Antes da dar por encerrada a série de posts sobre nossa última Eurotrip, quero falar um pouco sobre a nossa experiência em viajar pela Europa de trem. Voltamos da viagem encantados por esse meio de transporte!

Como em qualquer modal, o trem tem suas vantagens e desvantagens. Mas na listinha, o lado das vantagens ficou bem maior.

europa de trem 01

Europa de trem: vantagens e desvantagens

Nosso último roteiro Europa incluiu diferentes tipos de deslocamentos. Avião: Floripa/Amsterdã, Dresden/Estocolmo e Estocolmo/Floripa. Trem: Amsterdã/Frankfurt e Munique/Dresden. Carro: Rota Romântica (Alemanha) – de Frankfurt a Munique.

O avião foi escolhido para os trechos maiores por questões geográficas (para atravessar o oceano) e, num mesmo continente, por conta do tempo. Penso que numa viagem com poucos dias não se pode perder muito tempo com deslocamento.

O carro foi escolhido para um trecho especial da viagem. A Rota Romântica abrange uma sequência de cidades no interior da Alemanha e acompanhar o entorno dessas cidades faz parte do passeio.

O trem foi escolhido, em princípio, pelo menor preço para distâncias relativamente pequenas. Mas, na prática, descobrimos uma série de vantagens nesse tipo de deslocamento.

 

Europa de trem – Vantagens:

1- Conforto

A não ser que se viaje na classe executiva de uma empresa aérea, viajar de trem me parece mais confortável. Na maioria das vezes, não há amenidades como alguém te servindo comida e bebida ou travesseiros e cobertas, mas há espaço.

As poltronas, de modo geral, são confortáveis e espaçosas. As distâncias entre poltronas, tanto na lateral quanto na frente, são bem adequadas. Há opções de lugares com mesas e locais determinados para se deixar a bagagem.

Posso até considerar que num bom carro o conforto do assento pode ser um pouco melhor, mas a questão de não precisar dirigir nem se preocupar com o trânsito dão pontos ao trem. Nós que já gostamos de fazer piquenique no carro, aproveitamos para fazer nossa farofa nos trens!

Confere um pouquinho como é o interior do trem:

 

2- Paisagem

Uma coisa que, para mim, é incontestável é que é bem mais agradável passar as horas de trânsito apreciando a paisagem. Isso tanto em comparação com a monotonia do céu azul e das nuvens brancas ou com o estresse de carros e trânsito. Ainda mais durante uma viagem, em que a o objetivo é justamente conhecer lugares diferentes!

Viajando de trem se tem uma experiência bem rica nesse sentido. Os trens costumam sair do centro de uma cidade, passar por seu entorno, áreas mais rurais, e chegar no centro da próxima cidade.

Nesse percurso, pode-se observar a área urbana e a área rural da região. A gente se encanta com lindas paisagens que surgem pelo caminho e já vai entrando no clima da cidade quando se aproxima da estação de chegada.

Para ter um gostinho da paisagem:

 

3- Tempo

No quesito tempo, Europa de trem costuma ser mais rápido sim. Precisa-se considerar não apenas a velocidade alcançada pelos trens, mas também as distâncias entre um país e outro. Na Europa, essas distâncias costumam ser relativamente pequenas.

De carro, acaba-se perdendo tempo com trânsito e desconhecimento das melhores opções de rotas. De avião, perde-se muito tempo com questões de aeroporto. Lembrando que é necessário fazer o check-in com 1 hora de antecedência para vôos domésticos e 2 horas para vôos internacionais.

Isso não acontece com o trem. Pode-se chegar direto na hora do embarque! E tenha certeza de que a rota mais rápida já foi escolhida para a viagem.

 

4- Localização/mobilidade

Outra vantagem que complementa a questão do tempo é que as estações de trem costumam ser bem localizadas. Normalmente, ficam no centro da cidade, o que facilita o acesso tanto para pegar o trem, quanto na hora do desembarque.

Ao contrário dos aeroportos, que ficam distantes do centro urbano das cidades, as estações de trem já nos deixam bem no meio da muvuca! Fica fácil continuar o passeio ou chegar no hotel.

Além disso, estações de trem normalmente tem mapas e centros de informações turísticas. Nós usamos essa facilidade e conseguimos nos localizar bem.

 

5- Horário preciso

Preciso confessar que a coisa que mais tem me desagradado nos aeroportos e companhias aéreas é a constante mudança e atraso nos vôos. Isso bagunça a programação de qualquer pessoa!

Nessa Eurotrip, por exemplo, tivemos mudança de voo sem aviso prévio e vários atrasos nas partidas dos aviões. Nada disso aconteceu com as passagens de trens que compramos.

Alguns minutos antes do horário de partida, o trem chegava. Todos subiam à bordo e no horário exato marcado na passagem, ele partia. Há até um aplicativo de celular para acompanhar o horário e deslocamento dos trens.

E vale o destaque de que comprar passagens de trem é tão fácil quanto comprar passagens de avião. Fizemos tudo pela internet (em inglês), desde escolher o modelo do trem que queríamos até marcar o número das poltronas.

europa de trem 02

Europa de trem – Desvantagens:

1- Bagagem

É, tem isso. De trem, a gente precisa carregar a bagagem junto. É uma grande desvantagem quando se está com bastante bagagem sim. Porque somos nós mesmos que temos que carregar a ajeitar a bagagem dentro do trem.

Os trens costumam ter locais determinados para bagagens, mas são pequenos se comparados com a quantidade de viajantes. De todo modo, percebemos que quem viaja de trem leva menos malas e mais mochilas. Além disso, costuma sobrar assentos e muitas pessoas deixam sua bagagem na poltrona do lado da que estão viajando.

Como já sabíamos que teríamos alguns trechos pela Europa de trem, já fomos pensando nisso. Levamos duas malas de rodinhas e uma mochila. Não tivemos problemas para acomodá-las.

 

2- Velocidade

A parte boa dos países serem próximos na Europa é que leva pouco tempo de deslocamento entre um e outro. A parte não tão boa é que os trens nem sempre podem andar na sua velocidade máxima.

Quando o trem se aproxima de uma área urbana, ele precisa reduzir a velocidade (por questões de segurança). E aí a viagem fica cheia de “acelera/diminui”, o que pode ser um pouco enjoativo para algumas pessoas.

europa de trem frases
Conversa comigo aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok)! Vocês já viajaram pela Europa de trem? Concordam com as vantagens e desvantagens que eu apontei acima?

europa de trem pinterest

Para quem perdeu os outros posts dessa viagem, confere aqui:

Uma visita a Amsterdã em 3 dias com gostinho de quero mais. Um passeio de carro pela Rota Romântica em 4 dias no sul da Alemanha. Boas dicas para curtir Dresden (Alemanha) além do tradicional. E nossa última parada: Estocolmo em 3 dias.

europa de trem imagens

 

loading...