Algumas pessoas acham que planner é para ser fofo e lindo. Outras acreditam que uma ferramenta de planejamento não precisa ser decorada e sim prática e útil. No meu planner, eu gosto de unir os dois mundos! E vou mostrar como decorar o planner de uma forma rápida e prática.

Já contei por aqui que para mim, planner é uma forma de organização e inspiração.

imagens internas de como decorar o planner

Para quem ainda não sabe, esse ano estou usando o Enjoy Planner 2018. Ele tem poucas páginas no começo e muitas páginas extras no fim – o que eu adoro! Cada mês possui uma “capa”: uma página de abertura com uma frase de inspiração. E a parte da agenda semanal eu escolhi no formato horizontal sem pauta. Ou seja: há bastante espaço para soltar a criatividade!

Nos dois anos anteriores eu usei o Daily Planner da Paperview, mas meu jeito de como decorar o planner não mudou. Continuo aplicando a mesma ideia de scrap simples para ajudar minha organização.

Como decorar o planner

como decorar o planner semana

Apesar de usar técnicas de scrapbook para decorar minha agenda, não sou do tipo que tem todas as páginas super decoradas e cheias de elementos. Isso não funciona para mim.

Meus dias são mais corridos do que deveriam e tenho menos tempo do que gostaria para me dedicar a isso. Além do mais, planner para mim é sinônimo de planejamento e não de álbum de scrap. Portanto, a minha decoração é a suficiente para me ajudar com a minha organização – e não tirar o foco dela!

Quando penso em decoração de planner, levo em consideração alguns pré-requisitos:

  • foco no planejamento/organização – e não na decoração;
  • decoração pontual com elementos pequenos para não cobrir muito espaço;
  • materiais com pouco volume para não atrapalhar a escrita;
  • praticidade e rapidez na execução;
  • inspiração e motivação ajudam no planejamento/organização.
capas dos meses decoração do planner

Pensando nos itens acima, costumo usar basicamente adesivos (meus preferidos!), papel de scrapbook, fotografias e canetas coloridas. O material utilizado na decoração do meu planner se resume a isso.

Também não costumo gastar muito tempo para decorar, de uma forma geral. Já tenho uma caixa com recortes de papel prontos para isso e outra caixa com fotografias pré-selecionadas. Os adesivos são os que já vem com o planner e alguns que comprei, mas já ficam no bolso do planner.

O processo criativo está bem detalhado nesse outro post sobre scrapbook planner.

Como decorar cada parte do planner

exemplo de como decorar o planner

Cada parte do planner tem uma função específica se pensarmos em planejamento pessoal. Portanto, me parece adequado que a decoração se adapte a cada função dessas.

Lembrando que a minha motivação para decorar meu planner é ajudar a minha organização. Com uma ferramenta de organização do tempo mais bonita, fica mais fácil querer me planejar e manter minha organização.

como decorar o planner abertura

Abertura: toda agenda tem uma página de abertura. Gosto de colocar uma foto bem linda da minha família nessa primeira página. No fim das contas, é pela minha família que quero organizar meu tempo e planejar minhas atividades.

imagem do meu moodboard no planner decorado

Moodboard: é um quadro de ideias e inspiração que os planners costumam ter. É um local onde a gente cola várias imagens e frases que nos inspirem e motivem a alcançar nossos objetivos (fiz um post só sobre isso aqui). É a parte mais criativa de toda a decoração do meu planner.

como decorar o planner mês

Capa do mês: gosto de fazer scrap no começo de cada mês com fotografias que me tragam boas lembranças. Essas páginas são a parte inspiracional da minha agenda. São um descanso para a mente na correria do dia a dia. São uma injeção de ânimo nos momentos de maior cansaço.

Nem antes, nem depois: gosto de decorar à medida que os compromissos vão surgindo.

semana decorada no planner

Agenda semanal: na parte do dia a dia, minha decoração é bem simples. Destaco algumas datas especiais, faço uns rabiscos com caneta colorida para completar os dias que ficaram em branco e só. Costumo usar adesivos para marcar os compromissos que tenho conforme eles vão surgindo.

mês decorado no planner

Calendário mensal: costumo apenas escrever compromissos importantes no calendário mensal. Mas, eventualmente, quando há algo muito especial (como o meu aniversário), eu faço uma graça com um adesivo ou recorte de papel bem pequeno.

como decorar o planner páginas
páginas decoradas do planner

Páginas extras: eu uso MUITO as páginas que ficam no final do planner para planejar as coisas do blog. Para deixar o planejamento mais interessante (menos chato!), gosto de colocar um pouco de cor e criatividade nele também.

como decoro minha agenda

Divisórias: eu sinto necessidade de ter divisórias para marcar páginas específicas. Aproveito para fazer essas divisórias com fotos especiais para mim. Já expliquei o passo a passo de como faço divisórias de scrap.

Deu para entender como decorar o planner pode ajudar na sua organização?

como decorar o planner

Se ficou alguma dúvida ou interesse específico que não mencionei acima, deixa aqui aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) que eu incluo no texto, ok?

E quem quiser me marcar nas fotos de decoração do planner (@somelhora), eu vou adorar ver como vocês decoram seus planners por aí!

imagem com a frase como decorar o planner
como decorar o planner imagens