Primavera chegando e eu já vou me empolgando. Adoro essa estação! Adoro suas cores, seus cheiros, seu calorzinho moderado e, especialmente, suas flores. Pronto! Inspiração suficiente para preparar um DIY de Primavera e mostrar para vocês como é fácil fazer flores de papel!

Podemos usar flores de papel para decorar nossa casa, uma festa com técnicas de scrapfesta, adicionar charme a uma embalagem de presente, valorizar uma página de scrapbook. Nossa! As possibilidades são infinitas! E é tão simples e rápido que vale a pena fazer várias de uma vez e deixar à disposição para quando precisarmos.

Como fazer flores de papel

Existem muitas variedades de flores de papel. A que eu vou mostrar aqui é comumente conhecida como roseta. São flores feitas com “sanfoninhas” de papel e cola. Só isso! Dá para fazer meia dúzia em 15 minutos!

flores de papel material

Material:

  • papeis coloridos (eu usei de scrapbook, mas pode ser qualquer um!)
  • cola branca (ou cola quente)
  • tesoura (ou estilete e régua)
  • palitinhos de churrasco (opcional)

Passos:

faixas de papel
cortando papel com régua

1- Cortar faixas de papel colorido

Eu usei retalhos de papel de scrapbook, mas vocês podem usar o papel colorido que tiverem em casa. Quer dizer, isso se vocês forem usar as flores para decoração da casa ou de um presente. Lembrem que se forem utilizar essas flores num projeto de scrapbook que inclua fotografias o ideal é ter um papel que seja livre de ácido (acid free).

A largura da faixa vai determinar o tamanho do flor. Então, vocês podem cortar faixas mais largas ou mais finas de acordo com a necessidade. Eu fiz 3 tamanhos diferentes: 4 cm, 3 cm e 2,5 cm.

O cumprimento da faixa também não tem uma medida exata. Esse cumprimento vai influenciar no formato da flor, se ela vai ter mais dobras (pétalas) ou menos. Eu usei faixas de aproximadamente 24,5 cm porque era o tamanho dos meus retalhos de papel. Aliás, uma das faixas era maior, do tamanho da folha inteira de scrapbook: 30 cm.

dobrando papel para fazer as flores

2- Dobrar as faixas de papel

Depois é só dobrar as faixas de papel colorido. Fiz dobras de aproximadamente 1 cm. A gente dobra cada vez de um lado, como se fosse fazer uma sanfoninha de papel.

Eu gosto de começar dobrando o ladro branco para cima (meus papéis não eram dupla face), porque, na hora de colar, o branco vai ser coberto pelo outro papel. Mas isso também não é uma regra porque pode-se adaptar depois na hora da colagem.

como colar as sanfoninhas

3- Colar as faixas de papel

Para fazer as minhas flores, usei, na maioria das vezes, 2 faixas de 24,5 cm para cada flor. Mas fiz uma flor com 3 faixas de 24,5 cm e outra com 2 faixas de 30 cm.

Isso quer dizer que não tem um tamanho certo para cada flor. Vocês podem ir experimentando e vendo como gostam mais.

Reparem na sequência de imagens acima que primeiro eu colei uma faixa na outra. Nessa hora, dou preferência para colar o lado branco de uma faixa com o lado brando da outra.

Depois, fechei um círculo colando as duas pontas da faixa resultante. Nesse momento, pode-se fazer as adaptações necessárias: cortar um pedacinho de papel ou colar uma dobra maior sobre outra que tenha ficado menor.

como fazer o miolo

4- Colar o miolo da flor

Esse é o passo-chave das nossas flores de papel! Eu fiz pequenos círculos de papel para serem os miolos das flores. Pode-se usar botões também para essa função – fica lindo demais!

O ideal é usar cola quente para colar o círculo sanfonado no miolo de papel ou botão. A cola quente seca bem mais rápido que a cola comum e também deixa um relevo – que neste projeto é bacana. Além disso, a cola quente preenche o buraquinho que fica no verso do miolinho – o acabamento fica melhor.

Por preguiça, eu usei a cola branca para isso. Também funciona, mas precisa ter um pouco de paciência para ficar segurando o círculo sanfonado enquanto a cola seca.

Se vocês forem usar a flor para uma página de scrapbook com fotos, vale o mesmo lembrete do papel sem ácido. Neste caso, a cola utilizada deve ser a cola de scrapbook (acid free). E aí não é recomendado usar a cola quente.

colando a flor no palito

5- Colar o palito de churrasco (opcional para sustentar as flores de papel)

Esse último passo só é necessário para quem for utilizar as flores na decoração da casa ou de uma festa. Pelo verso da flor, colar um palitinho de churrasco próximo à emenda da sanfoninha.

O palito facilita na hora de fixar as flores numa base. Eu aproveitei que minha orquídea está sem flores no momento e arrumei minhas flores de papel no vaso da própria orquídea.

vaso com várias flores de papel

Flores de papel

Agora pode falar: facinho e super rápido fazer flores de papel bem charmosas para enfeitar nossa casa, não é?

Conta aí nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) se vocês vão usar essa dica para decorar a casa, uma festa, um presente ou uma página de scrap!

Ah! E se ficou alguma dúvida sobre o projeto, pode perguntar que eu respondo tudinho, tá?

Para continuar no clima primaveril, tem uma pasta recheada de ideias sobre o tema Primaverano meu Pinterest. Vale a penar dar uma olhada.

 

E tem também alguns outros DIY aqui no blog que super combinam com a estação: DIY de marcador de livros de borboleta, DIY de um cartão com borboletas, e DIY de embalagem de presente com borboleta.

Quem quiser mais inspiração com flores, tem um post recheado de lindas ideias de scrap cartões com flores! Vamos florir a vida das pessoas por aí afora!

flores de papel imagens