Minha intenção era escrever a coluna música infantil de hoje sobre as músicas do Cocoricó (seriado infantil produzido pela TV Cultura). Mas comecei a pesquisar sobre o Hélio Ziskind, o músico e compositor por trás das canções do Cocoricó e descobri tanta coisa bacana que mudei o foco desse post.

hélio ziskind 03

Ziskind é muito mais que Cocoricó e Castelo Rá-Tim-Bum!

Mas, peraí! Deixa eu começar do começo. Talvez vocês não achem o nome Hélio Ziskind muito conhecido no mundo materno, mas ele tem uma longa caminhada no mundo da música.

hélio ziskind 01

O músico Hélio Ziskind

Hélio trabalha há mais de 30 anos compondo canções voltadas ao universo infantil. Sim! É isso mesmo!

Talvez vocês não vejam muito o nome dele, mas certamente conhecem nomes como Castelo Rá-Tim-Bum, Cocoricó, Glub-Glub e X-Tudo, certo? Pois foi ele quem criou as canções desses seriados infantis, além dos temas de abertura para outros tantos clássicos da TV Cultura.

O músico é formado em composição erudita pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (Eca-Usp), mas diz que sua casa mesmo é a música popular. Além das composições, atuou amplamente no mundo da música como produtor musical, consultor, nas áreas da publicidade, teatro, dança e museus.

Seu curriculum é extenso mesmo! Segundo seu próprio site, são mais de 130 canções infantis, muitas delas premiadas. O músico soma seis álbuns gravados para os pequenos: Meu Pé Meu Querido Pé (1997), Cantigas de Roda (1998), O Gigante da Floresta (2000), O Trem Maluco e Outras Cantigas de Roda (2008), Coração de 5 Pontas (2009) e O Elefante e a Joaninha (2011).

Aliás, seu site é incrível! O leiaute é lindo, colorido e super agradável. É recheado de conteúdo bacana para a criançada. Além da sua biografia, seus discos, CDs, DVD e livros, há o áudio de todas as suas canções (com letra). Há também muitos vídeos e clipes das canções e alguns jogos educativos. Muito bacana!

 

hélio ziskind 02

Hélio Ziskind e o Canal Zis

Em julho de 2017, o músico inaugurou um novo canal de música para crianças e vídeos infantis no YouTube: o Canal Zis. Assim como o site do compositor, o novo canal é incrível! A identidade desse trabalho são desenhos animados super coloridos que acompanham o músico em suas canções.

As canções ganharam nova roupagem: a voz do Hélio e sua inseparável guitarra e a animação dessa turminha colorida. Os vídeos são de alta qualidade, super bem produzidos e totalmente voltado para esse público tão especial: as crianças. Mas é claro que muito adulto (como eu!) curte também.

ZiS é o Canal de Hélio Ziskind, com arranjos do próprio músico e Ivan Rocha, que também é o responsável pelos vídeos. As incríveis animações são da Split Filmes. Aliás, esse trabalho tem um site próprio, muito bacana também.

Dá só uma olhada no vídeo abaixo para vocês terem um gostinho do que estou falando:

 

Para quem gosta de música infantil tanto quanto eu, clica na categoria “Música Infantil” lá embaixo (no rodapé) que tem muito mais por aqui! Há um post sobre Toquinho para crianças. Há também música instrumental e corporal do Barbatuques. E para quem gosta das ilustrações fofinhas, indico o post sobre a Zoorquestra.

hélio ziskind pinterest
Agora me conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) se já conheciam o músico Hélio Ziskind e seu novo Canal Zis. Recomendo fortemente para quem não conhece ainda!
Qual outro cantor, grupo ou poeta vocês querem ver por aqui? Me ajudem a pensar no tema do próximo post de Música Infantil!