Alguém por aí já ouviu falar em Roda da Vida?

A última página de cada mês do meu planner 2018 vem com essa tal Roda da Vida. Confesso que nunca tinha visto esse círculo num planner e fiquei curiosa para entender do que se tratava. Fiz algumas pesquisas, voltei a estudar sobre o tema e comecei a usá-la.

Cheguei a mostrar uma imagem da minha primeira Roda da Vida preenchida no final de janeiro no Instagram. Percebi que a foto gerou curiosidade em outras pessoas também.

roda da vida 01

Mas eu precisava esperar um tempo, testar mais a fundo a tal roda. Agora sim me sinto apta a falar dela por aqui!

 

O que é a Roda da Vida?

A chamada Roda da Vida é uma ferramenta de autoconhecimento. Ela serve para nos dar um panorama de como anda nossa vida num determinado momento. Seu objetivo é medir o grau de satisfação pessoal em diversas áreas da vida.

Não existe um modelo único de Roda da Vida. Ela pode ser adaptada de acordo com as necessidades de cada pessoa. Essa galera do coaching a utiliza bastante.

Pela praticidade, estou usando o formato que já vem no meu planner. Ele possui 4 grandes áreas: Profissional, Qualidade de Vida, Pessoal e Relacionamentos.

 

Cada área (ou categoria) é dividida em 3 sub-áreas (ou subcategorias):

Profissional: Recursos financeiros, Contribuição Social, Realização e propósito.

Qualidade de Vida: Hobbies e diversão, Plenitude e felicidade, Espiritualidade.

Pessoal: Saúde e disposição, Desenvolvimento intelectual, Equilíbrio emocional.

Relacionamentos: Vida social, Relacionamento amoroso, Família.

Cada subcategoria dessas tem uma escala que vai de 1 a 10. A ideia é atribuir um valor nessa escala de acordo com a nossa satisfação.

 

roda da vida 02

Como usar a Roda da Vida?

Primeiro, há um momento de reflexão, autoanálise e autocrítica. Durante esse determinado período (eu uso um mês como parâmetro), o quanto estou satisfeita com essa área da minha vida? Coloca tudo na balança e atribui um valor de 1 a 10.

O número escolhido é a quantidade de faixinhas que será pintada naquela determinada categoria. Repete-se o processo para todas as subcategorias, até fechar o círculo todo.

frases para compartilhar

Eu gosto de pintar cada área de uma cor diferente porque acho que fica visualmente bonito. Mas as cores são apenas um aspecto estético mesmo. Pode-se pintar (ou até mesmo fazer um X) tudo de preto que o exercício não fica prejudicado.

Depois, num segundo momento, vem a observação. Como ficou o equilíbrio da tua Roda da Vida? Há mais faixas pintadas de um lado só ou está bem distribuído?

As cores também me ajudam nesse momento. Como estou acostumada a usar cores diferentes para anotar meus compromissos no planner, já tenho essa imagem visual na mente. Meu cérebro já sabe que quanto mais colorido, mais equilibrada está a minha vida.

Por último, pode-se aproveitar esse exercício para uma tomada de decisão. A partir dessa “fotografia” do momento atual, o que pretendo fazer daqui pra frente? Qual área está bem atendida e qual precisa de mais atenção?

 

Roda da Vida no Planner

Utilizar essa ferramenta no planner faz todo o sentido para mim! Porque é ali mesmo que vou planejando as atitudes que preciso tomar para alcançar os objetivos estabelecidos.

Acho perfeito o lugar em que ela foi colocada: no final de cada mês. Assim, faço minha reflexão referente ao mês que passou e já faço anotações no mês que está vindo.

É bacana também refazer esse exercício periodicamente. A gente não deve se comparar com outras pessoas, mas comparações com nós mesmas é algo saudável e produtivo. Observar as mudanças e a evolução das rodas ao longo dos meses é uma forma de acompanhar se as decisões tomadas estão nos levando pelo caminho certo.

Ah! Não adianta muito fazer o exercício e deixar a roda guardada numa gaveta. É legal dar uma olhada nela de vez em quando. Serve para lembrar das decisões que tomamos a partir dela. Ela estando no planner nos dá essa oportunidade de vê-la frequentemente.

Também gosto bastante do espaço abaixo da Roda da Vida: “Celebre suas conquistas”. Aproveito esse local para destacar algo pelo qual sou grata no mês que passou. Porque essa ferramenta de autoconhecimento não deve ser utiliza apenas para nos criticarmos. Mas também para celebrar nossas vitórias.

roda da vida instagram2

Para quem não tem uma Roda da Vida no seu planner ou agenda e quer experimentar essa ferramenta, vou deixar um modelo aqui. Pode-se imprimir esse círculo várias vezes – lembra de repetir o processo periodicamente. Depois é só colar no planner ou Bullet Journal ou numa pastinha, como achar melhor.

roda da vida imprimir

Já conhecias a Roda da Vida? Ficasse com vontade de experimentar? Conta pra mim aqui nos nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) . Vamos conversar!

 

Ah! Para quem não sabe, um planner é recheado de páginas especiais assim. Já falei por aqui de como criar hábitos saudáveis com o habit tracker. Já mostrei como eu uso as páginas extras do meu planner. Já mostrei como faço divisórias de scrap para o planner. E até já ensinei como fazer a sua própria capa personalizada.