Já tem um tempinho que quero continuar a fazer minhas listas de produtos preferidos por aqui. Como prometido no post de produtos de bebês que ainda fazem sucesso com crianças, hoje trago meus produtos preferidos para a hora do banho.

A hora do banho, bem no comecinho da vida do filhote, era um momento tenso. Mãe de primeira viagem, a gente tem muita coisa para pensar, né? Temperatura da água, posição do bebê, produtos hipoalergênicos, entre tantas outras!

Uma listinha com os preferidos da hora do banho pode ajudar. E é pensando nisso que vim compartilhar a minha com vocês.

Produtos preferidos para a hora do banho

1- Termômetro de banheira:

Vou começar por um produto que está na minha lista de produtos de criança que parecem inúteis, mas não são. Claro que algumas pessoas são seguras o suficiente para confiarem no seu tato desde sempre, mas esse não é o meu caso.

A gente sabe muito bem que é só colocar o punho ou o cotovelo na água para sentir se está numa temperatura agradável para o filhote, certo? Errado! Principalmente quando se é mãe ou pai de primeira viagem! Há toda uma discussão na hora pré-banho para saber se a temperatura está perto dos 37º C recomendados. Sim, um termômetro de banheira é muito útil!

Pelo menos por aqui foi super útil por um bom tempo. Agora o filhote já não usa mais banheira, muito menos o termômetro de banheira. Mas isso não retira a importância desse acessório para a hora do banho.

 

2- Livros de banheira:

Passamos agora para alguns itens que fazem parte da minha lista de produtos de bebê que continuam fazendo sucesso com crianças. Aliás, foi escrevendo essa lista que percebi que precisava fazer uma só com produtos para a hora do banho!

Acho que um dos primeiros presentes que o filhote ganhou foi um livro de banheira – desses que são de plástico e podem molhar sem problema. Foi amor à primeira vista! Logo que ele começou a dar trabalho para tomar banho (simplesmente porque não ficava mais parado na banheira), esses livrinhos nos ajudaram a manter o menino, pelo menos, dentro do espaço reservado para o banho. Mesmo maiorzinho, ele gostava de “ler” as estórias enquanto dava banho nele.

Uma variação bem bacana desses livros de banheira são os livros que vêm com giz de cera ou canetinhas laváveis. Dá para deixar as crianças pintando os livros enquanto tomam banho sem se preocupar com a lambança. Esses produtos são de fácil limpeza!

hora do banho giz

3- Giz de cera ou canetinhas laváveis:

Mesmo sem os livros para pintar, como mencionei acima, os gizes e canetinhas laváveis são super úteis na hora do banho! Além do que, são produtos que duram por várias idades.

Os menores podem desenhar (ou rabiscar mesmo) os azulejos e box de vidro. Os maiores podem fazer desenhos mais complexos e até escrever com esse material.

O Vinicius está em fase de alfabetização e adora aproveitar a hora do banho para treinar escrever letras, sílabas e palavras. Com esse material lavável, é fácil para ele apagar e reescrever o que quiser. Ah! Pode-se usar giz de cera e canetinha lavável fora do banho também, claro! Onde tiver vidro ou azulejo tá valendo!

 

4- Sabonete dos pés à cabeça:

Essa dica também é para a hora do banho, mas é especialmente bacana para as viagens. Isso porque num mesmo pote temos sabonete líquido, xampu e condicionador para bebês e crianças. A fórmula desse tipo de produto costuma ser bem suave, já que é destinado a bebês. Mas eu continuo optando por essa praticidade nas nossas viagens.

Hoje o filhote já tem quase 5 anos. No dia a dia, costumo usar xampu e condicionador infantis. Mas quando viajamos, é o sabonete dos pés à cabeça que vai para a mala! Essa dica é tão bacana que também faz parte da minha lista de  produtos de bebê que continuam fazendo sucesso com crianças.

hora do banho toalha

5- Toalha com capuz:

Pois bem, minha história de amor com as toalhas de capuz nasceu quando o filhote era bem pitico e eu conseguia enrolá-lo todinho numa toalha pequena. Sempre preferi as que possuem capuz pois acho bem mais prático de secar o cabelo. Ele foi crescendo e meu amor por esse produto também. Com um pequeno que não para quieto, é ainda mais prático ter o capuz para secar a região da cabeça. Pena ser difícil encontrar esse tipo de toalha para crianças maiores.

Mas deixa eu fazer um adendo aqui: recebi vários comentários no post sobre produtos de bebê que continuam fazendo sucesso com crianças. Para a minha felicidade, há pessoas que produzem e vendem toalhas com capuz em tamanhos grandes! Há até tutoriais pela internet afora ensinando como costurar uma toalha de rosto numa toalha de banho de maneira que fique em formato de capuz.

Aqui em casa continuamos amando esse produto na hora do banho! As toalhas com capuz que o Vinicius têm são suas preferidas – e é difícil fazê-lo aceitar uma toalha normal.

hora do banho redinha

6- Redinha de banho:

É uma rede que se prende na banheira e da apoio para o bebê durante o banho. O bebê fica meio sentado nela e, por ser porosa, permite a passagem de água ao mesmo tempo que segura o bebê. Aqui em casa a gente se adaptou super bem a esse acessório e eu não sabia dar banho no meu filho sem ele!

Importante diferenciar do assento para banheira. Esse eu não curti nem um pouco e ele está, inclusive, na minha lista de produtos de bebê que achei que seriam úteis, mas não foram.

 

7- Banheira com pé

Se tiver algum lugar alto para apoiar a banheira, talvez não precise. Mas nós deixávamos a banheira dentro do box (quando cabia) ou dentro do banheiro mesmo. Depois de uns meses, um bebê irrequieto que molhava tudo ao seu redor, nos fez transferir o banho permanentemente para o banheiro.

As costas agradecem se pudermos dar o banho numa altura confortável! Porque a coluna já está sobrecarregada com muitas outras coisas nessa fase.

hora do banho info

Ah! É legal mencionar que dá para usar essas dicas para presentear com a certeza de que o presente será útil por um bom tempo. Toda mãe adora quando o filho ganha presentes úteis!

 

Lembro sempre que não existe certo e errado na maternidade. Gosto de dizer que o certo é o que funciona para a sua família. Esses itens são os que fazem sucesso na hora do banho aqui em casa.

 

Conta pra mim aqui nos nos comentários (ou no Instagram ou no Facebookcomo é a experiência de vocês por aí! Vocês tirariam ou incluiriam algum produto para a hora do banho nessa relação? Qual desses é o preferido da vida de vocês?

Fotografia: Carol Dias @nozfotografia

hora do banho frases