Esse é um mini álbum sobre realidade materna. Mas não é sobre a relação entre mim e meu filho – e sim sobre a relação entre minha mãe e eu. Sim! Eu fiz um scrapbook com as 5 coisas que amo na mamãe – a minha mãe.

Lembram que eu vivo dizendo que o óbvio tem que ser dito? Pois bem, resolvi que deveria dizer para minha mãe que a amo de uma forma concreta: um mini álbum de scrap.

Agora perguntem se ela gostou? Chorou, claro – ou melhor, choramos. Porque um mini assim tem essa capacidade de reunir e refletir essa realidade materna, nossa relação, nosso laço de mãe e filha. É muito amor num scrapbook! É tão bom ganhar um presente assim quanto fazê-lo.

Já tem algum tempo que fiz esse mini sobre as coisas que amo na mamãe. Uns bons 6 anos, eu acho (vocês vão perceber que o filhote não existia nem em pensamento ainda). Só que eu não tinha fotografado o álbum. Mas esse scrapbook é de uma riqueza tão grande que eu queria compartilhar a ideia por aqui com vocês.

Ele tem uma essência parecida com o Caderno Chá de Bebê que vocês curtiram tanto (é um dos posts mais acessados durante o segundo ano de vida do Só Melhora). Imaginei que vocês também gostariam muito desse mini de scrap.

Aí fui, cuidadosamente, perguntar para a minha mãe se ela ainda tinha o álbum guardado. Porque depois de tanto tempo, tudo bem se ele tivesse se perdido. Eu entenderia. Não queria que ela ficasse constrangida por isso.

Mas prontamente ela respondeu com um retumbante SIM! Claro que ela ainda tem o álbum e o guarda com muito carinho – como todos os scraps que eu já dei para ela (minha mãe é demais, né?)!

Perguntei se ela se importaria de eu mostrar o álbum aqui no blog. Expliquei que achava que poderia ajudar outras pessoas a distribuir carinho e amor mundo afora, umas para as outras. E minha mãe, mais que rapidamente, me mandou as fotos do álbum, que ilustram esse post. Minha mãe é uma ativista da corrente do bem! Tenho a quem puxar 😉

Como vocês podem ver, esse post só existe por causa da minha mãe! Primeiro, porque ela foi a inspiração para a construção do projeto. E depois, porque ela foi generosa em fazer as imagens que ilustram esse texto. Obrigada, mama!

5 coisas que amo na mamãe

coisas que amo na mamãe capa

A base desse mini-álbum é muito, muito, muito legal (ainda quero fazer um DIY para vocês, aguardem!) porque ela é feita apenas com uma folha de papel de scrapbook. Não achei o post original no qual me baseei para fazer o mini da minha mãe (já faz tempo, né gente), mas encontrei um bem parecido, que vou deixar aqui como referência para vocês.

Ele fica com 6 páginas no total, e 2 bolsinhos entre as páginas para colocarmos mais fotos ou mensagens. O tamanho do mini fica aproximadamente 7,5 x 7,5 cm. O tamanho é bem parecido com o mini álbum que fiz para o meu pai e meu sogro. Fiz o fechamento com uma fita de cetim.

Na capa escrevi o título do álbum: 5 coisas que amo na mamãe. E nas páginas fui descrevendo os motivos do amor, ilustrando com fotos, claro. Em um dos bolsinhos eu escrevi um texto explicativo e assinei.

Coisas que amo na mamãe:

coisas que amo na mamãe 01

1- Alegria e diversão

Minha mãe é uma pessoa completamente postiva! Meu otimismo, tenho certeza, vem muito da genética e da educação que ela me deu. Ela sempre me ensinou a ver o melhor lado das coisas. E temos MUITOS momentos de alegria e diversão juntas.

coisas que amo na mamãe bolso

As fotos que ilustram essa página (há outra foto guardada dentro do primeiro bolsinho) são de uma viagem que fizemos para Fortaleza. Acho que elas ilustram super bem esse primeiro motivo.

coisas que amo na mamãe 02

2- Exemplo de amor

Meus pais são sim exemplo de amor para mim. São um casal que tem suas discussões e desentendimentos como todos os outros. Mas estão sempre juntos, jogando no mesmo time e superando as dificuldades que aparecem pelo caminho. Aprendi muito com eles sobre ser casal e procuro aplicar algumas coisas no meu próprio casamento.

coisas que amo na mamãe texto

E aí está o texto explicativo que coloquei no segundo bolsinho. “Não são, necessarimanete, as coisas que mais amo – impossível quantificar o amor. Não são, certamente, as únicas coisas que amo – há tanto a ser amado! Mas eu verdadeiramente amo essas 5 que estão aqui.”

coisas que amo na mamãe 03

3- Carinho com a Loly

Como eu já comentei, quando fiz esse scrapbook ainda não tinha filho. Mas minha mãe já cuidava com muito carinho da minha cachorra – e continua cuidando! Atualmente esse cuidado se expandiu: várias vezes ela cuida do pacote completo (filho e cachorra) quando eu preciso de ajuda.

4- Descobrir coisas juntas

Sempre curti trocar ideias e experiências com a minha mãe. Compartilhar momentos, descobrir coisas juntas, sabe? Agora entendo que a felicidade do filho é ainda maior para a mãe! Tomara que o meu filho também possa dizer o mesmo daqui a um tempo.

coisas que amo na mamãe 05

5- Nossa amizade

Mais do que tudo, eu e minha mãe somos amigas. De verdade! A alegria dela é a minha alegria e a minha felicidade é a felicidade dela. Tão, tão, tão bom ter uma parceira assim na vida, pela vida, para a vida toda! Sou MUITO grata por isso.

Reparem que a decoração acabou ficando bem simples, porque a riqueza desse álbum é o registro desse amor entre mãe e filha.

Espero que esse post inspire vocês a demonstrar amor pelas pessoas queridas que cada um tem.

Vamos combinar uma coisa: quem fizer um projeto assim volta aqui para me contar? Pode ser pelo Instagram ou pelo Facebook também, tanto faz. Mas me mostra, ok?

coisas que amo na mamãe pinterest

 

Esse post faz parte uma blogagem coletiva super bacana! Várias blogueiras mães escreveram sobre realidade materna. Clica nos links abaixo para ler o texto de cada uma:

Jaqueline Bernardo – Mães Apaixonadas

Bárbara Calmeto – Mãespecialista

Claudia Leonardi – Mãe Literatura

Elaine Alberico – A Mãe Leoa