Música de brinquedo é um projeto incrivelmente revolucionário da banda mineira Pato Fu. Eles tiveram a brilhante ideia de fazer música usando instrumentos de brinquedo. O resultado ficou sensacional!

música de brinquedo 01

O primeiro CD desse projeto foi lançado em 2010, pelo selo independente da banda, a Rotomusic Records. Vendeu mais de 40 mil cópias, chegando a Disco de Ouro em 2011. O disco também ganhou um Grammy Latino de melhor álbum infantil.

Música de brinquedo foi todo gravado no estúdio caseiro de Jonh Ulhoa e Fernanda Takai com instrumentos de brinquedo ou miniaturas. Também foram utilizados instrumentos ligados à musicalização infantil como flauta, xilofone, kalimba e escaleta. Qualquer brinquedo valeu, seja de madeira, pelúcia ou eletrônico.

Eles afirmam que “Tudo está gravado com suas imperfeições, afinação duvidosa e barulho de articulação de peças móveis. Se você prestar atenção – como um adulto – vai perceber. Ou apenas se divirta – como uma criança.” Só de ler esse relato já da vontade de curtir, né?

Música de brinquedo recria clássicos da música nacional e internacional utilizando instrumentos de brinquedo.

música de brinquedo 02

Para nossa alegria, agora em setembro de 2017, o grupo lançou o segundo CD desse projeto: Música de Brinquedo 2, que chega às lojas pela Deck. O CD foi gravado no estúdio da banda em Belo Horizonte/MG, com produção do guitarrista e compositor, John Ulhoa. Repetindo a dose, no segundo disco estão “versões de brinquedo” para clássicos nacionais e internacionais. O projeto gráfico é assinado por Andrea Costa Gomes, com ilustrações de Anna Cunha.

O grupo diz que Música de Brinquedo não é um disco infantil. Eles o tratam como um projeto inventivo e experimental. Na verdade, o rótulo é mesmo desnecessário. O importante é a genialidade da ideia e a diversão que nos proporciona.

O repertório não é de canções infantis: são antigos sucessos da música mundial. O diferencial é o clima que os instrumentos de brinquedo dão aos clássicos. Certamente os músicos se divertem muito fazendo esse trabalho – é possível sentir essa alegria!

Além disso, nosso cérebro faz uma inusitada relação entre as canções consagradas conhecidas da nossa juventude com os timbres completamente infantis. Os vocais de crianças graciosamente harmonizados com a doce voz da Fernanda contribuem muito para criar essa atmosfera de sonho e fantasia.

Música de brinquedo é uma experiência musical incrível!

música de brinquedo logo

Seguindo a proposta do Pato Fu, convido vocês a conhecerem esse divertido trabalho nas plataformas digitais (tem os dois álbuns completos no YouTube e no Spotify): Música de Brinquedo e Música de brinquedo 2. Escutem e se divirtam. Simples assim!

Mantendo a tradição dos posts de Música Infantil, deixo também um vídeo para vocês. É a versão Música de Brinquedo de Privamera (vai Chuva) onde se pode perceber um pouco da criação artística do projeto.

Primavera
Tim Maia

Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Que eu quero estar junto a ti

Por que
É primavera
Te amo

Meu amor
Trago essa rosa para te dar

Meu amor
Hoje o céu está tão lindo
vai chuva

 

Para quem quiser comprar os CDs ou DVDs, o Pato Fu tem uma lojinha bem bacana.

música de brinquedo pinterest

 

Para quem gosta de música infantil tanto quanto eu, clica na categoria “Poesia – Música Infantil” lá em cima que tem muito mais por aqui! Já falei sobre Palavra Cantada, minha paixão por Vinicius para crianças e o incrível grupo Os Buriti. Clica aí para ver o que vocês perderam!

E me contem se vocês já conheciam esse projeto do Pato Fu! Vocês curtem ouvir as suas músicas com os pequenos?
Qual outro cantor, grupo ou poeta vocês querem ver por aqui? Me ajudem a pensar no tema do próximo post de Música Infantil!