A dica de música infantil de hoje é especial para os bebês: MPB para bebê.

Eu sempre gostei de Música Popular Brasileira. Não é por acaso que meu filho se chama Vinicius – é por conta de Vinicius de Moraes, um dos principais poetas da Bossa Nova. Aliás, Vinicius para crianças foi o tema que inaugurou a coluna de Música Infantil por aqui.

Foi durante a gravidez que conheci a série de CDs especialmente dedicada a apresentar a MPB para bebê. Naquela época, era chamada de MPBaby. Hoje, esse trabalho se chama Bia e Nino.

 

MPB para bebê

mpb parabebê logo

No próprio site deles, eles explicam essa mudança de MPBaby para Bia & Nino. “A mudança visa tornar a marca mais próxima das crianças e dos pais mas, ao mesmo tempo, mantém a essência de uma das turminhas mais queridas dos bebês. A busca por um nome mais fácil de lembrar e pronunciar teve a intenção de estreitar ainda mais os vínculos com o público de 0 a 3 anos”.

 

mpb para bebê beatles mpb para bebê bossa nova

Além de MPB para bebê

Mas o repertório dessa série não se resume à MPB para bebê. Há toda uma gama de músicas nacionais e internacionais produzidas com arranjos especiais para os pequenos. O repertório inclui Beatles, Elvis, Michael Jackson, Pink Floyd e U2, por exemplo.

Segundo eles, “Bia & Nino é uma série de animação brasileira dirigida à primeira infância que conta com um conteúdo produzido por educadores e especialistas no universo 0 a 3 anos”.

 

mpb para bebê bia

Os arranjos são feitos com cuidado e qualidade, tudo dentro de um ambiente controlado para os bebês. Não há grandes sustos, picos de volume alto ou sons estridentes.

A proposta é bem bacana mesmo. O repertório musical é rico e variado, as vozes e instrumentos são de responsabilidade de músicos renomados, com interpretações inéditas e criteriosamente dedicadas às crianças. Eles entendem que essas são as características que fazem da música um precioso meio de interação entre pais e filhos, capaz de contribuir para o desenvolvimento integral da criança nas diversas atividades do seu dia a dia.

 

Já dei minhas dicas de como brincar de música com seu bebê por aqui!

 

mpb para bebê nino

MPB para bebê em áudio e vídeo

O projeto já tem mais de uma década de história e 21 álbuns lançados. As temáticas da série giram em torno da amizade, carinho e aprendizado. Os protagonistas, Bia e Nino, junto com seus amigos, embarcam em divertidas aventuras ao som de muita música, descobertas e interação.

Particularmente, o que acho mais interessante nesse trabalho são as diversas “línguas” em que os CDs estão disponíveis. Há versões cantadas em português, inglês, espanhol e até japonês! Além disso, há versões apenas instrumentais – com a linha melódica tocada pelo violão, lindo demais!

Mas a minha preferida é a versão Humming: uma versão não verbal! Nesses arranjos, a linha melódica é feita por uma voz feminina murmurante (algo como “mmm”). Em casa, podemos aproveitar esse tipo de arranjo para cantar com nossos filhos com a nossa própria voz (ou nosso próprio murmúreo).

Assistam ao vídeo abaixo para entenderem melhor do que estou falando:

 

 

Todas essas versões estão disponíveis tanto no canal deles do YouTube quanto em playlists no Spotify. No site há também uma lojinha, onde se pode comprar CDs e DVDs.

 

mpb para bebê pinterest

 

Para quem gosta de música infantil tanto quanto eu, clica na categoria “Música Infantil” lá embaixo (no rodapé) que tem muito mais por aqui! Falando em MPB, há um post sobre Toquinho para crianças. Se o interesse é em música não verbal e instrumental, fica a dica para conhecerem mais sobre a música corporal do Barbatuques. E para quem gosta das ilustrações fofinhas, indico o post sobre a Zoorquestra.

 

 mpb para bebê imagens

Agora me conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) se já conhecias esse trabalho de MPB para bebê! Os nomes MPBaby ou Bia e Nino são familiares por aí?
Qual outro cantor, grupo ou poeta vocês querem ver por aqui? Me ajudem a pensar no tema do próximo post de Música Infantil!
loading...