Particularmente, adoro fazer scrapbook para bebê. Porque mesmo que o bebê não vá aproveitar de imediato o presente, a querida amiga grávida vai. E pela experiência que tenho com as minhas amigas, vai amar o presente!

Penso num scrapbook para bebê como um álbum de memórias. A mamãe pode registrar ali os momentos importantes da gravidez, colar algumas fotinhos de ultrassom, escrever sobre seus sentimentos.

Pode-se fazer uma sequência de fotos para acompanhar o crescimento da barriga, guardar os primeiros cartões que o bebê receber. Vale registrar também a preparação do quartinho, das roupinhas, a expectativa da família como um todo.

Uma das coisas que percebo que faz muito sucesso num scrapbook para bebê é pedir que a família e os amigos deixem recadinhos para o bebê que vai chegar. Pode-se aproveitar o momento do chá de bebê para que as pessoas escrevam ou as primeiras visitas que ele receber.

Sempre enalteço presentes feitos à mão. Vivo trazendo inspiração de cartões artesanais aqui no blog. Há, inclusive, sugestão de cartão para uma amiga grávida. Não apenas porque eu gosto de scrap, mas porque um presente assim carrega toda uma carga afetiva com ele.

Então, se tu não estiveres grávida no momento, podes aproveitar para fazer um scrapbook para bebê e presentear uma gravidinha querida. Vem ver o passo a passo!

DIY Scrapbook para bebê

 

scrapbook para bebê material

Material:

– cardstock ou papelão para a capa (pode-se reaproveitar alguma embalagem de papelão)

– papéis coloridos (eu usei papéis de scrapbook)

– botões, fitas, cordões, flores e outras coisinhas para decorar

– carimbeira colorida ou tinta e esponja

– furador (pode ser o comum de escritório)

– cola

– estilete (ou tesoura), régua e caneta preta

 

Passos:

 

1- Riscar e cortar capas e páginas do álbum:

Eu usei uma forma pronta de cardstock (um papelão bem durinho) como molde para recortar as páginas de papel de scrapbook. O mesmo eu fiz para a contracapa, reaproveitando uma embalagem que eu tinha dando sopa por aqui.

Como usei papéis de scrapbook estampados apenas de um lado, risquei pelo avesso (assim não precisei apagar os traços do lápis depois). A quantidade de páginas fica a gosto do freguês. Eu gosto de dar bastante espaço para a presenteada escrever e colar fotos.

scrapbook para bebê cortar

Quem não tiver um molde pronto, pode fazer as páginas quadradas ou retangulares. Ou até usar um CD velho para recortar círculos. Usem a imaginação!

Vale a lembrança para escolher papéis que sejam coordenados, ou seja, que as estampas combinem entre si. Facilita a harmonização do álbum como um todo.

scrapbook para bebê cortar

Depois de ter as páginas cortadas é só colar os versos, de forma que os dois lados de cada página do álbum fiquem com a face estampada. Nessa hora é preciso um pouco de cuidado para que a colagem fique perfeita. Se houver sobras de um dos lados, pode-se fazer o acabamento cortando o excesso com a tesoura.

Quem preferir trabalhar com papéis de scrap dupla face (estampada dos dois lado) pode pular essa etapa. Só tomem cuidado para, nesse caso, usar um papel com gramatura um pouquinho maior para que as páginas não fiquem muito moles.

 

scrapbook para bebê capas

2- Preparar as capas:

A capa e contracapa do scrapbook para bebê merecem um pouco mais de atenção.

Primeiro, cola-se o papel decorado dos dois lados do papelão. Como não costumo colocar fotos na capa, uso cola branca mesmo. É bom usar algo como uma dobradeira (um cartão de crédito velho também serve) para espalhar bem a cola e não deixar bolhas.

Depois é preciso retirar as sobras de papel que ficam nas bordas do papelão. Eu uso uma lixa de unha para isso. É preciso um pouco de paciência para ir lixando o papel até que saiam todas as rebarbas que estavam sobrando.

Nessse DIY Caderno Chá de bebê eu mostro um pouco melhor esse processo.

 

scrapbook para bebê carimbeira

Para dar um bom acabamento, eu gosto de passar uma carimbeira colorida nas bordas da capa. Pode passar sem medo! Se borrar um pouquinho não tem problema. Lembre-se que isso é um trabalho artesanal 😉

Quem não tiver carimbeira colorida, ou preferir trabalhar com tinta, pode passar um pouquinho de tinta diluída numa espoja. Faz o mesmo efeito esfumado nas bordas.

 

3- Decorar a capa:

Agora vem a parte mais divertida: decorar! Aqui não tem muita regra, vai do gosto do freguês.

Eu costumo usar enfeites diversos (vejo o que tenho em casa que combina com as cores dos papéis) e colocar o nome do bebê na capa.

 

Na contracapa costumo deixar uma dedicatória e uma assinatura.

 

scrapbook para bebê furar

4- Furar as capas e páginas internas:

Quem não tiver uma ferramenta específica para isso, pode usar um furador de escritório comum. É só tomar cuidado para que a furação fique igual em todas as páginas.

Para isso, gosto marcar o local dos furos na capa do álbum e usar essa mesma capa como molde para marcar os furos das páginas internas. Para dar mais um charme, coloquei ilhós nas capas.

Eu costumo unir as páginas com uma argola de metal. Mas é possível fazer isso com um cordão ou uma fita também.

 

scrapbook para bebê argolas

Aproveito para pendurar alguma coisinha fofa e enfeitar as argolas com fitas ou rendas.

 

scrapbook para bebê enfeites

5- Envelope para decoração:

Outra coisa que acho bacana de incluir no scrapbook para bebê é um envelope com alguns recortes de papel e adesivos. Assim, quando a mamãe ou outras pessoas forem escrever seus recadinhos, podem decorar as páginas também.

Aproveito as sobras dos papéis que utilizei para fazer o álbum e recorto pequenos círculos, quadrados, faixas. Uso alguns furadores que tenho, deixo alguns botões e adesivos dentro do envelope também.

Depois é só colar o envelope no final do albinho e deixar algumas canetas coloridas e uma cola pequena por perto. Isso facilita bastante o registro das memórias. As pessoas normalmente adoram enfeitar seus recadinhos. E o scrapbook do bebê fica ainda mais lindo!

 

scrapbook para bebê pronto

É assim que eu faço scrapbook para bebê!

 

Já publiquei por aqui um DIY Caderno Chá de Bebê com uma ideia parecida com a desse scrapbook para bebê.

Ah! Aqui no blog também tem um DIY Convite de chá de bebê com chá de verdade! Não deixem de ver!

 

scrapbook para bebê pinterestSe ficou alguma dúvida sobre esse DIY, podem perguntar aqui nos comentários ou nas redes sociais do blog (Instagram ou Facebook, por exemplo) que eu sempre respondo tudinho! E quem fizer esse projeto, me marca na foto (@somelhora) que vou amar ver!
Vocês já deram algum presente nesse estilo? Já ganharam algo assim quando estavam grávidas? Compartilhem com a gente!

 

scrapbook para bebê pinterest2Tem muito mais scrap por aqui! É só clicar na categoria Scrap lá em cima e escolher.

E tem uma pasta recheada de DIY e scrapbook lá no Pinterest Só Melhora. Vale a pena dar uma olhada:

loading...