos os anos,
as férias com nossos filhinhos.

Mas já no meio das férias escolares
começa pra mãe muita meditação!
Inspira, respira e não pira!
Quando mesmo que as férias terminam?

Tem hora de farra com amigos,
Cabana, pipoca e alegria.
Pra mamãe, criatividade
e principalmente muita energia.

Tem mamãe que trabalha fora,
não sai de férias no período.
Ao mesmo tempo samba, ri e chora,
conciliando trabalho com férias do filho!

Ainda assim, diversão garantida,
e ninguém tem mais horário!
Brinca e trabalha, trabalha e brinca,
tudo junto e misturado.

Porque criança em casa é aquela folia!
A mãe se desdobra, haja energia!
Mas depois de tanto brincar,
precisamos das férias descansar!

Elaine Alberico @amaeleoa
Talita Rodrigues Nunes @somelhora

férias escolares

Conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) o que vocês acharam desse episódio. Como vocês curtem as férias por aí?

Quem perdeu os episódios passados, é só conferir aqui as Mamães Babonas: tem tema complexo como amamentação, episódio especial sobre estar grávida, poesia de sobre a Mãe Natureza, dicas sobre O Desfralde e muita diversão em Criança tem que fazer criancice.

descanso de pais e filhos
 

Mês que vem tem mais Mamães Babonas por aqui! Qual tema vocês querem ver nas próximas tirinhas? É só pedir que a gente prepara com carinho para vocês. Manifestem-se e nos ajudem com o próximo episódio!