Vocês costumam se planejar antes de viajar de carro com crianças? Quando estamos responsáveis por pequenas vidas não da para improvisar nessas horas.

Por isso, achei pertinente compartilhar por aqui algumas dicas e cuidados para quem vai viajar de carro com crianças que eu recebi. Vale ficar atento a todos os itens – segurança nunca é demais! Confiram as dicas do Matheus Fonteles e na próxima viagem chequem se está tudo ok antes de pegar a estrada!


Dicas e cuidados para você viajar de carro com crianças

viajar de carro com crianças 01

Viajar de carro, por si só, já exige alguns cuidados essenciais, mas quando se está acompanhado de crianças a necessidade de atenção redobra em muitos pontos! Porém, ao contrário do que muitos pais e mães pensam, essa não é uma tarefa impossível, nem precisa ser trabalhosa. Com organização prévia e atenção, é possível ter uma viagem tranquila e muito divertida, sim, com os pequenos!

Para desmistificar essa ideia e te ajudar a organizar sua aventura de carro em família, confira essas dicas e pontos de atenção para manter tudo em ordem durante a viagem! Veja como viajar de carro com crianças:

Antes de tudo: check-up e cuidados com seu automóvel!

Antes de organizar qualquer coisa, saiba que quem ama, protege. Então, seja você pai, mãe, dindo ou dinda, saiba que tem responsabilidade de cuidar da segurança das crianças. O que envolve, primeiramente, que o carro esteja em boas condições para ir à estrada.

Revisão dos pneus, estepe, freios, óleos, luzes. Tudo deve estar em perfeito funcionamento. Viajar de carro com crianças não só será mais seguro como também sem risco de multas. E não se engane: não é porque a viagem durará apenas uma hora ou um pouco mais que não é necessário fazer a revisão. O carro sempre deve passar por um check-up!

Falando em cuidado com segurança e em evitar multas, lembre de sempre transportar seu filho da maneira correta, conforme a lei manda:

● até um ano de idade, o bebê conforto é o assento adequado, no banco de trás;
● entre 1 e 4 anos, a cadeirinha é o lugar correto, com o uso do cinto também no banco de trás;
● já crianças com 5 a 7 anos podem utilizar o banco de elevação no espaço traseiro do carro, e com cinto;
● acima de 7 e até 10 anos, já pode andar no banco de trás, usando adequadamente o cinto de segurança.

Outro ponto importante: nas viagens em família comumente é necessário o transporte de algum item ou bagagem grande, seja para a diversão dos pequenos ou até mesmo dos adultos (um jet ski, por exemplo). Nesse momento, usar um engate para reboque é o mais adequado para transporte de cargas maiores: nada de superlotar o automóvel, sobrecarregá-lo ou mesmo transportar itens de maneira incorreta.

Agora sim: organizando tudo para viajar com as crianças!

1 – Escolha uma roupa confortável para a criança. Não importa se será uma viagem bate-volta ou mais longa. O pequeno precisa se sentir bem para evitar irritações no caminho, que além de ser cansativo para a própria criança, será também para você, ao vê-la desconfortável.

2 – Separe uma ou duas mudas de roupa. Leve consigo no carro, não na bagagem, mas à mão. Nunca se sabe: o tempo pode mudar, a criança pode se sujar e vários outros imprevistos… É melhor estar pronto!

3 – Programe a alimentação das crianças e pausas de trajeto. Adultos podem lidar com a fome tranquilamente durante uma viagem, no entanto, as crianças tendem a ficar chorosas e irritadas. O ideal é programar pausas para o lanche, que devem ser leves e estar bem refrigerados (use bolsas térmicas). As bebidas devem ser um ponto de atenção: manter as crianças bem hidratadas é importante, mas cuidado. Bebida em excesso é igual a necessidade frequente de ir ao banheiro.

4 – Pense no entretenimento dos pequenos durante a viagem. Músicas e brincadeiras, mesmo as mais simples (como contar quantos carros de tal cor eles avistam durante o caminho), são importantes para divertir a viagem. As crianças têm uma outra percepção do tempo. Para elas, quando ansiosas, tudo é mais demorado, por isso essa dica é tão importante!

5 – Monte um kit de emergência. De itens de primeiros socorros, em caso de algum pequeno se machucar, até itens de higiene, como lencinho umedecido e similares, são bastante importantes.

Dicas práticas para pegar a estrada!

6 – Estar descansado é imprescindível. Além de garantir sua atenção e bem-estar na estrada, estar descansado evita o mau humor, que pode ser extremamente prejudicial em uma viagem de carro – ainda mais com crianças!

7 – Nada de bagagem nos pés ou colo das crianças. É igual a desconforto durante toda a viagem e, consequentemente, mau humor.

8 – Não pegue estrada em horário de pico. O ideal é escolher um horário de menor trânsito de carros e, principalmente, em que você não costume sentir sono.

 

Com essas dicas, não tem erro, papais e mamães! É só fazer o check list e pé na estrada!

Ah! Você pode também gostar dessas duas outras matérias que tem tudo a ver com programação em família:

3 passeios para fazer em Santa Catarina com crianças

Avião com crianças pequenas – vôo nacional diurno

Não deixe de conferir e se inspirar! Seja para as férias de verão com os pequenos ou aquela pausa no meio do ano letivo em que dá para aproveitar e fazer alguma aventura diferente! Eles vão adorar!

Matheus Fonteles
Estudante de Comunicação Social pela PUCRS e Redator Web no dia a dia.

viajar de carro com crianças-info