Continuo mostrando por aqui como uso meu planner. Porque vocês continuam perguntando e porque ainda tem muito o que falar mesmo! Hoje o foco são as chamadas páginas extras – aquelas que normalmente ficam no final do planner – e as páginas ou espaços que meio que “sobram” entre um mês e outro.

Quando a gente compra um planner e ainda não está muito acostumada com esse método de organização do tempo, fica até meio perdida com tanto espaço. Preencher e decorar a parte semanal é mais fácil porque é parecido com as agendas tradicionais. Mas o que fazer com as páginas que não tem relação direta com o nosso dia a dia?

Deixa eu te contar como uso meu planner – quem sabe te ajuda a usar o teu.

exemplo de como uso as páginas extras do planner
Exemplo de como uso as páginas extras do planner

Eu já usei o Daily Planner da Paperview, o Enjoy Planner da Enjoy Print, e diversos modelos de planners da Nuvem de Papel. O que vou mostrar aqui pode ser aplicado para qualquer tipo de planner ou agenda. Porque sim, todos os planners que eu conheço têm páginas a mais no final ou no meio mesmo.

É nessas páginas que o planejamento pessoal acontece efetivamente.

Na parte semanal, de agenda e calendário, eu acabo anotando compromissos, tarefas e fazendo o planejamento mais a curto prazo dessas atividades. Nas páginas extras tenho mais espaço para detalhar o planejamento dos meus projetos e sonhos.

mais detalhes das páginas extras do meu planner
Essas páginas extras têm mil e uma utilidades!

Utilizo bastante esse espaço para fazer o planejamento do blog e organizar meus estudos. Cada página pode ter um projeto especial detalhado, com os passos que preciso cumprir para alcançar meus objetivos e datas para implementar determinada atividade.

Também faço muitas listas nessas páginas! Parceiros ou empresas com os quais quero manter contato, Banco de idéias para posts futuros, e-mails que quero enviar, alguns posts que quero publicar nas redes sociais. Fica tudo concentrado no final do planner.

Outra coisa que funciona muito bem para mim é fazer anotações de estudos. Frequentemente estou fazendo cursos on-line muito bons e quero anotar alguns aprendizados para colocar em prática. É nesse espaço que anoto o que aprendi. E já aproveito para planejar onde, quando e como pretendo aplicar esse aprendizado. Assim não perco essas informações preciosas em papeis soltos que nunca sei onde estão.

Como uso meu planner: espaços livres entre um mês e outro

exemplo de páginas que sobram entre um mês e outro
Exemplo de como uso os espaço “soltos” entre um mês e outro

Entre um mês e outro do planner, ou ao fim de uma semana, acabam aparecendo algumas páginas ou parte de páginas livres. Costumo utilizar esses espaços para planejamento de questões mais voltadas à família e vida pessoal.

Normalmente, no começo de cada mês os planners vêm com uma página de atividades e objetivos do mês. Eu raramente uso essas páginas com essa função. Acabo anotando atividades e objetivos sim, mas não relacionados a um mês, e sim, a um assunto específico.

Por exemplo, num mês eu uso essas linhas para enumerar todos os guests posts que quero fazer durante o ano no blog. Em outro mês, uso essa páginas para fazer a lista de convidados para a festa do Vinicius. Em outro mês uso para anotar a lista de presentes de Natal.

Procuro fazer as anotações no mês do evento ou próximo a ele, mas isso não é regra. Se eu já tiver usado a primeira página de dezembro para anotar as atividades programadas para as férias de verão, vou pegar a primeira página de novembro para escrever a lista de presente de Natal. Deu para entender?

Organização do planner

Lembram das divisórias para planner de scrap? Uso essas divisórias para marcar essas páginas no meio da minha agenda.

mais exemplos das páginas extras
Olha só quanta coisa cabe no meu planner!

Nas páginas que “sobram” por conta do dia da semana de início ou fim do mês eu faço o planejamento de questões pessoais diversas. Numa delas eu estou anotando as ocorrências relacionadas à saúde do filhote. Em outra, controlo minhas compras feitas pela internet. Na página anterior ao mês de aniversário do Vinicius, fiz todo o planejamento das festas dele. No mês em que vamos viajar, deixei anotado os documentos necessários para o passaporte.

Acho que deu para ter uma noção de como uso meu planner nessas páginas extras e espaços que sobram entre um mês e outro, né? Eu uso todo o espaço disponível mesmo! Penso que é bem melhor deixar tudo anotado num lugar só do que ter vários papeizinhos que podem ser perdidos por aí.

Como uso as páginas extras do planner:

  1. Projetos especiais
  2. Banco de ideias
  3. Planejamento pessoal
  4. Notas de estudo
  5. Entre muitas outras possibilidades do planner!

E vocês? Como usam essas páginas? Estou curiosa para saber!

imagem com diversas formas de como uso meu planner