Desde que comecei a usar planner, venho acumulando o mini planner que vem junto. Não sabia muito bem como usar o tal planner de bolsa.

Tem review comparativo dos meus planners de 2016 e 2017 aqui no blog.

Dei uma pesquisada pela internet, mas não encontrei praticamente nada sobre o assunto. Será que ninguém tem usado seu mini planner por aí?

Resolvi pedir ajuda pelas redes sociais e, como sempre, recebi várias respostas de amigas e leitores. Vocês são demais! Obrigada! E para ajudar outras pessoas que também devem estar se perguntando o que fazer com o bendito planner de bolsa, compartilho aqui as melhores ideias.

O que é um mini planner?

mini planner 01

Algumas marcas brasileiras vendem junto com o planner padrão um mini planner. Pode ser chamado de planer de bolsa ou ainda de planner satélite. É um caderninho fininho, do tamanho de uma A4 dobrada ao meio. Normalmente não são datados ou possuem um calendário permanente.

A capa costuma acompanhar o modelo do planner padrão e as páginas internas são, normalmente, bem flexíveis. Há linhas, colunas, partes pautadas, partes quadriculadas, partes pontilhadas. Enfim, o uso desse caderninho pode ser adaptado para praticamente qualquer coisa.

As próprias marcas não especificam muito o uso desse produto. Se pensarmos no conceito de satélite, ele deveria girar em torno do planner padrão. Se pensarmos em planner de bolsa, seria um apoio fácil de carregar por aí.

Eu entendi isso tudo, mas mesmo assim os meus continuam em branco. Fico pensando se, na prática, as pessoas usam mesmo seu mini planner ou ele é um acessório dispensável. Bom, encontrei algumas utilidades para o filhote de planner.

Como usar o mini planner?

mini planner 02

1. Planejamento Financeiro

Essa foi a utilidade mais apontada pelas pessoas que responderam minha enquete nas redes sociais. Parece que muita gente anota receitas e gastos e faz sua contabilidade pessoal nesse caderninho.

Como há áreas diferenciadas, dá mesmo para separar uma parte para as receitas financeiras, outra parte para os gastos diários. Pode-se separar até mesmo uma parte para controle de cartão de crédito, previsão de gastos, investimentos. Taí uma boa dica de uso!

2. Rascunho de ideias

Algumas pessoas também disseram que usam o mini planner como rascunho de ideias. Pelo seu tamanho prático, é um caderninho que pode ser levado facilmente na bolsa para qualquer lugar.

Segue aquela ideia de ter sempre papel e caneta por perto para anotar as ideias que surgem e não perdê-las por depender da memória. Falei sobre isso no texto com 6 motivos por que usar um planner. O planner satélite tem páginas livres para anotar ideias de qualquer tipo, até mesmo em forma de desenhos, gráficos e esquemas. Super funciona para isso também!

3. Agenda de bolsa

Eu carrego meu planner tradicional para onde vou sem me importar muito com seu tamanho ou peso. Mas há pessoas que acham ele um pouco grande e pesado para isso. Essas pessoas podem usar o mini planner para essa função de agenda de bolsa.

Anotam nele todos os compromissos que forem surgindo durante o período em que estão na rua e quando chegam em casa (ou no escritório) passam a limpo no planner padrão. O mesmo princípio pode ser usado durante as viagens em que não queira levar o planner maior.

4. Projeto pontual

Essa é uma dica bem bacana e que, provavelmente, será a minha opção de uso para os meus mini planners. Pode-se usá-los para fazer o planejamento e acompanhar a execução de um projeto específico.

Algo mais complexo que precisa de espaço para se organizar, com várias etapas, muitos contatos relacionados, e que não caberia nas páginas extras do planner regular. Algo como uma reforma, uma festa de casamento ou chá de bebê, uma viagem.

Estou pensando em aplicar essa ideia para a minha futura mudança. (Sim! Vamos mudar para uma casa!) No mini planner há espaço para anotar fornecedores, todos os profissionais envolvidos, coisas que quero comprar. Da até para brincar de arquiteta nas páginas quadriculadas pesando onde vou colocar os móveis.

5. Planejamento de estudos

Quem já se preparou para um concurso público (como eu!) sabe que planejar os estudos é tão importante quanto estudar efetivamente. E pensei que o tal planner de bolsa pode servir muito bem para esse planejamento de estudos.

Dá para organizar a rotina de estudos, fazer o controle de horas e matérias, anotar o desempenho a cada teste simulado. Pode-se aplicar da mesma forma para a preparação para o vestibular ou seus estudos regulares de faculdade e escola também.

 

mini planner pinterest

É claro que todas as utilidades podem ser realizadas num caderno qualquer. Mas sigo o mesmo pensamento do planner: é muito mais fácil se organizar quando temos uma ferramenta adequada para isso. É bem mais agradável se organizar num caderninho bonito, com material de qualidade e leiaute atraente.

Agora conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se achas que essas ideias são aplicáveis ao teu dia a dia. Qual das opções acima é a tua escolha para usar o mini planner?

mini planner frases