Curtir o Carnaval com crianças é uma delícia! Mas quando há pequenos envolvidos, alguns cuidados são importantes para que todos possam se divertir com a segurança necessária.

Por aqui nós gostamos de curtir o Carnaval em família. Aproveitamos o feriado para ir para a praia, gostamos da folia de um Carnaval de rua, e, eventualmente, aproveitamos a diversão de um bloquinho de Carnaval.

Carnaval com crianças pode englobar qualquer uma dessas opções. Tem diversão para todos os gostos, seja para quem gosta de curtir a folia, seja para quem gosta de descansar, como já comentei na minha poesia de Carnaval.

O que não pode é deixar que a folia tenha fim por se descuidar de algumas coisinhas simples. Confere aí!

Dicas para curtir o Carnaval com Crianças

carnaval com crianças 01

1- Mantenha a hidratação

Carnaval é sempre permeado de muito calor. Seja na praia, na rua ou no clube não podemos descuidar da hidratação. É sempre bom ter uma garrafinha de água, sucos de frutas ou água de coco por perto. Todas essas são ótimas opções para manter o corpo hidratado.

Lembrando que crianças nem sempre lembram de pedir água ou dizer que estão com sede. Quando estão distraídas, então, aí mesmo é que esquecem! A dica aqui é não esperar que elas peçam, mas oferecer líquidos de vez em quando.

2- Atenção com o sol

Se os pequenos foliões ficarem expostos ao sol por muito tempo, precisam estar protegidos. Para evitar insolação é importante passar protetor solar e reforçar a cada duas horas, evitando também a exposição ao sol entre 10h e 16h.

Lembrando que protetor solar só é indicado para crianças com mais de 6 meses. Há também outras opções de proteção como roupas e chapéus!

carnaval com crianças imagens

3- Cuidado com a alimentação

O primeiro cuidado para quem passa o Carnaval com crianças é não esquecer da alimentação. Convém ter opções práticas e leves de comidinhas na bolsa para a hora que bater a fome. Frutas frescas e secas são uma ótima escolha.

Outro cuidado é com os lanches de rua – eu prefiro evitar totalmente. Lembrem que o calor e a má conservação podem acelerar o processo de degradação dos alimentos. Fica a dica dessas duas receitas de comidinhas saudáveis para o Carnaval.

4- Fantasias confortáveis

Ninguém consegue pular Carnaval com uma fantasia que pinica ou muito quente. Portanto, quando forem escolher as fantasia do filhote prefira as confortáveis e leves! Opte por tecidos leves e arejados, se possível com fatores de proteção contra raios solares.

A dica se estende aos calçados e assessórios! Costumamos ficar bastante tempo em pé, dançando e pulando. Logo, os calçados também precisam ser confortáveis e seguros para evitar quedas. Há também várias opções divertidas para quem gosta de preparar a fantasia de Carnaval em casa.

carnaval com crianças instagram

5- Providencie uma identificação

Locais com aglomerados de pessoas são um prato cheio para crianças se perderem! Providenciar uma identificação para os pequenos é fundamental. Pode-se fazer um crachá com os dados da criança e o telefone dos pais ou comprar aquelas pulseiras de identificação (nós adoramos essa opção!) para curtir com segurança.

Outra dica bacana (para os maiorzinhos) é combinar um ponto de encontro caso aconteça de se perderem. Já marquem logo no começo da festa um local de encontro!

6- Alerta com a higiene

Não custa nada ficar alerta com questões de higiene. Levar um potinho de álcool em gel e lenços umedecidos é bem útil para limpar as mãos na hora de comer, por exemplo. Além disso, é preciso ter cuidado especial com os banheiros coletivos – ainda mais se forem banheiros químicos (eca!).

Também é bom prestar atenção no chão: tampinhas de garrafa, de latinhas, pedaços de vidro. As crianças certamente não vão enxergar essas coisas. Precisamos estar atentas por elas!

carnaval com crianças pinterest

7- Brincadeiras saudáveis

Na hora da empolgação, uma brincadeira que parecia inofensiva pode machucar outra criança. Então, é bom conversar com seu filhote para tomar muito cuidado com confetes, serpentinas e aqueles spray de espuma (eu tenho pavor desses!).

Lembrem que o som alto pode não apenas incomodar, mas até machucar o ouvido. No caso dos blocos de rua, é bom ter conhecimento do percurso para evitar lugares aglomerados e fazer pausas para se hidratar e descansar.

Fonte: Dr. Alberto d’Auria, obstetra da maternidade Pro Matre Paulista e experiência própria!

carnaval com crianças frases

Tendo alguns cuidados, a diversão e a alegria estão garantidas para quem passa o Carnaval com crianças!

 

Para quem quiser mais dicas e inspiração sobre o tema pode conferir minha pasta de Carnaval com Crianças no meu Pinterest: Carnaval com Crianças. Vale a penar dar uma olhada.

Agora me conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) como vocês gostam de passar o Carnaval?