Pequeno Cidadão é um projeto de música infantil integrado por EDGARD SCANDURRA (Ira!), TACIANA BARROS (Gang 90 & Absurdettes), ANTONIO PINTO (produtor de trilhas sendo a mais recente: “AMY” – doc. vencedor do OSCAR – e das Olimpíadas RJ 2016) e por seus filhos!

Eles contam que esse encontro de músicos e seus filhos aconteceu porque as crianças frequentaram a mesma pré-escola na cidade de São Paulo. Sorte nossa! O resultado é mais uma ótima opção de música infantil brasileira de qualidade.

 

pequeno cidadão 01

10 anos depois do início do projeto, o Pequeno Cidadão já pode se orgulhar de ter 3 ÁLBUNS + 4 LIVROS + 1DVD + 1 ÁLBUM DE KARAOKÊ + 1 SINGLE + 1 JORNAL ONLINE + 2 VINIS na bagagem!

pequeno cidadão 02

O primeiro álbum, “Pequeno Cidadão”, foi lançado em 2009, com Arnaldo Antunes fazendo parte da formação original e assinando a canção que dá nome ao álbum. O mesmo repertório desse primeiro álbum ganhou imagens de desenho animado e em 2010 foi lançado o “DVD Pequeno Cidadão”. Os clipes, feitos por diversos artistas, reproduzem diferentes técnicas de animação. Esses videoclipes participaram de inúmeras mostras e festivais de cinema – nacionais e internacionais, recebendo prêmios importantes por todo o mundo.

Em 2012 foi lançado o CD “Pequeno Cidadão 2” com participações especiais de CARLINHOS BROWN e as crianças da Pracatum na música “Abre a Nuvem”, além de ARNALDO ANTUNES na música “De Noitinha”.

Em 2013 o grupo lançou um CD no formato de karaokê: “Pequeno Cidadão – Karaokê Rock’n’Roll” e em 2015 o single “Bici Bike Magrela”, em apoio ao uso de bicicletas e ciclovias nas cidades brasileiras.

pequeno cidadão vem dançar

Ano passado, 2016, lançaram seu mais recente CD: “VEM DANÇAR”, com 13 faixas de “rock dançante para crianças bagunceiras e adultos animados” – como eles mesmos definem o trabalho.

Infelizmente, ainda não tive oportunidade de participar de um show do Pequeno Cidadão, mas o site do grupo afirma ser “repleto de músicas dançantes e animadas, além de malabares, acrobacias, vídeos e muita brincadeira!” Quem não fica morrendo de vontade de participar disso tudo?

Pequeno cidadão traz canções que retratam o universo infantil

O grupo classifica o gênero do trabalho como “Música Psicodélica para Crianças” ou “Pop-Rock” – adorei! As letras das canções falam sobre os primeiros problemas existenciais do ser humano. Eles dizem que a inspiração para compor vem dos filhos, da experiência como pais e também das lembranças de infância.

 

Mantendo a tradição dos posts de música infantil, trago um vídeo para ilustrar o trabalho do Pequeno Cidadão. Acabei escolhendo a música que dá nome ao grupo: Pequeno Cidadão, de Antonio Pinto e Arnaldo Antunes. É só dar o play e depois me contar o que acharam:

Pequeno Cidadão
Antonio Pinto e Arnaldo Antunes

Agora pode tomar banho
Agora pode sentar pra comer
Agora pode escovar os dentes
Agora pega o livro, pode ler

Agora tem que jogar videogame
Agora tem que assistir TV
Agora tem que comer chocolate
Agora tem que gritar pra valer!

Agora pode fazer a lição
Agora pode arrumar o quarto
Agora pega o que jogou no chão
Agora pode amarrar o sapato

Agora tem que jogar bola dentro de casa
Agora tem que bagunçar
Agora tem que se sujar de lama
Agora tem que pular no sofá!

É sinal de educação
Fazer sua obrigação
Para ter o seu direito de pequeno cidadão

É sinal de educação
Fazer sua obrigação
Para ter o seu direito de pequeno cidadão

 

pequeno cidadão 03

Para quem quiser comprar os CDs ou DVDs, o Pequeno Cidadão tem uma lojinha bem bacana. Além disso, todo o trabalho também está disponível nas plataformas digitais (YouTube e no Spotify)

Para quem gosta de música infantil tanto quanto eu, clica na categoria “Poesia – Música Infantil” lá em cima que tem muito mais por aqui! Já falei sobre Palavra Cantada, minha paixão por Vinicius para crianças e o incrível grupo Os Buriti. Clica aí para ver o que vocês perderam!

E me contem se vocês já conheciam esse projeto do Pequeno Cidadão! Seus pequenos também curtem rock por aí?
Qual outro cantor, grupo ou poeta vocês querem ver por aqui? Me ajudem a pensar no tema do próximo post de Música Infantil!